Art Lebedev kills us with Optimus Tactus keyboard concept

é normal que n conheças ninguem que n goste do feedback do teclado, tb a probabilidade de alguem ter usado um teclado destes e remota.
Nos dias de amanha talvez se torne o contrario, ninguem ira gostar de sentir o teclado

Not true... a maioria das pessoas que usam computadores ha alguns anos sabe onde as teclas estao.... mas tiras a sensacao de toque e perdes bastante dessa percepcao.
Eu por exemplo sei onde as teclas estao sem ter de olhar para elas... raramente olho para o teclado enquanto escrevo e consigo escrever a uma velocidade de fazer inveja a dactilografas dos tempos idos. Ha um senao... por vezes preciso de sentir as teclas quando me engano... sei que se me enganei num caracter, o que queria esta ali perto, mais acima, mais abaixo, mas sei a posicao dele. Tiras o tacto, e ardeu a capacidade de localizar as teclas sem ter de olhar para elas. Nao sao poucas as vezes que enquanto estou a ler um email ou artigo ao qual vou responder de por mim com os dedos em cima do teclado a "sentir" as teclas... um dedo em cima do space, outro em cima do enter, a sentir as restantes teclas, sabendo que encontrando 2 ou 3 sei onde esta o resto delas todas.

A maneira como as pessoas "memorizam" as teclas e' semelhante 'a forma como os cegos "veem" as coisas... E e' esse mesmo motivo que leva a que teclados numericos de varias maquinas (mb, metro, cp salvo erro) tenha um "pico" na tecla 5... a partir dessa tecla sabes sempre onde as outras estao.

Nao digo que esse teclado ou outro do genero nao tenha saida... tera sempre, nem que seja entre aqueles que dao os primeiros passos com um computador, ou nunca se habituaram a escrever sem ter de olhar para as teclas. Agora dizer que no dia de amanha "ninguem ira gostar de sentir o teclado" so se a maior parte da interaccao com o computador nao necessitar de teclado, porque enquanto houver necessidade de "teclar" havera uma larga maioria que precisa (mais do que "gostar") de sentir o teclado.
 
Já há teclados onde não se sentem as teclas a uns valentes anos, por exemplo o "Virtual Keyboard", funciona por infra-vermelho...
bluetooth_laser_virtual_keyboard.jpg


Podem ler mais sobre este teclado aqui http://www.virtual-laser-keyboard.com/
 
Já há teclados onde não se sentem as teclas a uns valentes anos, por exemplo o "Virtual Keyboard", funciona por infra-vermelho...

Certo, mas esse teclado e' mais considerado gadget do que pratico... tanto que so encontras em "lojas" online de gadgets (thinkgeek&co).


Tens um pequeno problema que por acaso nunca tinha pensado nele ate um dos nossos dev ter falado nisso: como e' que esse teclado reconhece combinacoes de teclas "pressionadas" se forem sobrepostas (em relacao ao leitor vs dedos)?

Por exemplo, se eu quiser fazer ctrl+c costumo cruzar os dedos e por o polegar no ctrl e o indicador sobre o "c"...
Ok, a alguns pode parecer estranho, mas como eu teclo com todos os dedos da mao e' me intuitivo usar o dedo que regra geral so carrega no space para ir ao ctrl e deixar os outros livres para carregar nas teclas seguintes sem interromper nada.
Ora bem, com isso o dedo indicador e o resto da minha mao ira obstruir o polegar a carregar no "ctrl" face ao sensor (e muito mais nesse kboard por terem afastado ainda mais o ctrl do "c"). oops?!
Posso sempre tocar com o mindinho e o indicador, deixa de estar cruzado, mas continuo com dedos a obstruir o ctrl (nomeadamente o medio e anelar).


O facto de algo existir nao quer dizer que obrigatoriamente e' adoptado... se assim fosse nao existiriam flops no mundo tecnologico.
 
um teclado bonito para impressionar os amigos, nada mais.

já teclei em alguns aparelhos deste tipo, máquinas de calcular fashion, ecrás tacteis e o sistema sempre foi imperfeito, por vezes tinhas de carregar mais do uma vez porque o toque não era acusado, outras vezes raspava ao de leve na deslocação dos dedos e lá vinha tecla errada...

sempre houveram produtos mais funcionais e outros que davam mais prioridade ao estilo.

mas que é bonito é...
 
Back
Topo