Aquisição de NAS

Groznyy

Power Member
Boas,

precisava de ajuda para saber que sistema de armazenamento comprar. A ideia é a seguinte:
- Armazenar ficheiros (óbvio :D);
- Permitir ter um segundo disco a fazer mirror;
- Permitir aceder (tanto para ler como para escrever) até fora de casa, pelo telemóvel por exemplo;
- Ter uma interface "simples" o suficiente para o pessoal cá de casa poder utilizar também;
- Se possível poder ter pastas "públicas" para todos os users e pastas privadas para cada utilizador.

Sei que ainda são alguns requisitos e também são baseados naquilo que quero e já estive a pesquisar. Posto isto, tenho andado a ver 2 produtos da WD que se parecem os melhores face às necessidades. No entanto, já percebi que são apenas umas "pseudo NAS", o que para mim não é problema, mas que gostava de saber se alguém tem algum dos produtos e que opiniões têm dos mesmos:

Western Digital My Cloud Home Duo

Western Digital Expert Series EX2 Ultra My Cloud

Falando nestes dois artigos, a nível de software, há alguma diferença entre o My Cloud e o My Cloud Home?

Fora estes dois artigos, que são aqueles que me parecem mais simples de usar, falando mesmo em NAS, face aos requisitos que falei acima, existe alguma coisa?

Obrigado e cumps! :)
 
Boas,

precisava de ajuda para saber que sistema de armazenamento comprar. A ideia é a seguinte:
- Armazenar ficheiros (óbvio :D);
- Permitir ter um segundo disco a fazer mirror;
- Permitir aceder (tanto para ler como para escrever) até fora de casa, pelo telemóvel por exemplo;
- Ter uma interface "simples" o suficiente para o pessoal cá de casa poder utilizar também;
- Se possível poder ter pastas "públicas" para todos os users e pastas privadas para cada utilizador.

Sei que ainda são alguns requisitos e também são baseados naquilo que quero e já estive a pesquisar. Posto isto, tenho andado a ver 2 produtos da WD que se parecem os melhores face às necessidades. No entanto, já percebi que são apenas umas "pseudo NAS", o que para mim não é problema, mas que gostava de saber se alguém tem algum dos produtos e que opiniões têm dos mesmos:

Western Digital My Cloud Home Duo

Western Digital Expert Series EX2 Ultra My Cloud

Falando nestes dois artigos, a nível de software, há alguma diferença entre o My Cloud e o My Cloud Home?

Fora estes dois artigos, que são aqueles que me parecem mais simples de usar, falando mesmo em NAS, face aos requisitos que falei acima, existe alguma coisa?

Obrigado e cumps! :)

Passa no seguinte tópico:
https://forum.zwame.pt/threads/aceder-remotamente-ao-dados-trabalho.1056116/

Tens lá bastante informação. Se ficares com alguma dúvida, passa aqui e questiona ;)

Cumps
 
Passa no seguinte tópico:
https://forum.zwame.pt/threads/aceder-remotamente-ao-dados-trabalho.1056116/

Tens lá bastante informação. Se ficares com alguma dúvida, passa aqui e questiona ;)

Cumps


Estive a ler o tópico e a absorver aquela informação toda! Excelente tópico para um leigo como eu, já agora!

No entanto, acho que lá para casa não vou precisar de uma coisa tão "avançada", até porque depois quem irá usar, pelo menos para já, serei eu e os meus pais para guardar fotografias, documentos importantes e agora até organizar lá tudo o que for faturas, garantias e por aí.

Não sei se tenho esta opinião por já ter estado a ver estas 2 soluções da WD que falei acima, talvez :D. A verdade é que para o uso que iremos dar, dá menos trabalho, já tem aplicações e interfaces simples o suficiente para todos usarmos sem grandes problemas nem ter que configurar muita coisa. E pelos €, acho que também acaba por sair mais barato.

O que achas? Apenas para uso caseiro, deve chegar bem, não?

