Aprender mais

Pernas

Power Member
Começo por dizer que sou (ou era, até ontem) um completo analfabeto no que toca a fotografia. Sempre tive curiosidade mas nunca a saciei. Ontem, finalmente, resolvi colar-me ao dpreview.com e ler os vários artigos do glossário. Com isso aprendi imensas coisas, desde terminologias ao funcionamento das máquinas. Como é óbvio, tenho ainda milhares de dúvidas quando leio aqui os tópicos ou vejo reviews/artigos e, claro que, se não alimentar isto agora, o pouco que interiorizei de nada vai valer.

Portanto, gostava de perguntar se conhecem um bom guia online para seguir. Inglês não é um problema. Mais ainda, acham que a melhor maneira é ler bastante e depois comprar uma máquina ou fazê-lo em simultâneo?

Obrigado
 
Para comprares máquina convém no mínimo teres alguns conhecimentos e dúvidas resolvidas para poderes escolher "bem" o equipamento melhor para ti. Não estou com isto que deves saber tudo muito bem e aprofundado lol

E evolução depois também vem com a experiência, lendo, ver fotos de outras pessoas e pondo em prática e, para isso é preciso máquina.
 
Ontem, finalmente, resolvi colar-me ao dpreview.com e ler os vários artigos do glossário. Com isso aprendi imensas coisas, desde terminologias ao funcionamento das máquinas.

Parabéns! Já estas à frente de muita gente!

conhecem um bom guia online para seguir. Inglês não é um problema.

Recomendo http://photo.net/learn/

acham que a melhor maneira é ler bastante e depois comprar uma máquina ou fazê-lo em simultâneo?

Depende sobretudo das tuas restrições orçamentais. Ler é grátis e o saber não ocupa lugar. Mas a prática dá-te uma noção que a leitura não pode dar. Claro que se compras cedo demais podes mais tarde arrepender-te. Actualmente há uma máquina para todas as bolsas e para todos os perfis de fotógrafo. Uma máquina barata custa menos de 100 euros. Até pode ser uma máquina muito boa, mas não satisfazer as tuas necessidades e assim será dinheiro perdido.
 
Recomendo-te também ires ao Youtube e na procura escreve "Curso de Fotografia Tripode".

É um curso em espanhol muito bom.

eu até me dei a trabalho de sacar os EP todos e fazer com eles um DVD para ter sempre a mão.

Um abraço
 
Obrigado pelos conselhos até agora! Vou ver esses videos do youtube e ver o endereço que aí deixaste Strobe.

Por esquecimento não expliquei bem a situação no primeiro post. O caso é que ando interessado nas SLR. Embora sejam um investimento muito maior que outro tipo de máquinas, oferecem uma performance e dão aso a uma creatividade inacessível com compactas ou bridges, pelo menos pelo que tenho lido.

Como máquina, o que é que acham de uma D60? Encontrei num dos tópicos uma promoção a 415 € com uma lente 18-55 mm f/3.5-5.6G, é uma boa compra não? O meu orçamento deve andar pelos 450 €.

Por falar em lentes, há uma coisa que não compreendo. Como é que pode haver lentes com um 'range' (por falta de uma palavra equivalente em Português) de distâncias de foco (? focal length) tão grandes? Como, por exemplo 18 - 200, mm? A performance que têm é especialmente focalizada numa certa distância nesse intervalo ou há lentes assim tão pluripotênciais?

Desculpem pelas perguntas sucessivas e obrigado mais uma vez.
 
Por falar em lentes, há uma coisa que não compreendo. Como é que pode haver lentes com um 'range' (por falta de uma palavra equivalente em Português) de distâncias de foco (? focal length) tão grandes? Como, por exemplo 18 - 200, mm? A performance que têm é especialmente focalizada numa certa distância nesse intervalo ou há lentes assim tão pluripotênciais?
As lentes com maior range, tipo essa 18-200, perdem sempre qualidade pois são as lentes mais polivalente. Acabas sempre por ter mais distorções,mais vignetting, menos IQ (basicamente qualidade de imagem) e por fim as aberturas de lentes desse tipo não costumam ser grande espingarda. Se queres a máxima qualidade,e necessitas de vários tipos de "zoom" terás sempre de ter várias lentes.

Já agora para uma pessoa como tu que está a começar a interessarse minimamente em fotografia, e se achares mesmo que SLR é para ti, eu ia para uma D40 por 250euros (acho k é na ***** mas vê no tópico das promoções).
 
Não é por mal...

Mas,evidente é recomendável ter uma Maquina.
Ninguém aprende a fazer óptimo amor sem miúda,afinal!...mesmo que alugue uns filmes,e vá ao cinema ou veja o que o vizinho faz lol lol.
Desculpem qualquer coisinha:P um pouco de humor também nunca fez mal a ninguém...para bom entendedor... :001:
 
As lentes com maior range, tipo essa 18-200, perdem sempre qualidade pois são as lentes mais polivalente. Acabas sempre por ter mais distorções,mais vignetting, menos IQ (basicamente qualidade de imagem) e por fim as aberturas de lentes desse tipo não costumam ser grande espingarda. Se queres a máxima qualidade,e necessitas de vários tipos de "zoom" terás sempre de ter várias lentes.
Obrigado pela explicação, era o que presumia!

Já agora para uma pessoa como tu que está a começar a interessarse minimamente em fotografia, e se achares mesmo que SLR é para ti, eu ia para uma D40 por 250euros (acho k é na ***** mas vê no tópico das promoções).

Infelizmente parece ser apenas para Valongo essa promoção da *****, senão já tinha comprado lol. Não tendo promoção na D40, é melhor partir logo para a D60 não?

Para o user acima : Humor nunca fez mal :P.
 
Nessa gama da Nikon não ia para d40 ou d60, não pelo preço mas pela compatibilidade ou falta dela que gera alguma dificuldade em comprar objectivas, mas isso podes pesquisar melhor.
Acho que podes também ver as Sony`s tipo A200, são boas máquinas, tens ainda também dentro do teu orçamento a canon 1000d.
 
e é mais dificil de encontrar lentes assim? tornam-se mais caras tambem n ?
Nao é mais dificil. Ficas é com a escolha um pouco mais limitada. Eu comprei uma D40 e não me arrependo. Tudo depende das lentes que tens em vista para o futuro. Para um "novato" :p como tu não me parece que isso seja um grande problema. Tens aqui um link com lentes compatíveis com a D40: http://www.nikonians.org/forums/dcboard.php?az=show_topic&forum=152&topic_id=13319 . As únicas falhas mais assinaláveis são as telezooms (70-200) antigas que por serem antigas não têm motor de focagem, e primes(50,85mm...).
 
Como em tudo acho que depende dos teus objectivos e no quanto pensas evoluír. Eu já tive uma d60 e digo-te que é uma excelente reflex, faz tudo o que precisamos e bastante bem, como já é sabido não tem motor de focagem interno mas mais uma vez, ver isso como obstáculo depende do tipo de lente que desejas adquirir no futuro, e se perder o autofocus é realmente determinante para ti. Tens que ponderar o quanto "amas" a fotografia e se preferias ir já para um outro corpo,mais robusto e mais resistente(atenção que os corpos d40 d60 também tem boa montagem) mais rápido com melhor comportamento em isos altos e que te ofereça um maior leque de lentes compatíveis.
nota: em alguns lugares podes encontrar a d80(penso que com a 18-55 sem VR) a preço quase semelhante à d60.

Pensa bem, no entanto acho que fazeste um belo pensamento.(pensar em Nikon) eheh
 
Back
Topo