As motherboards ASUS retiram a limitação do overclocking ao FSB

moloko

Power Member
Encontrei isto no site da asus em portugal.....

http://pt.asus.com/news/2004/20040921.htm

Taipei, Taiwan, 21 de Setembro, 2004 – Todos os utilizadores com alguma experiencia em hardware sabem esta fórmula

Velocidade de Operação do CPU = Frequência do FSB x multiplicador do CPU

Os utilizadores melhoram o seu sistema aumentando a frequência do FSB ou o multiplicador do CPU, que normalmente está inalterável nos CPUs Pentium 4 limitando as opções de overclocking.

Aqui estão as boas noticias para os overclockers!! As motherboards ASUS oferecem agora a funcionalidade CPU Lock Free , que lhe permite ajustar o multiplicador do CPU até 14x. a redução dos valores dos multiplicadores fornecem mais flexibilidade para aumentar a frequência externa do FSB para aumentar a taxa de bus da memória.

O exemplo seguinte demonstra a eficiência da função CPU Lock Free . Como a tabela indica, a CPU Lock Free ajustou o multiplicador do CPU de 18x para 14x, permitindo operar com uma frequência FSB até 258MHz (largura de banda máxima 8.23GB/seg) e largura de banda de memória até 10.98GB/seg enquanto a velocidade do CPU se manteve a 3.6Ghz.

A CPU Lock Free aumenta a performance total do sistema tornando possíveis as modificações síncronas. Desfrute de uma performance melhor à mesma velocidade do CPU e melhore o seu sistema sem necessitar de levar o CPU ao limite.
 
Só uma correção ao texto. Não permite escolher entre os multiplicadores de 14x a 18, é só mesmo 14x OU 18x.... e isso como já foi falado aqui algumas vezes, é um bug das BIOS a reconhecer alguns modelos dos Prescott's devido a um bit de ID que levam....

Para além disso, OLD NEWS... repost :)
 
No outro dia tive lá em casa uma Abit AG8 com um P4 540 que a opção tava desbloqueada, só que baixando o multiplicador apesar de no menu da bios dizer que tinha de se reeniciar o computador para as alterações terem efeito, não dava nada, assumia sempre o multi normal apesar de na bios o inferior tar seleccionado, o que me leva a crer que com futuras bios em cpu's do genero daquele poderá fazer-se isso.
 
Só funciona com os 3.4 e 3.6 e para já com as Asus.... espera que os outros sigam...

É uma pequena ajuda para quem quiser fazer OC nestes 2 cpu's...
 
Eu tenho uma placa dessas (assinatura). E meu pc fica variando o clock da cpu (3800 ate 2800 mhz).

No bios a opção AI CPU LOCK [Auto/Enable/Disable]

Obs: posso escolher qualquer opção destas que meu multiplicador continua variando.
 
sway era so para complementar o topico e por que tbm estou com problema. mas vamos ao ponto.

Caso eu queira deixar meu multiplicador com o menor valor qual a opção deve ser escolhida por exemplo:

No meu caso o multiplicador varia de 19 a 14 mas eu quero deixar ele em 14, ou seja o valor mais baixo (14). Como eu faço isso ?

Eu uso a opção AI CPU LOCK FREE como auto ou disable ou enable, qual destas eu tenho q escolher ? no meu caso eu deixei em auto.

Eu ja tentei usar todas as tres opções mas ele continua variando, ou não muda o multiplicador.
 
É suposto estar activado (Enabled) para ele fixar (lock) o multiplicador...O manual da motherboard não ajuda?!?!?

Se ele continua a variar é porque: a BIOS tem a opção mas não a controla (?)

Se fixas o multiplicador é suposto a BIOS querer saber qual é o multiplicador que pretendes fixar não? Se ele varia de 19 a 14...

Estou a ver uma actualização da BIOS no site da ASUS...
http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=P5LD2 Deluxe

Tirei o manual para ler:
http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=P5LD2 Deluxe (secção Manual, último ficheiro)

E na página 89 fala disso...acho que não podes fixar o multiplicador :X

Mas porquê fixar a 2800 se ele dá 3800? Quem me dera a mim ter o meu 3.0E a 3.8GHz...
 
Última edição:
Back
Topo