Aprender a programar online

MangaTech

1st Folding then Sex
Boas pessoal.
Estou numa de me lançar à aventura da programação HTML JavaScript, etc...
Sendo que não tenho tempo para deslocações a cursos, gostaria de saber a vossa opinião sobre os cursos online.
Alguém tem um feedback de algum?

Abraço
 
Aprender a programar online é fácil, desde que te dediques. Acho que a pergunta mais difícil de responder é por que linguagem é que deves começar... Tens algum conhecimento de programação ou vais começar mesmo do zero? Tens alguma área específica que prefiras (mobile, web, front-end, back-end, etc.)?
 
Nesse caso o meu conselho é esqueceres o HTML para já. Primeiro precisas de aprender a lógica da programação, algoritmia básica, estruturas de dados, operadores, condições, etc. Isto são tudo coisas que precisas de saber para programar em qualquer linguagem. Posteriormente, já que queres web, avança com Javascript. É uma linguagem simples de entender e muito versátil (demasiado até). Com ela consegues criar o front-end e o back-end (recorrendo a NodeJS). Mas também tem as suas desvantagens... Se começares com Javascript e depois quiseres ir para uma linguagem mais estruturada do tipo Java, C#, C++ vais ter mais dificuldade do que se começares com essas linguagens e passares para Javascript.

Quanto à aprendizagem em si, depende de pessoa para pessoa. Se fores mais teórico recomendo a Udemy. Não é grátis, mas se escolheres bem o curso, ficas muito bem preparado, tens acompanhamento para esclarecer dúvidas e no fim tens um certificado. Dito isto, no Youtube também encontras coisas muito boas, mas tens de saber procurar. Se fores mais prático, tens sites que te ensinam a teoria com prática ou seja, dão-te umas noções básicas e depois pedem para resolveres uns exercícios simples. Na minha opinião é o mais engraçado para começar. Tens o W3Schools que é dos mais usados. Tens também o Codecademy e o FreeCodeCamp. Estes dois nunca usei mas já ouvi falar muito bem deles. Também podes checkar o reddit, nomeadamente https://www.reddit.com/r/learnprogramming/wiki/faq que tem informação que pode ser importante para ti.
 
Então pelo que percebi da tua resposta, aconselhas-me mais a começar em Java/C# ou C++ e depois passar para javascript certo?
Sim tive a ver os cursos na Udemy e estão a fazer um preço bem tentador, mas tal como tu questionas, eu sou mais prática. Se for só teoria o provável é chatear-me um pouco. Também vi que é dos poucos que nos dá um certificado (Vale o que vale) mas sempre é um certificado. Penso que o codeacademy não dá.
Se tiveres possibilidade e visto isto ser o teu mundo, diz-me por onde devo de começar.

https://www.udemy.com/course/coding...07766171312_._li_1011742_._pd__._&matchtype=b

Obrigado.
 
Última edição:
Eu também reparei que a minha resposta ficou um bocado confusa :-D. A linguagem com que tu começas não é o mais importante, o que te estava a tentar dizer é que todas têm as suas vantagens e desvantagens para começar. Por exemplo, se começares com Python, e trocares de linguagem, vai fazer-te confusão teres de usar ponto e vírgula, teres que usar chavetas, etc. Se começares em C# e fores para Javascript, vai fazer-te confusão por exemplo o facto de puderes ter funções dentro de funções. Já se fores de Javascript para C# vai fazer-te confusão teres de explicitar o tipo de estrutura de dados de cada variável, os métodos de acesso, as classes, etc. O certificado da Udemy pouco ou nada vale em termos de reconhecimento, mas ao tê-lo no currículo mostras que te interessaste e foste auto-didata num determinado assunto, e às vezes isso é importante.

Se fosse eu, procurava primeiro umas aulas de estruturas de dados e algoritmos. Eu aconselho muito este curso no youtube. É pequeno e bom. Depois de saberes as coisas básicas como, o que é uma variável, o que é uma função, então avançava para o código em si. Como queres Web, escolhe Javascript. Vais ao W3Schools ou ao Codecademy e começas a fazer os exercícios. Quando chegares ao fim já vais ter bases suficientes para escolheres o que fazer a seguir.

EDIT: vi agora o curso que colocaste e parece-me bem. Tem boas reviews e aborda o mais importante.
 
Back
Topo