1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Arrefecer discos quentes

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por cusca, 25 de Maio de 2004. (Respostas: 10; Visualizações: 981)

1. cusca

cusca Power Member

Tenho 2 Seagate sata 80 e acho que estão a ficar muito quentes . Para precaver o Verão estou a pensar comprar-lhes um "ar condicionado ".Que me aconselham ( sem ser a água ) ?

2. MGaspar

MGaspar Power Member

se sao seagate têm sensor de temperatura , instala o speedfan a ver as temps deles.
    o meu de 120gb neste momento ta a 38ºC nao é muito digo eu LOL , o de 80gb que ta num dos postos de facturaçao da loja marcava 52ºC na quinta feira , e cpu a 59ºC ( xp2200 ) , isso sim é muito quente.......

cumps
    []

3. JoaoVr

JoaoVr Power Member

Eu pessoalmete sempre gostei do Zalman ZM-2HC1 Heatpipe

Boa performance e essencialmete sem fans :D

Ambient 27
    No Cooling idle 48
    No Cooling Load 53
    Case Fans Idle 29
    Case Fans Load 34
    Zalman Idle 33
    Zalman Load 37

Review

4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Continuo a achar que a melhor forma de arrefecer os discos é a ar. Com uma fan que não precisa de estar a 12V. 5V é suficiente. Mas em que haja sempre circulação de ar. É a minha opinião. É caso para dizer bom e barato:)

5. cusca

cusca Power Member

Metro , podias dar-me ideia de marcas ou de sitios onde procurar ? É que nunca instalei nenhuma e preciso de aprender de início . Obrigada

6. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Não sei que caixa tens mas habitualmente as caixas no local dos discos têm sitio para uma ventoinha. A minha tem e é como uso.
    Talvez não me tenha explicado bem.
    É que todas as soluções de WC para os discos são dispendiosas e não me parecem muito eficazes. A opção do heatpipe da Zalman tb não é muito boa porque se não ouver circulação de ar o efeito é minimo e além disso tens que colocar os discos numa baia de 5,25.
    A outra solução são aqueles coolers que se metem debaixo dos discos com uma ou duas fans que se prendem mesmo nos discos. Mas essa solução é mais barulhenta do que ter uma fan de 80mm à frente da caixa a mandar ar directamente para os discos.
    Se não ajudei avisa:)

7. Nuke

Nuke Power Member

Nem todas as caixas dispõem de espaço para um ventilador na zona dos discos duros, na minha por exemplo não dá e a minha solução passou pela instalação na parte de baixo do disco (onde estão os circuitos electrónicos) de um cooler destes http://www.*****.net/produtos/imagens/akasatopfitamarelo.gif

que custa 6€ na *****. O que fiz na ligação foi mudar o fio preto para a posição do vermelho de forma a que os ventiladores trabalhem a 7V em vez dos normais 12v e assim conseguir uma redução do ruído. Em geral consigo manter o disco entre os 30 (idle) e os 38 (load).

8. cusca

cusca Power Member

E ainda ...

Obrigada pelas vªs sugestões e agora ...uma pergunta verdadeiramente newbie : quando instalo uma ventoinha na caixa ( tenho espaço para isso ) , onde é que se liga a coisa?

9. Nuke

Nuke Power Member

Tudo depende do tipo de ficha do ventilador que compres. Normalmente a ficha é igual aquelas dos ventiladores instalados nos coolers do processador ou então são do tipo ficha molex, idênticas aquelas que ligam aos discos duros, cd-roms para alimentação de corrente, como podes ver aquí

http://www.ekl-ag.de/data/produkte/0000395_bild_1_big.jpg

10. cusca

cusca Power Member

Agora q já não tenho duvidas , adeus que vou às compras . Obrigada

11. AlmaMater

AlmaMater Power Member

Tenhos 2 Seagate e o max. que atingem é 32º em Full.
    Ambos estao a levar com a ventoinha frontal mas o principal tem um cooler desses mencionados em cima a 6 € mas que n deve fazer muito pk a versao do Barracuda é aquela de esponja!! logo o ar n vai pa parte electronica mas mesmo assim tem as Temps boas.

[]s

Partilhar esta Página