Arrefecimento da caixa

Ricasete

Power Member
Boas. Em 1º lugar tive dúvidas se este é o local certo para este tipo de questões. Se estiver enganado peço a algum moderador que mova o post por favor.

A questão tem a ver com o arrefecimento da caixa. Esta é uma caixa tsunami, vendida na J.P. Sá Couto, das mais comuns.

Uma vez que tenho para arrefecimento do cpu um Big Typhoon e na caixa uma fan de 80 à frente e 90 atrás achei muito altas as temps (obtidas no everest ultimate) - 40º em idle e 50º em full no cpu, 41 na mobo, 55 na gráfica e 42 no disco.

Ao retirar a lateral da caixa as temps baixaram significativamente: baixaram 7º no cpu, mobo e disco e também 11º na gráfica!

Partindo do princípio que não vou por o cpu no frigorífico nem dá muito jeito ficar sem a lateral da caixa gostava que me dessem a vossa opinião sobre o seguinte:

Na lateral dá para colocar mais uma fan de 80. No entanto essa abertura da caixa está mesmo sobre o cooler do cpu...deixo estar assim ou meto a fan?

Já agora mais sugestões são MUITO bem vindas...

Deixo aqui umas pics para perceberem melhor o que quero dizer.


[img=http://img136.imagevenue.com/loc396/th_58024_DSC02861_122_396lo.JPG][img=http://img106.imagevenue.com/loc676/th_58025_DSC02863_122_676lo.JPG][img=http://img182.imagevenue.com/loc470/th_58028_DSC02860_122_470lo.JPG]

Abraço
 
Boas.

Vou-te ser sincero... Eu tenho o meu computador todo cheio da ventoinhas com leds e neons so mesmo pelo gozo do modding....
Mas mesmo quando não tinha o CPU chegava-me a temperaturas muito superiores a tua e eu nao tenho um cooler como o teu para o cpu....
E nunca me avariou...
Se fosse a ti não me preocupava muito com as temperaturas mas se na realidade tiveres muito preocupado, pá..
Tão mete ai um fanzito para ficares mais descansado.
Fika bem
 
se as temperaturas (que não estão altas) baixam quando retiras a lateral isso quer dizer que o fluxo de ar dentro da caixa está errado!!!!
a fan da frente faz intake?
a de trás faz exaust?
 
se as temperaturas (que não estão altas) baixam quando retiras a lateral isso quer dizer que o fluxo de ar dentro da caixa está errado!!!!
a fan da frente faz intake?
a de trás faz exaust?

Bem lembrado... tenho uma fan de 80 na parte da frente (ainda é a original) e coloquei agora uma de 90 atrás (a original foi-se...) Será que em vez de estar a tirar ar da caixa está antes a fazer o inverso? Como posso ver isso?

Mas acham que devo ou não por mais uma fan na parte lateral (já tem os furos para uma de 80). Não "atrapalhará" o Big Typhoon?

Obrigadão pela ajuda que têm dado malta...
 
o sentido do ar é sempre da frente para a parte de tras do ventilador (onde tem a etiketa) e podes sempre por a mao e sentir o fluxo de ar..
 
bem, eu tenho o mesmo coler para o CPU k tu e n passo dos 30ºC no CPU (vÊ o link da minha assinatura) e das fans todas k la estao so tenho 3 a funcionar (a do cpu, a do chipset e a da fonte), como podes ver n tenho nenhuma fan lateral, e a menos k seja uma de pekenas RPM's na direção da grafica desacomcelho a por pois "mistura" o fluxo de ar todo da caixa,

a meu ver tens o mesmo problema k tinha o meu primo e eu fiz alguma altereções e esta tudo resulvido (desceu cerca de 15ºC em media) e n é preciso nada de especial.

para te poder ajujar peço-t mais fotos da caixa, nomeadamente da parte de traz, da parte da frente (sem a frente) e da parte de cima da caixa.

na caixa do meu primo ele tinha 5 fans e akilo akecia mesmo mt, porkê? porke ,devido á caixa, as fans apenas remexiam o ar k ja estava lá dentro e n conseguiam nem fazer intake dem outtake devidamente. tinha e tem uma fam de 120 na lateral, a do cpu a do chipset uma á frente uma a traz.

e reparei k se tirar um espelho das drives (tando das de DVD ou diskete) o ar saia por lá (o k é mt mau)

e fiz o seguinte, desmonteu a caixa toda e tirei as "grelhas de chapa" k a caixa tem pois obstruem mt a passagem do ar e pus uma dakelas "normais" das fontes, fiz exes cortes a traz e á frente, e fiz tb um corte em cima para por uma fam de 120.

agora o ar entra e sai correctamente da caixa e nunca mais teve esse problema k tu tens, n adianta pores mais fans, apenas "obrigar" o ar a entrar e a sair correctamente da caixa.

mas poem ai umas fotos k dou umas dicas ;)
 
o sentido do ar é sempre da frente para a parte de tras do ventilador (onde tem a etiketa) e podes sempre por a mao e sentir o fluxo de ar..

mas ha kem tenho alguma falta de sensibilidade e n percebe s o ar esta a ser empurrado ou puxado... principalmente nas fans de 120 de media rotaçao...
 
