Ar condicionado

tem 35 m2, tambem achei o mesmo, ele recomentou 12000 mas no meu entender 18000 é o ideal

Eu tenho 12000 numa sala com 39m2 e chega bem. Nunca vi o ac em esforço. Importa é escolher modelos com qualidade para ter certeza dessas potencias.
Eu para uma unidade com 12000 mono e duas multi, com uma máquina exterior que até pode levar 3 interiores, da daikin o novo modelo perfera, paguei 3100€ há uns meses.
 
tenho 12000btu para sala de 30m2+ escritorio 10m2 e sem problemas. depende mais da qualidade das máquinas
já tive 9000btu para sala de 26m2 e na realidade para o RC todo, chegava, só demorava um pouco mais a atingir as temperaturas.
pelo que sei é preferivel ter uma máquina a trabalhar á potencia correcta do que ter potencia a mais a máquina trabalhar só a meio gás
 
tenho 12000btu para sala de 30m2+ escritorio 10m2 e sem problemas. depende mais da qualidade das máquinas
já tive 9000btu para sala de 26m2 e na realidade para o RC todo, chegava, só demorava um pouco mais a atingir as temperaturas.
pelo que sei é preferivel ter uma máquina a trabalhar á potencia correcta do que ter potencia a mais a máquina trabalhar só a meio gás
O que tens e um ac a trabalhar sempre a 100% se não for inverter poupas nos arranques mas não poupas nas paragens da máquina se for inverter a máquina não está a reduzir a velocidade para manter a temperatura e poupar energia.
Se para ti está bom para mim está óptimo.
 
No meu caso específico, o ac para bastantes vezes e sobra pro espaço. No verão tenho que desligar pq acabo por sentir frio a mais.
Naturalmente isto depende dos m3 do espaço, do isolamento , da esposicao solar , etc.
Dimensionar um ac só pelos m2 não é suficiente
 
Bem ontem vieram me instalar os AC's da Toyotomi Izuru, pedi um 3x1.

Ainda não os andei a testar pelo facto de ainda não estar tempo para isso xD

A minha questão é, alguém daqui que já tenha submetido a documentação para o fundo ambiental? Quero pôr os meus, e até já andei a ler aquilo, mas estou a ficar muito burro porque metade da documentação fiquei perdido no tempo lol..
 
Bem ontem vieram me instalar os AC's da Toyotomi Izuru, pedi um 3x1.

Ainda não os andei a testar pelo facto de ainda não estar tempo para isso xD

A minha questão é, alguém daqui que já tenha submetido a documentação para o fundo ambiental? Quero pôr os meus, e até já andei a ler aquilo, mas estou a ficar muito burro porque metade da documentação fiquei perdido no tempo lol..
Boa tarde,
Vê se este link ajuda

https://www.fundoambiental.pt/ficheiros/checklist_paes-2-fase_01072021-pdf.aspx
 
Sim eu li isso, o que me está a baralhar um bocado é o numero 3 da parte azul, porque da verde tenho tudo. Se bem que me esqueci de tirar fotos da casa sem AC's...
 
Sim eu li isso, o que me está a baralhar um bocado é o numero 3 da parte azul, porque da verde tenho tudo. Se bem que me esqueci de tirar fotos da casa sem AC's...
esquecer das fotos antes é mais chato de resolver, tens que fazer uma montagem :p

Relativamente aos docs no quadro azul
- Evidência da marcação CE ou declaração de conformidade CE do(s) equipamento(s), para se obter a evidência da marcação CE, basta tirar uma fotografia à chapa características do equipamento. A declaração CE de conformidade está no manual do equipamento.

- Etiqueta energética do sistema/equipamento igual ou superior a «A+» e respetiva ficha de produto, emitida pelo fornecedor ou instalador do equipamento, A etiqueta deves ter no AC

-Certificado da empresa instaladora para o manuseamento de gases fluorados, este é facultado pela empresa que instalou
 
Vou deixar aqui o meu feedback com aquisição dos ACs.

1 da marca Beko BEVCA120/121 inverter- 12000 btus para uma suite de aproximadamente 15M2
-Arrefecimento de 28 para 20 graus um bocado lento mas após atingir esses valores mantém muito bem;
-Aquecimento de aproximadamente 20 para 27 graus rápido;
-Ruido da máquina interna razoável (e sou muito "esquisito" com o barulho). A minha instalação tem bomba de condensados e mesmo assim é muito razoável no verão.
-A ver, longevidade do produto;
-Preço equipamento: 300,00 euros;

2 da marca TCL Elite XA71 12K - Inverter - 12000 btus quarto 12m2 e suite 16m2
-Arrefecimento ainda não testado;(instalação destes 2 equipamentos numa zona em que é constante o frio;
-Aquecimento de aproximadamente 16 para 27 graus achei muito rápido em relação ao Beko;(vamos ver comos e vai comportar no 1.º inverno a sério com graus próximos do 0)
-Ruido da máquina interna muito reduzida;
-A ver, longevidade dos produtos;
-Preço equipamento: 274,00 euros/ cada;


A juntar euros para a próxima instalação de um AC de 18000 btus para uma sala de 30m2. Ando a ver um TCL (gostei muito dos de 12000 btus), mas o de 18 perde por ainda utilizar o r410A. Também tenho de olho um da marca PROFTC em que as características são muito interessantes. (só tenho instalado tudo marca branca)
 
Vou deixar aqui o meu feedback com aquisição dos ACs.

1 da marca Beko BEVCA120/121 inverter- 12000 btus para uma suite de aproximadamente 15M2
-Arrefecimento de 28 para 20 graus um bocado lento mas após atingir esses valores mantém muito bem;
-Aquecimento de aproximadamente 20 para 27 graus rápido;
-Ruido da máquina interna razoável (e sou muito "esquisito" com o barulho). A minha instalação tem bomba de condensados e mesmo assim é muito razoável no verão.
-A ver, longevidade do produto;
-Preço equipamento: 300,00 euros;

2 da marca TCL Elite XA71 12K - Inverter - 12000 btus quarto 12m2 e suite 16m2
-Arrefecimento ainda não testado;(instalação destes 2 equipamentos numa zona em que é constante o frio;
-Aquecimento de aproximadamente 16 para 27 graus achei muito rápido em relação ao Beko;(vamos ver comos e vai comportar no 1.º inverno a sério com graus próximos do 0)
-Ruido da máquina interna muito reduzida;
-A ver, longevidade dos produtos;
-Preço equipamento: 274,00 euros/ cada;


A juntar euros para a próxima instalação de um AC de 18000 btus para uma sala de 30m2. Ando a ver um TCL (gostei muito dos de 12000 btus), mas o de 18 perde por ainda utilizar o r410A. Também tenho de olho um da marca PROFTC em que as características são muito interessantes. (só tenho instalado tudo marca branca)
esses preços sao só das maquinas internas?
 
A instalação ficou-me por 480, sendo que ja tenho tudo para instalar o equipamento do AC da Sala. (falta só as maquinas, que ronda o preço de 500-600 euros).
 
Boas.
Hoje, instalaram-me na sala, o ar condicionado Mitsubishi Electric MSZ-HR50VF- 18000 BTU´S.
Paguei 1000€ mais 220€ de instalação.
Pareceu-me bem. Ficou impecável!
 
A instalação ficou-me por 480, sendo que ja tenho tudo para instalar o equipamento do AC da Sala. (falta só as maquinas, que ronda o preço de 500-600 euros).
Consegui a maquina da TCl 18000 btus por 450,00 euros, na ***** está com um desconto considerável. Não era para comprar agora, mas face ao preço nem exitei.
 
Back
Topo