Apollo V (programador de At's etc)

dark_fenix

Power Member
alguém sabe como por a funcionar este programador simples?

Quero fazer umas brincadeiras...

que programas utilizar para fazer a programação, para programar etc...

obrigado
 
aquilo tem la varios programas mas... :(

Lê os PDFs que lá estão.
Nem tudo o que lá consta te interessará, mas tens os princípios necessários á programação das diferentes áreas de memória integrada num microcontrolalor.
Pelo menos no PDF "Como gravar software numa funwafer ou AVR" tens lá umas explicações que te devem orientar.

Vou adiantar algo básico, mesmo correndo o risco de já o saberes.

Num microcontrolador recente as áreas de memória tipicamente programáveis, são a Flash(ROM) que conterá o programa propriamente dito, e podem também conter memória interna auxiliar para dados, normalmente EEPROM. Também conterá memória SRAM auxiliar, mas essa não será por nós directamente programável pois trata-se de memória volátil, digamos que equivalente á RAM de um PC.

Os programas que enviei dão genericamente para programar a Flash, EEPROM interna, e se usares cartões com memória externa do tipo 24Cxxx (EEPROM), também serão capazes de as programar. O próprio Apollo5 pode programar ou ler estas memórias 24Cxxx directamente, pois tem um socket para isso.

Pelo menos com alguns dos programas também podes mexer nos fuses dos microcontroladores. Não os tenho usado faz tempo e por isso já não me lembro bem de algumas coisas.

Abraço
 
Última edição:
O que me disses-te eu sei, mas obrigado.
O problema é que tem la drivers e tal para poder funcionar com os portos do pc, para programar com o apollo, o meu problema é interligar as cenas... por o programa a comunicar correctamente com o programador... :S

abraço
 
Tens que instalar previamente os ficheiros DLportIO.

Alguns dos programas tentarão até fazê-lo automaticamente, mas tens no pack que te enviei um ficheiro DLPORTIO.ZIP que tem inclusivamente um instalador para isso.

Abraço
 
Esquece!

O Apollo5 só programa alguns ATs da família AVR ou seja AT90.
Os programadores Apollo não conseguem programar microcontroladores da família MCS51, ou seja, os AT89.

Abraço
 
A escolha de um microcontrolador depende do fim a que se destina, por isso "um bom microcontrolador" é algo subjectivo.

Por outro lado, se o que pretendes é dar uso ao programador Apollo5, então convém que escolhas um micrcontrolador que ele consiga programar.
Os micrcontroladores que programei num Apollo foram: AT90S8515, ATmega8515, AT90S2313 e AT90S1200.

Por comparação com o que estavas a tentar usar, embora naturalmente com todas as divergências que há por se tratarem de famílias diferentes, diria que o mais parecido será o AT90S2313. O problema é que a Atmel descontinuou-o e o seu substituto directo que é o ATtiny2313, não é programável nos Apollo (seja lá qual for a versão). De qualquer forma é possível que encontres o AT90S2313 á venda na net ou em alguma casa de electrónica.

O mais que posso fazer por ti, é enviar-te um ATmega8515 mas com capsulado PLCC44, pois desses creio que tenho lá alguns por casa e posso dar-te 1 a título excepcional. Pelo menos já dava para veres o Apollo a mexer. Se o quiseres, manda-me uma PM com uma morada para a qual possa enviar-te isso.
Para usar ICs com capsulado PLCC em breadboards (placas de ensaio) terás que recorrer a um adaptador deste tipo:

PLCC_Adapter_44.jpg
PLCC44-DIP40_MCUmall_250.jpg


E para não estragares ou os integrados, ou os suportes, é conveniente usar um extractor como este:

PLCCExtractor_200.gif


Abraço
 
Última edição:
não é qualquer um que envia assim componentes a um desconhecido :P es um tipo fixe.
Mas nao vale a pena, obrigado.

vou optar por umas cenas menos trabalhosas... conheces os PICAXE? vou meter isso a mexer...
 
não é qualquer um que envia assim componentes a um desconhecido ...

Se tenho algo que não necessito e isso pode ser útil a alguém, não é por causa de uns cêntimos gastos nos CTT uma vez por outra, que fico mais pobre. Já fiz isso algumas vezes, e felizmente posso dizer que também já o fizeram por mim.

vou optar por umas cenas menos trabalhosas... conheces os PICAXE? vou meter isso a mexer...

Nunca mexi muito em PICs. Fiz um programador para eles, do tipo dos Apollo. Comprei a PCB no site dos autores do programador, mas os gajos já não se dedicam isso.
Posso contudo fornecer informação relativa ao programador que tenho se necessário, mas encontras certamente umas dezenas de programadores para PICs na net.

Boa sorte com isso.
Abraço
 
Oi pessoal, desculpem desenterrar o tópico, mas é que ando à procura de um programador PLCC para recuperar bios mal flashadas.

Axam que o Apollo V é uma boa solução, é facil de flashar as BIOS?

Eu encontrei-o á venda por cerca de 20€, será bom preço?

Desculpem tantas perguntas...:P

Cumps.
 
Os programadores apollo só programam memórias do tipo 24xx (capsulados DIP ou DIL 8), e as memórias que integrem os microcontroladores AVR que o programador suporta.

Do estilo programador "económico" , e com potencial "faça voçês mesmo" só estou a ver que te sirva o programador Willem. (ver: h**p://www.willem.org). Atenção que há várias versões, por isso se depois não queres fazer investimentos extra em adaptadores para PLCC, procura um que já os contenha. Estes programadores encontras á venda já completamente montados, ou só a PCB e depois soldas tu os componentes, e há em várias lojas, não só no próprio site da Willem, e noutros locais tipo ebay.

Seja lá qual for o programador que venhas a adquirir, é essencial previamente ver bem se as memórias (ou outros) que vais querer programar, constam na lista de dispositivos suportados pelo programador, sem reservas. (Não é só o capsulado que interessa)

Abraço
 
Back
Topo