Aspire5315 e Windows 10

Calimero_123

Power Member
Boas, tenho um Aspire 5310 com 2Gb de RAM e um Celeron M550 2 GHz, ele tem o Windows 7 starter, será ele aguenta o Windows 10 home? É mais "pesado" ou mais "leve"?
 
Dizem pela Net que ele é mais rápido que o 7.
Tu podes sempre experimentar o Windows 10 Home de 32 Bits pedindo a um amigo que tenha esse so para criar um DVD de instalação.

Tens um tempo limite antes de o teres que comprar, não sei quantos dias são, após esse tempo limite não te deixa usar o Windows.

Assim podes ver se te satisfaz ou não.
 
Como é um pc antigo não é nada original por isso posso por lá qualquer SO, apenas estou indeciso entre o 7 starter e o 10....
Para mim passar do 7 Profissional para o 10 foi uma maravilha (noutro pc) e ficou mais rápido mas neste tenho o starter que tem requisitos mínimos mais baixos que no 10, daí a minha dúvida
Mas o meu objetivo era por o XP mas como o pc não dá Boot quando meto a pen com o XP tive de deixar o 7 starter, agora se o 10 ficar mais leve que o 7 starter irei atualizar
 
O Windows 10 não tem período de teste e depois deixa de funcionar. Pode ser utilizado depois sem licença, perde apenas algumas funções de personalização por exemplo.
Quanto ao tópico, já vais no 3ro tópico para o mesmo efeito basicamente. Estás a dispersar info que podia/devia ser reunida num só, para os users não se andarem a repetir..
 
O problema é a falta de respostas rápidas pois preciso do pc amanha e a minha grandíssima indecisão, já pensei em Linux mas não gostei, entretanto tive este problema ao tentar por o XP, passei para o 7 starter enquanto não me deram respostas mas para ter o 7 penso que vale mais ter o 10, dai ter criado outro tópico a perguntar.... no meio disto tudo Ainda não sei se vai ficar melhor com o 7 starter, com o 10 ou com o XP..........
 
Continua com o 7.
Se tens espaço em disco instala o Windows 10 em dual boot com o 7 noutra partição do disco que podes criar.11
 
Celeron M550 2 GHz

Windows nisso vai passar mais tempo a fazer recargas de processo que a usá-lo tu (mesmo que coloques o XP)- típico exemplo video youtube que faz load consecutivo , razão processador fraco nivel de carga de processamento alta (consumos web são altos hoje em dia).

Abriste tópico na zona Linux alguém lá te disse LXDE , pois bem é ele o máximo que podes meter como ambiente nesse processador com software actual.

Se fores usar windows Xp ou outros vais ter o computador na mesma com um SO mas com uma grande dfereça - mais lento vai passar mais tempo a recarregar e a "congelar" que a usá-lo tu, se optares por um Linux LXDE vais poder ter um uso fluido nesse processador aliás se puderes encurtar recursos como os consumidos por um simpls LXpanel tanto melhor assim eu até te recomendaria passar directamente para um SO ainda mais simples por exemplo um Openbox → https://www.bunsenlabs.org/ ou mesmo um tipo texto i3 → https://forum.manjaro.org/t/manjaro-i3-17-0-1/18994.

Espero que resolvas o teu problema.



Ref: http://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Celeron_M/550_(Socket_P).html
 
Lá está, porque a info assim fica dispersa. Mais vale sempre continuar no mesmo e "forçar" as respostas.
Linux, é diferente mas em pouco tempo te adaptas e afinal é um SO completo. Mas também depende das muitas versões existentes.. Eu gosto de algumas mas doutras já nem tanto.
O Windows, eu acho que tentava o 10. É o OS de tablets/híbridos por exemplo, e para um uso básico roda sem problema. Claro que não é para jogos,metc
 
Lá está, porque a info assim fica dispersa. Mais vale sempre continuar no mesmo e "forçar" as respostas.
Linux, é diferente mas em pouco tempo te adaptas e afinal é um SO completo. Mas também depende das muitas versões existentes.. Eu gosto de algumas mas doutras já nem tanto.
O Windows, eu acho que tentava o 10. É o OS de tablets/híbridos por exemplo, e para um uso básico roda sem problema. Claro que não é para jogos,metc

Os windows precisam de processadores bons por sistema em sí como pelas coisas adicionais (antivirus etc) , um i3 como minimo seria o básico - é verdade que vendem windows 10 com processadores fracos incluso celeron mas isso não invalida que o seu desempenho seja fraco nos celeron há-de ser o seguinte de fraco (nunca vi nenhum) paupérrimo , todos conhecemos exemplos de computadores que parece que congelam a momentos durante o uso e quando levantam algum processo que requer mais processamento ficamos à espera por minutos ou no iniciar que é muito lento isso pode ser precisamente por sobrecarga de volume processos para processador.

Depois coloco vídeo de fluidez em sistema aqui para que o usuário veja e perceba com imagem o que lhe quero transmitir.

[youtube]

* já upei o video mas o Youtube demora a carregar.

O pc é um Beema trazia windows 10 comprei-o em Fevereiro e o windows era demasiado pesado para ele principalmente se com o antivirus activado apenas uns dias depois de o comprar coloquei o Linux. O teu processador é ainda mais limitado penso eu e como vês no meu caso uso ambiente leve pois sei que quanto mais poupar em recursos e processos melhor desempenho tenho , portanto em suma mesmo sendo novo e com windows 10 não tinha a mesma prestação que com Linux.

Ref: http://www.cpu-world.com/CPUs/Puma/AMD-A4-Series A4-6210.html
 
Última edição:
Boas, tenho um Aspire 5310 com 2Gb de RAM e um Celeron M550 2 GHz, ele tem o Windows 7 starter, será ele aguenta o Windows 10 home? É mais "pesado" ou mais "leve"?

Nada como testar.
Nesta máquina não tenho aquelas aplicações todas que vêm de origem no W10, tenho somente a correr os processos que preciso, não tenho AV instalado e o windows defender está desactivado, estou simplesmente a fazer a web browsing.
Em detalhes: 40 processos + 15 svchost + 1 (browser)

0ax2dHG.png


Em Idle

kDUqH6X.png
 
Última edição:
Lá está, porque a info assim fica dispersa. Mais vale sempre continuar no mesmo e "forçar" as respostas.
Linux, é diferente mas em pouco tempo te adaptas e afinal é um SO completo. Mas também depende das muitas versões existentes.. Eu gosto de algumas mas doutras já nem tanto.
O Windows, eu acho que tentava o 10. É o OS de tablets/híbridos por exemplo, e para um uso básico roda sem problema. Claro que não é para jogos,metc
Porque é que o Windows 10 não é para jogos? Ou deduzo que não estás a falar de um pc normal certo?

No caso dos PCs desktop ele funciona muito bem nos jogos, desde que se desligue o "games bar" da app xbox, nos jogos antigos muitos não dão nele mas isto já começa a ser normal com o passar dos anos aquilo que é antigo já não funciona no OS mais moderno.

Há sempre a solução do dual boot com outro OS mais antigo ou também com o Linux caso se queria também esse.
 
Bom, vou tentar com o XP, á primeira vez que me der problema vou continuar com o mint que até não se portou mal, vou é ter de me habituar ao Linux (que não gosto muito :S )
Obrigado pela ajuda! Depois digo como ficou a situação
 
Back
Topo