1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Aplicações Web com base em Ajax

Discussão em 'Web Development' iniciada por OrDoS, 19 de Fevereiro de 2007. (Respostas: 3; Visualizações: 678)

1. OrDoS

OrDoS Power Member

Boas pessoal. Vinha aqui perguntar quem é que usa software, IDEs e frameworks para criar sites web ou aplicações web com base em AJAX.

Eu tenho estado a pesquisar várias bibliotecas e ferramentas, mas não consigo chegar à conclusão de quais devo usar.

O meu objectivo era usar um frontend cliente com Widgets gráficas "apelativas visualmente", como proporciona o qooXdoo, mas precisava de aceder no backend (servidor) a classes e objectos JAVA.
    Para o primeiro objectivo, pensei no qooXdoo, embora existam ferramentas como o Google Web Toolkit, o TIBCO General Interface e o Yahoo UI Toolkit.
    Para o segundo, tenho andando a pensar em usar o DWR (Direct Web Remoting), que permite interagir com Java no servidor, mas um dos meus "bootlenecks" nesta pesquisa, foi ter-me deparado com toolkits e bibliotecas para javascript e que usam o AJAX como base, tipo o Dojo, o jMaki, o Mochikt, o Prototype, Ajax4jsf, etc... mas continuo sem perceber muito bem para que servem cada realmente cada um destes softwares.

De notar que sou programador mas não tenho experiência com AJAX, sei o que é e qual o propósito. Queria algo que fosse um substituo do Java SWT/SWING ou interfaces .NET para Web, mas é extramemente confuso tentar perceber quais as "armas" apropriadas para poder utilizar com eficácia.

Ia atirar-me ao qooXdoo + DWR, mas queria a vossa opinião primeiro, e já agora, fomentar um pouco a discussão sobre WEB 2.0 e alternativas às "velhinhas" aplicações de desktop :-D :)

Este é o meu primeiro tópico "técnico" e gostava de ter adesão :007:

PS- Existem outras bibliotecas e frameworks para além das que eu falei, mas estas são as que encontrei que me pareceram ter mais relevância.

Última edição: 19 de Fevereiro de 2007
  2. Preatorian

Preatorian Power Member

XAJAX (PHP), é simples.

Mas sugiro que uses frameworks mais pesadas para o site total, como Ruby on Rails, Django(python), Code Igniter, Symphony ou CakePHP (todos para PHP).

3. OrDoS

OrDoS Power Member

Eu queria mesmo era usar frameworks mais viradas para JavaScript, mas logo decidirei.

4. Preatorian

Preatorian Power Member

Partilhar esta Página