Mas acham que devo ou não por mais uma fan na parte lateral (já tem os furos para uma de 80). Não "atrapalhará" o Big Typhoon?

Uma fan na lateral vai ajudar a circulação do fluxo, desde que tenhas cuidado com o sentido do mesmo. Ou seja, o Big Typhoon está a mandar ar para a lateral, logo convém que coloques uma ventoínha a mandar o ar para fora da caixa, caso contrário, ela irá puxar ar de fora para dentro, e empurrar o ar quente de volta para cima do dissipador.
 
coloca um folha de papel na saída....assim vês para que lado vai o ar....
o memo poderia ser feito com um cigarro...e ver para que lado vai o fumo....mas não te aconselho a fumar...:-D
 
Uma fan na lateral vai ajudar a circulação do fluxo, desde que tenhas cuidado com o sentido do mesmo. Ou seja, o Big Typhoon está a mandar ar para a lateral, logo convém que coloques uma ventoínha a mandar o ar para fora da caixa, caso contrário, ela irá puxar ar de fora para dentro, e empurrar o ar quente de volta para cima do dissipador.

pela minha experiencia isso está errado, tudo bem o Big Typhoon tem a fan de lado mas o fluxo k essa fan produz pouco intrefere no fluxo geral da caixa, agora se poen uma de 120 na lateral estraga tudo, pois essa de 120 espalha o ar (para cima para baixa para traz e para a frente da caixa) e a fan de 80 e a de 90 n têm capacidade para corrigir esse excesso de ar e faxe-lo circular apenas para a parte de traz da caixa o k seria ideal.

o k acontece é k com uma fan de 120 entra mais ar para a caixa k akele k consegue sair... logo o ar kente vai se acumular na parte de siam da caixa e pelas frenxas da parte da frente da caixa, e até mesmo intreferir com a fan de intake e o ar em vex de entrar sair... e o k vai provocar um sobre akecimenta do ar dentro da caixa
 
pela minha experiencia isso está errado, tudo bem o Big Typhoon tem a fan de lado mas o fluxo k essa fan produz pouco intrefere no fluxo geral da caixa, agora se poen uma de 120 na lateral estraga tudo, pois essa de 120 espalha o ar (para cima para baixa para traz e para a frente da caixa) e a fan de 80 e a de 90 n têm capacidade para corrigir esse excesso de ar e faxe-lo circular apenas para a parte de traz da caixa o k seria ideal.

o k acontece é k com uma fan de 120 entra mais ar para a caixa k akele k consegue sair... logo o ar kente vai se acumular na parte de siam da caixa e pelas frenxas da parte da frente da caixa, e até mesmo intreferir com a fan de intake e o ar em vex de entrar sair... e o k vai provocar um sobre akecimenta do ar dentro da caixa

É bem possível... Ignorem o post acima, então... 8|
 
e NADA disso acontece se a fan de 120 (ou outra medida qualquer) não estiver a "meter" ar mas sim a extrair ar!!!!!
e kual é a vantagem de por uma fan lateral a faxer outtake? nenhuma pois se a puseres no topo da caixa tens e muitas!

EDIT:

tal como eu disse, é preferivel ter uma fan de 120 á frente e uma no topo e bens buracos na parte de traz da caixa k ter uma lateral
 
"com uma fan de 120 entra mais ar para a caixa"....

eu, não falei de ser em cima ou de ser ao lado. só disse que em vez de "entrar" ar pode ser usada para fazer o ar sair...
 
"com uma fan de 120 entra mais ar para a caixa"....

eu, não falei de ser em cima ou de ser ao lado. só disse que em vez de "entrar" ar pode ser usada para fazer o ar sair...


tembém é verdade.. mas para tirares o ar da caixa ele também tem que entrar por algum lado...
 
Última edição:
Em 1º lugar queria agradecer a vossa disponibilidade...têm sido impec.

Já troquei a orientação da fan. A temperatura da mobo e do cpu baixou 4º!!! Em idle estava a 44º e passou para 40º. É preciso dizer que está bastante calor no quarto onde tenho o pc.:004:

Nem sabia que havia uma posição correcta! 8|

Mesmo assim ainda tá alto e não me apetecia queimar o pc...lol Ainda vem aí muito calorzinho.
 
Em 1º lugar queria agradecer a vossa disponibilidade...têm sido impec.

Já troquei a orientação da fan. A temperatura da mobo e do cpu baixou 4º!!! Em idle estava a 44º e passou para 40º. É preciso dizer que está bastante calor no quarto onde tenho o pc.:004:

Nem sabia que havia uma posição correcta! 8|

Mesmo assim ainda tá alto e não me apetecia queimar o pc...lol Ainda vem aí muito calorzinho.

muito calor... lool

como disse anteriormente (não sei se les-t tudo k disse...)

posta ai mais umas fotos do teu pc... para te darmos umas dicas

cumps
 
Desde já o meu obrigado darkbullet.
Já agora não percebi...a temperatura do quarto não faz diferença?

Quanto às pics da caixa...nem sei retirar a parte da frente da tipa...lol. A parte de cima não tem qq saída de ar bem como a zona lateral direita (para quem está de frente). Julgo que são todas assim, não?

De qualquer forma aqui estão mais umas pics...

 
Back
Topo