As/400

Boas
Eu no trabalho já utilizei esse software, que é uma base de dados, no meu caso servia para nós fazermos ordens de trabalho e meter peças para ir buscar ao armazém..., agora temos um novo que faz o mesmo, mas em ambiente windows, que é o SAP.....

Um abraço
 
Boas
Eu no trabalho já utilizei esse software, que é uma base de dados, no meu caso servia para nós fazermos ordens de trabalho e meter peças para ir buscar ao armazém..., agora temos um novo que faz o mesmo, mas em ambiente windows, que é o SAP.....

Um abraço

mto obrigado .
iisso e algu parecido com o software portugues primavera n é?
e é facil trablhar?? :(
 
AS400 não é um software, é um servidor da gama média da IBM ("midrange"):

http://www-03.ibm.com/systems/i/hardware/

A sua origem remonta há já algumas décadas e tem sido alvo de constantes evoluções.
É uma máquina com forte presença nas áreas de banca e seguros, vocacionada para o funcionamento em rede.

O seu SO é o OS400, e a sua base de dados por excelência é a DB2 (uma das poucas bases de dados relacionais "verdadeiras").

Depois de ter sido conhecido como AS400, já foi também conhecido por iSeries, e agora já voltou a mudar de nome para System i, ou System 5 ou, simplesmente, i5.

Antigamente trabalhava-se no AS400 ligando, através duma rede, uma série de "terminais estúpidos", assim chamados por não possuírem unidades de processamento. Basicamente tratava-se de ligar um monitor e um teclado ao servidor, no qual eram geradas sessões, uma para cada terminal que acedia a ele.
Actualmente, e com o uso de PC's, o acesso faz-se através de um emulador.

Cada PC pode ter abertas várias sessões de AS400, e uma máquina de pequeno porte consegue, facilmente, ter mais de 500 sessões abertas.

Considerado por muitos como um "ambiente ultrapassado", continua a ser muito usado nas áreas que referi devido à sua fiabilidade, escalabilidade e interoperabilidade.
Estas máquinas podem correr o OS400, Windows, Unix, AIX, etc... tudo ao mesmo tempo, se for preciso. Funcionam cada vez mais como repositórios de dados e cada vez menos como máquinas aplicacionais, uma vez que o desenvolvimento tem vindo a passar gradualmente para os PC's, especialmente sob a forma de JAVA na plataforma WebSphere da IBM, ou até mesmo do Eclipse.

Não obstante, continua a haver muito desenvolvimento (e ainda mais manutenção) nesta plataforma, especialmente em COBOL.

Se tiverem dúvidas sobre AS400 (mais técnicas, e menos sobre história, se faz favor :zzz:) é só dizer.

P.S.: Só para terem uma ideia, o AS400 é utilizado na Caixa Geral de Depósitos, Banif, Liberty Seguros, Açoreana, Barclay's, etc...
 
Última edição:
muito obrigado pela atençao e pelo esclarecimento deduzo finalmente entao e as400 n tem nda a ver com algum tipo de sotfware sap ou primavera ..
mto obrigado :)
 
as/400 odbc driver

Olá,

será que me podias indicar um odbc driver (de preferencia que funcione em windows vista) para aceder no ms access/excel a base de dados no as/400?

O meu problema surge porque o odbc driver que usava, hit odbc que vinha com o reflection da wrq, não trabalha no vista.

Obrigado.
 
Back
Topo