Pelo que vi no outro post, é possível aceder através de vpn aos ficheiros de forma bastante simples. Mas e para dispositivos móveis, tanto Android como iOS, será assim tão fácil? Android até acredito que sim. E existem algumas aplicações com interface simples de usar depois?

Obrigado novamente e cumps! :beerchug:
 
Estive a ler o tópico e a absorver aquela informação toda! Excelente tópico para um leigo como eu, já agora!

É para um cenário "enterprise" mas que podes tirar de lá umas ideias ;)

No entanto, acho que lá para casa não vou precisar de uma coisa tão "avançada", até porque depois quem irá usar, pelo menos para já, serei eu e os meus pais para guardar fotografias, documentos importantes e agora até organizar lá tudo o que for faturas, garantias e por aí.

Tanto Synology como QNAP têm a funcionalidade de Photo Station onde podes aceder através das apps para Smartphone como de um browser.
https://www.synology.com/en-global/dsm/feature/photo_station
https://docs.qnap.com/nas/4.2/SMB/en/index.html?photo_station.htm

Tens várias formas de utilizar uma NAS. Aceder à interface WEB (gráfica) da NAS e através da mesma criar, eliminar, etc. pastas. Podes também, nos PCs, mapear uma unidade remota referente a cada utilizador, onde cada um terá acesso só à sua "home".

Não sei se tenho esta opinião por já ter estado a ver estas 2 soluções da WD que falei acima, talvez :D. A verdade é que para o uso que iremos dar, dá menos trabalho, já tem aplicações e interfaces simples o suficiente para todos usarmos sem grandes problemas nem ter que configurar muita coisa. E pelos €, acho que também acaba por sair mais barato.

Nunca configurei / trabalhei com WD ao nível de NAS, não conheço as interfaces gráficas como a sua gestão e funcionalidades.
Dos fabricantes que conheço e que se enquadram para estes cenários, Synology ou QNAP, são simples e não exigem grande conhecimento nas configurações iniciais. No caso de ser uma NAS com 2 baías (2 HDDs) só tens que criar a pool com o mirror (RAID 1).

O que achas? Apenas para uso caseiro, deve chegar bem, não?

Como disse, não conheço NAS WD mas creio que faça o mesmo que uma Synology ou QNAP...
Se está dentro do que pretendes, poderá ser a opção...

Pelo que vi no outro post, é possível aceder através de vpn aos ficheiros de forma bastante simples.

Consegues aceder aos ficheiros de forma simples se tiveres um VPN Server na rede de casa. Caso contrário tens workarounds que podem por em causa a segurança dos dados como, expor a NAS para a Internet, o que não sugiro.
E exige sempre alguma configuração que para mais leigos, poderá ser mais complicado.

Mas e para dispositivos móveis, tanto Android como iOS, será assim tão fácil? Android até acredito que sim. E existem algumas aplicações com interface simples de usar depois?

Sim, é possível acederes aos dados através de um smartphone. Instalas o cliente VPN no smartphone, Android ou iOS. Isto no caso de ser OpenVPN.

https://play.google.com/store/apps/details?id=de.blinkt.openvpn&hl=pt_PT
https://apps.apple.com/pt/app/openvpn-connect/id590379981

E existem algumas aplicações com interface simples de usar depois?

Interface gráfica para utilização em quê?

Se for para a VPN, é coisa simples, só tens de configurar no cliente VPN qual é a VPN Server e depois botão "ligar" e estás dentro da rede remota (rede de casa).
No caso da NAS, têm aplicações para o efeito. WD não sei se tem. Sempre tens o acesso à NAS através de um browser no telemóvel.

Cumps
 
Tanto Synology como QNAP têm a funcionalidade de Photo Station onde podes aceder através das apps para Smartphone como de um browser.
https://www.synology.com/en-global/dsm/feature/photo_station
https://docs.qnap.com/nas/4.2/SMB/en/index.html?photo_station.htm

Tens várias formas de utilizar uma NAS. Aceder à interface WEB (gráfica) da NAS e através da mesma criar, eliminar, etc. pastas. Podes também, nos PCs, mapear uma unidade remota referente a cada utilizador, onde cada um terá acesso só à sua "home".


