Aplicações Web com base em Ajax

OrDoS

Power Member
Boas pessoal. Vinha aqui perguntar quem é que usa software, IDEs e frameworks para criar sites web ou aplicações web com base em AJAX.

Eu tenho estado a pesquisar várias bibliotecas e ferramentas, mas não consigo chegar à conclusão de quais devo usar.

O meu objectivo era usar um frontend cliente com Widgets gráficas "apelativas visualmente", como proporciona o qooXdoo, mas precisava de aceder no backend (servidor) a classes e objectos JAVA.
Para o primeiro objectivo, pensei no qooXdoo, embora existam ferramentas como o Google Web Toolkit, o TIBCO General Interface e o Yahoo UI Toolkit.
Para o segundo, tenho andando a pensar em usar o DWR (Direct Web Remoting), que permite interagir com Java no servidor, mas um dos meus "bootlenecks" nesta pesquisa, foi ter-me deparado com toolkits e bibliotecas para javascript e que usam o AJAX como base, tipo o Dojo, o jMaki, o Mochikt, o Prototype, Ajax4jsf, etc... mas continuo sem perceber muito bem para que servem cada realmente cada um destes softwares.

De notar que sou programador mas não tenho experiência com AJAX, sei o que é e qual o propósito. Queria algo que fosse um substituo do Java SWT/SWING ou interfaces .NET para Web, mas é extramemente confuso tentar perceber quais as "armas" apropriadas para poder utilizar com eficácia.

Ia atirar-me ao qooXdoo + DWR, mas queria a vossa opinião primeiro, e já agora, fomentar um pouco a discussão sobre WEB 2.0 e alternativas às "velhinhas" aplicações de desktop :-D :)

Este é o meu primeiro tópico "técnico" e gostava de ter adesão :007:


PS- Existem outras bibliotecas e frameworks para além das que eu falei, mas estas são as que encontrei que me pareceram ter mais relevância.
 
Última edição:
XAJAX (PHP), é simples.

Mas sugiro que uses frameworks mais pesadas para o site total, como Ruby on Rails, Django(python), Code Igniter, Symphony ou CakePHP (todos para PHP).
 
Back
Topo