Arrefecer discos quentes

cusca

Power Member
Tenho 2 Seagate sata 80 e acho que estão a ficar muito quentes . Para precaver o Verão estou a pensar comprar-lhes um "ar condicionado ".Que me aconselham ( sem ser a água ) ?
 
se sao seagate têm sensor de temperatura , instala o speedfan a ver as temps deles.
o meu de 120gb neste momento ta a 38ºC nao é muito digo eu LOL , o de 80gb que ta num dos postos de facturaçao da loja marcava 52ºC na quinta feira , e cpu a 59ºC ( xp2200 ) , isso sim é muito quente.......


cumps
[]
 
Eu pessoalmete sempre gostei do Zalman ZM-2HC1 Heatpipe

intro.jpg


Boa performance e essencialmete sem fans :D

Ambient 27
No Cooling idle 48
No Cooling Load 53
Case Fans Idle 29
Case Fans Load 34
Zalman Idle 33
Zalman Load 37

Review
 
Continuo a achar que a melhor forma de arrefecer os discos é a ar. Com uma fan que não precisa de estar a 12V. 5V é suficiente. Mas em que haja sempre circulação de ar. É a minha opinião. É caso para dizer bom e barato:)
 
Metro , podias dar-me ideia de marcas ou de sitios onde procurar ? É que nunca instalei nenhuma e preciso de aprender de início . Obrigada
 
cusca disse:
Metro , podias dar-me ideia de marcas ou de sitios onde procurar ? É que nunca instalei nenhuma e preciso de aprender de início . Obrigada

Não sei que caixa tens mas habitualmente as caixas no local dos discos têm sitio para uma ventoinha. A minha tem e é como uso.
Talvez não me tenha explicado bem.
É que todas as soluções de WC para os discos são dispendiosas e não me parecem muito eficazes. A opção do heatpipe da Zalman tb não é muito boa porque se não ouver circulação de ar o efeito é minimo e além disso tens que colocar os discos numa baia de 5,25.
A outra solução são aqueles coolers que se metem debaixo dos discos com uma ou duas fans que se prendem mesmo nos discos. Mas essa solução é mais barulhenta do que ter uma fan de 80mm à frente da caixa a mandar ar directamente para os discos.
Se não ajudei avisa:)
 
Nem todas as caixas dispõem de espaço para um ventilador na zona dos discos duros, na minha por exemplo não dá e a minha solução passou pela instalação na parte de baixo do disco (onde estão os circuitos electrónicos) de um cooler destes http://www.*****.net/produtos/imagens/akasatopfitamarelo.gif

que custa 6€ na *****. O que fiz na ligação foi mudar o fio preto para a posição do vermelho de forma a que os ventiladores trabalhem a 7V em vez dos normais 12v e assim conseguir uma redução do ruído. Em geral consigo manter o disco entre os 30 (idle) e os 38 (load).
 
E ainda ...

Obrigada pelas vªs sugestões e agora ...uma pergunta verdadeiramente newbie : quando instalo uma ventoinha na caixa ( tenho espaço para isso ) , onde é que se liga a coisa?
 
cusca disse:
Obrigada pelas vªs sugestões e agora ...uma pergunta verdadeiramente newbie : quando instalo uma ventoinha na caixa ( tenho espaço para isso ) , onde é que se liga a coisa?


Tudo depende do tipo de ficha do ventilador que compres. Normalmente a ficha é igual aquelas dos ventiladores instalados nos coolers do processador ou então são do tipo ficha molex, idênticas aquelas que ligam aos discos duros, cd-roms para alimentação de corrente, como podes ver aquí

http://www.ekl-ag.de/data/produkte/0000395_bild_1_big.jpg
 
Tenhos 2 Seagate e o max. que atingem é 32º em Full.
Ambos estao a levar com a ventoinha frontal mas o principal tem um cooler desses mencionados em cima a 6 € mas que n deve fazer muito pk a versao do Barracuda é aquela de esponja!! logo o ar n vai pa parte electronica mas mesmo assim tem as Temps boas.

[]s
 
Back
Topo