Ok, não conhecia essa funcionalidade das NAS. Sendo assim sempre é "melhor" para o meu pai!

Nunca configurei / trabalhei com WD ao nível de NAS, não conheço as interfaces gráficas como a sua gestão e funcionalidades.
Dos fabricantes que conheço e que se enquadram para estes cenários, Synology ou QNAP, são simples e não exigem grande conhecimento nas configurações iniciais. No caso de ser uma NAS com 2 baías (2 HDDs) só tens que criar a pool com o mirror (RAID 1).


Certo, fazer RAID 1 vai ter mesmo de ser feito. Quero ter a certeza que não perco os dados por alguma eventualidade. Sendo assim e face à tua experiência vou voltar a olhar melhor para a Synology ou QNAP. Já tinha explorado minimamente, sei que são as melhorzinhas, ou pelo menos as que se houvem falar mais.

Consegues aceder aos ficheiros de forma simples se tiveres um VPN Server na rede de casa. Caso contrário tens workarounds que podem por em causa a segurança dos dados como, expor a NAS para a Internet, o que não sugiro.
E exige sempre alguma configuração que para mais leigos, poderá ser mais complicado.


Sim, faz sentido. Vou ponderar isso então. A configuração eu seria capaz de fazer, penso que percebo o mínimo necessário para o fazer e até era um bom "projeto" para me entreter :D E sim, a fazer seria então por VPN, não quero por em causa a segurança nem privacidade dos dados. Para isso metia-me em serviços cloud online.

Sim, é possível acederes aos dados através de um smartphone. Instalas o cliente VPN no smartphone, Android ou iOS. Isto no caso de ser OpenVPN.

https://play.google.com/store/apps/details?id=de.blinkt.openvpn&hl=pt_PT
https://apps.apple.com/pt/app/openvpn-connect/id590379981


Não sabia que a OpenVPN tinha aplicações. Sendo assim é muito mais fácil do que estava a pensar!

Interface gráfica para utilização em quê?

Se for para a VPN, é coisa simples, só tens de configurar no cliente VPN qual é a VPN Server e depois botão "ligar" e estás dentro da rede remota (rede de casa).
No caso da NAS, têm aplicações para o efeito. WD não sei se tem. Sempre tens o acesso à NAS através de um browser no telemóvel.

Sim, a interface gráfica referia-me no caso dos dispositivos móveis.

Novamente, fiquei mais elucidado sobre o assunto e agradeço-te bastante por isso! Vou ver preços que ainda é um investimentozinho e o mais certo é esperar pela black friday, a ver se aparece algum negócio!

Dentro das Synology e QNAP, basta as mais "básicas", ou modelos mais baratos, que tenham 2 baías, correto?

A nível de discos de NAS, há alguma coisa que deva ter em consideração? Deduzo o clássico, um de 7200rpm funcionará mais rápido que um de 5400rpm e que quanto mais cache melhor. Mas li algo sobre haver discos CMR e SMR e pelo que percebi de ler por alto (ainda não tive tempo de pesquisar mais a fundo), os CMR são melhores, correto?
Obrigado de novo e cumps :beerchug:
 
Ok, não conhecia essa funcionalidade das NAS. Sendo assim sempre é "melhor" para o meu pai!

Além dessa feature, ainda tens outras tantas que podes explorar e utilizar ;)

Certo, fazer RAID 1 vai ter mesmo de ser feito. Quero ter a certeza que não perco os dados por alguma eventualidade. Sendo assim e face à tua experiência vou voltar a olhar melhor para a Synology ou QNAP. Já tinha explorado minimamente, sei que são as melhorzinhas, ou pelo menos as que se houvem falar mais.

Em RAID 1 tens mirror de um disco para o outro. Em caso de falha, só tens que substituir o disco avariado. Num cenário ideal, para inviabilizar a possível perca de dados, seria fazer um backup da NAS principal para outra NAS ou Cloud.

