1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Apple processada pelo uso do nome iPhone

Discussão em 'Telemóveis' iniciada por nunyx, 11 de Janeiro de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1080)

  1. nunyx

    nunyx Moderator
    Staff Member

    Após 30 meses e vários milhões de dólares gastos, foi finalmente lançado o iPhone. Mas parece que este irá custar mais à empresa que o previsto, isto porque a Cisco decidiu processar a Apple por usar o nome "iPhone".

    Ao que parece, a Cisco já havia adquirido o nome em 2000, depois da aquisição da Infogear. A Cisco afirma ainda que a Apple já havia contactado a empresa por duas vezes no sentido de adquirir uma licença de modo a poder a usar o nome, mas tal nunca chegou a acontecer, as conversações terminaram (de forma infrutífera) apenas algumas horas antes do chefe executivo da Apple, Steve Jobs, ter subido ao palco, terça-feira, na Macworld Conference and Expo para apresentar o iPhone.

    Com este processo, a Cisco pretende previnir o uso da sua marca, iPhone, pela Apple. Vamos ver no que isto dá...
     
  2. jamiro

    jamiro Moderador
    Staff Member

    :lol:

    lindo :D

    estou pra ver como isso acaba :p

    iphone... passa a imobile :p
     
  3. luikki

    luikki Power Member

    como não creio que haja por aqui acionistas da cisco ou da apple...é matéria sem o mínimo interesse!
     
  4. Ocirgam

    Ocirgam Suspenso

    humm talvez, ou entao nao... achei o nome iphone bastante apelativo, e tenciono comprar o "iphone" quando tiver em portugal. No entanto acho q o nome acentava como uma luva, se o alterarem vou ficar algo desapontado.
     
  5. nunyx

    nunyx Moderator
    Staff Member

    Tendo em conta que a Apple corre o risco de ter que indemnizar a Cisco e ter que retirar os iPhones (que possuem obviamente esse nome) do mercado, creio que tem interesse. Mas se não te interessa, não tens que ler. ;)
     
  6. Fatalit1-4

    Fatalit1-4 [email protected] Member

    É engraçado...
    Lá o Steve teve a conferencia a dizer que tinha registado a patente disto e daquilo e de mais aquilo...agora descobre-se que nem o "nome" é original deles...

    ai apple...apple...
     
  7. PatrickBateman

    PatrickBateman Power Member

    Quantas empresas queres que usem o nome ou a marca "iphone"?
    Se calhar vai haver mais do que a "Cisco" ao barulho...

    Basta procurar no Google e encontras alguns...

    http://iphone.com/ - The Internet Phone Company.

    Cabovisão: http://tek.sapo.pt/4500/126020.html - No ano 2000, a Cabovisão lançou o serviço de telefone por cabo, com o nome comercial de "iphone".

    E já que a Apple não tem o "iphone.com" ficou com o www.iphone.org :P

    Cumps!
     
  8. nunyx

    nunyx Moderator
    Staff Member

    Actualização

    Parece que o processo da Cisco é capaz de não levar a nada. Isto porque segundo as investigações feitas, considera-se que a Cisco deixou de usar a marca de forma activa em finais de 2005 / princípios de 2006.

    O registo da marca iPhone data de 16 de Novembro de 1999, e de forma a manter esse registo, era necessário preencher uma declaração de uso no sexto ano de registo, ou antes. Tal não foi feito, mas a declaraçao foi preenchida a 5 de Maio de 2006, tendo em conta que era permitida uma extensão do prazo de 6 meses com uma multa anexada. Junto com a declaração, tiveram que enviar uma fotografia a mostrar que a marca era efectivamente usada. Eis a foto que mandaram:

    [​IMG]

    O problema aqui é o facto da marca iPhone™ se encontrar somente num autocolante. Para além disso, o nome não é referenciado em nenhum manual, e parece que o producto da foto só foi realmente lançado 7 meses depois.

    A "batalha" continua, mas se a Apple conseguir provar que existem falhas na declaração, e que a Cisco não manteve um uso activo da marca, pode muito bem reverter o processo a seu favor. Ao que parece, foi a própria Apple que decidiu não levar avante o acordo acerca da posse da marca, devido muito provavelmente a estas falhas por parte da Cisco.
     
  9. Tiago@Rosetta

    [email protected] [email protected] Member

    Isso chama-se prova de uso. E para apresentar uma prova de uso basta uma factura de venda de um Iphone portanto talvez n seja assim tão complicado para a cisco arranjar uma factura de um iphone. LOL
     
  10. nunyx

    nunyx Moderator
    Staff Member

    O problema é que parece que eles não tinham nenhum produto que realmente possuísse a marca "iPhone" na altura em que tinham que entregar a declaração. Vendo estes pormenores, fico a pensar porque é que a Cisco meteu o processo. :P
     
  11. kaiten

    kaiten Power Member

    simples.... mudam o nome para aifone

     
  12. TIMETODOIT

    TIMETODOIT Banido

    Não se preocupem.. se teem visao para tudo aquilo que gostamos da apple teem visao para criar mais uns nomes... e aposto que teem uma lista imensa de nomes já!

    Ou melhor... o mais certo é a apple pagar pela tal licença mas mais cara do que iam comprar antes... a cisco é que teve visao neste caso :D
     

Partilhar esta Página