1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

As motherboards ASUS retiram a limitação do overclocking ao FSB

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por moloko, 27 de Outubro de 2004. (Respostas: 7; Visualizações: 1458)

1. moloko

moloko Power Member

Encontrei isto no site da asus em portugal.....

http://pt.asus.com/news/2004/20040921.htm

Taipei, Taiwan, 21 de Setembro, 2004 – Todos os utilizadores com alguma experiencia em hardware sabem esta fórmula

Velocidade de Operação do CPU = Frequência do FSB x multiplicador do CPU

Os utilizadores melhoram o seu sistema aumentando a frequência do FSB ou o multiplicador do CPU, que normalmente está inalterável nos CPUs Pentium 4 limitando as opções de overclocking.

Aqui estão as boas noticias para os overclockers!! As motherboards ASUS oferecem agora a funcionalidade CPU Lock Free , que lhe permite ajustar o multiplicador do CPU até 14x. a redução dos valores dos multiplicadores fornecem mais flexibilidade para aumentar a frequência externa do FSB para aumentar a taxa de bus da memória.

O exemplo seguinte demonstra a eficiência da função CPU Lock Free . Como a tabela indica, a CPU Lock Free ajustou o multiplicador do CPU de 18x para 14x, permitindo operar com uma frequência FSB até 258MHz (largura de banda máxima 8.23GB/seg) e largura de banda de memória até 10.98GB/seg enquanto a velocidade do CPU se manteve a 3.6Ghz.

A CPU Lock Free aumenta a performance total do sistema tornando possíveis as modificações síncronas. Desfrute de uma performance melhor à mesma velocidade do CPU e melhore o seu sistema sem necessitar de levar o CPU ao limite.

2. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Só uma correção ao texto. Não permite escolher entre os multiplicadores de 14x a 18, é só mesmo 14x OU 18x.... e isso como já foi falado aqui algumas vezes, é um bug das BIOS a reconhecer alguns modelos dos Prescott's devido a um bit de ID que levam....

Para além disso, OLD NEWS... repost :)

3. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

No outro dia tive lá em casa uma Abit AG8 com um P4 540 que a opção tava desbloqueada, só que baixando o multiplicador apesar de no menu da bios dizer que tinha de se reeniciar o computador para as alterações terem efeito, não dava nada, assumia sempre o multi normal apesar de na bios o inferior tar seleccionado, o que me leva a crer que com futuras bios em cpu's do genero daquele poderá fazer-se isso.

4. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Só funciona com os 3.4 e 3.6 e para já com as Asus.... espera que os outros sigam...

É uma pequena ajuda para quem quiser fazer OC nestes 2 cpu's...

5. NB.elemenohpee

NB.elemenohpee Power Member

Eu tenho uma placa dessas (assinatura). E meu pc fica variando o clock da cpu (3800 ate 2800 mhz).

No bios a opção AI CPU LOCK [Auto/Enable/Disable]

Obs: posso escolher qualquer opção destas que meu multiplicador continua variando.

6. Sway

Sway To fold or to FOLD?

passado dois anos...

7. NB.elemenohpee

NB.elemenohpee Power Member

sway era so para complementar o topico e por que tbm estou com problema. mas vamos ao ponto.

Caso eu queira deixar meu multiplicador com o menor valor qual a opção deve ser escolhida por exemplo:

No meu caso o multiplicador varia de 19 a 14 mas eu quero deixar ele em 14, ou seja o valor mais baixo (14). Como eu faço isso ?

Eu uso a opção AI CPU LOCK FREE como auto ou disable ou enable, qual destas eu tenho q escolher ? no meu caso eu deixei em auto.

Eu ja tentei usar todas as tres opções mas ele continua variando, ou não muda o multiplicador.

8. WindWalker

WindWalker Power Member

É suposto estar activado (Enabled) para ele fixar (lock) o multiplicador...O manual da motherboard não ajuda?!?!?

Se ele continua a variar é porque: a BIOS tem a opção mas não a controla (?)

Se fixas o multiplicador é suposto a BIOS querer saber qual é o multiplicador que pretendes fixar não? Se ele varia de 19 a 14...

Estou a ver uma actualização da BIOS no site da ASUS...
    http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=P5LD2 Deluxe

Tirei o manual para ler:
    http://support.asus.com/download/download.aspx?SLanguage=en-us&model=P5LD2 Deluxe (secção Manual, último ficheiro)

E na página 89 fala disso...acho que não podes fixar o multiplicador :X

Mas porquê fixar a 2800 se ele dá 3800? Quem me dera a mim ter o meu 3.0E a 3.8GHz...

Última edição: 25 de Fevereiro de 2006

Partilhar esta Página