Dá uma vista de olhos nas Synology ou QNAP. Tens também a ASUSTOR que parece ser uma ser uma boa solução face às que referi. Neste segmento NAS para SOHO (Small Office / Home Office), Synology ou QNAP portam-se muito bem.

Sim, faz sentido. Vou ponderar isso então. A configuração eu seria capaz de fazer, penso que percebo o mínimo necessário para o fazer e até era um bom "projeto" para me entreter :D E sim, a fazer seria então por VPN, não quero por em causa a segurança nem privacidade dos dados. Para isso metia-me em serviços cloud online.

Não é nada do outro mundo e, que exija um grande conhecimento. Basicamente e de forma simples, instalar o Servidor VPN na NAS ou noutro device (por ex. Raspberry Pi), configurar o mesmo e port forward no router.
Caso queiras instalar o serviço VPN na NAS, verifica se a que adquirires tem suporte para VPN Server.

Não sabia que a OpenVPN tinha aplicações. Sendo assim é muito mais fácil do que estava a pensar!

OpenVPN tem aplicação. Tens outro serviço / protocolo para VPN Server que é o WireGuard, que também funciona bem. Uma possibilidade também poderia ser SSL VPN.

Sim, a interface gráfica referia-me no caso dos dispositivos móveis.

Novamente, fiquei mais elucidado sobre o assunto e agradeço-te bastante por isso! Vou ver preços que ainda é um investimentozinho e o mais certo é esperar pela black friday, a ver se aparece algum negócio!

Algumas das apps para interação com a NAS através de um smartphone:

dT4hAEj.png


Qualquer dúvida, passas aqui ;)
Mesmo que seja só uma NAS de 2 baías ainda é um bom investimento. A NAS em si não é cara... Agora, a NAS + HDD, fica um investimento "puxado".

Dentro das Synology e QNAP, basta as mais "básicas", ou modelos mais baratos, que tenham 2 baías, correto?

Sim... Sempre vai depender da utilização (os pacotes que vais instalar e ter a correr em simultâneo, etc.) que lhe irás dar, mas uma NAS com 2 baías para uma utilização domestica é mais que suficiente. Faz bem o trabalho dela.

A nível de discos de NAS, há alguma coisa que deva ter em consideração? Deduzo o clássico, um de 7200rpm funcionará mais rápido que um de 5400rpm e que quanto mais cache melhor. Mas li algo sobre haver discos CMR e SMR e pelo que percebi de ler por alto (ainda não tive tempo de pesquisar mais a fundo), os CMR são melhores, correto?
Obrigado de novo e cumps :beerchug:

Exato, preferencialmente HDD a 7200 RPM.
Quanto a discos CMR e SMR e, como não consigo estar em cima de tudo o que é tecnologia (:D), tive que ir estudar a diferença entre ambas.

Pelo que ví, CMR tem melhor performance. Deixo-te uns links:

https://www.servethehome.com/wd-red-smr-vs-cmr-tested-avoid-red-smr/


Cumps
 
Olá bom dia pessoal

Estou a pensar numa solução NAS para ligar ao Router Huawey da Vodafone e assim
Poder aceder a ficheiros e. ver filmes e séries em qql lugar e também Partilhar com família a minha biblioteca, tenho no entanto dúvidas em relação á velocidade e qualidade de leitura, por exemplo o WD my cloud de 3 T consegue reproduzir um filme em 4 k sem Soluçar ?
Uso para ver média uma Apple TV 4 K e uma Nvidia Shield de 2017.
Agradeço desde já as vossas respostas e soluções que achem mais adequadas
 
Qualidade 4k Ultra HD
Essa qualidade super avançada de imagem exige uma velocidade de conexão recomendada de 25 Mbps (megabits por segundo).

Pois eu sei isso segundo as características do WD My Cloud Home a velocidade de leitura bem superior aos 25 mbps no entanto vejo muitas críticas bem negativas da sua lentidão e suficiente transferir a nossa biblioteca para ele , por isso lembrei me que alguém aqui poderia ter ou conhecer quem tenha e partilhar essa experiência
 
Back
Topo