Análise Asrock A330ION

Obrigado.
Mas como ja disse a ASUS aconcelha 400w para essa board. Isto pelo é a informação que eles postaram no forum deles..

Essas temperaturas sao bastante interessantes.
Comparando com a Zotac ION passiva sao pouco maiores o que me a crer que instalando um Noiseblocker X1 40mm (por apenas 5€) deve-se obter um bom refrigeramento com pouco barulho (<12db).



Comparação com a Zotac ION estando as duas em passivo:
EDIT: afinal a Zotac nao estava em passivo mas sim com fan mas a funcionar a 7v (Obrigado JPgod)

Zotac ION
temperatura-gpu.png


AsRock 330ION
temp-gpu-fan.png


Em alguns testes até supera a Zotac..
E nao esquecer que a AsRock custa 1/3 menos ou quase..
Eu sei que a Zotac vem com uma fan opcional mas há muita gente que não a usa, por isso é que ela já nem vem montada. Logo isso me faz pensar que o ION deve aguentar bem essas temperaturas.
Mas é claro que é preferivel ter temperaturas mais baixas, mas num HTPC nao pode ser à custa de ruido, vou tentar saber mais sobre essas Noctua ou entao vou comprar mesmo a Noiseblocker.

EDIT: Andei a procurar Noctuas de 40mm mas não encontrei, nao existem pois não? Lá vai ter de ser uma noiseblocker, já agora na bios nao dá para alterar a voltagem da fan? Como é que se faz isso, tu tinhas dito que as noctua faziam isso. Nao existe nenhum software que controle a fan do chipset pois nao?
 
Última edição:
A Zotac não foi testada em passivo, mas com a ventoinha a 7V...
Ainda melhor.... :)
Cada vez gosto mais da AsRock. :)
Já agora como é que meteste a 7v em vez de 12v? na bios da para controlar?
Mais uma vez obrigado pela info, a tua ajuda está a ser muito prestavel e importante para mim.
Já agora quando disseste que a fan de 80mm dava para meter um clip ou adesivo.. Nao da para prender um parafuso no disspiador do CPU também? Assim fazia-se o que eu disse, meter um no gpu e outro no cpu..
 
utilizei um adaptador que tinha das ventoinhas noctua, que reduz para 7V.

Em alternativa e de uma forma um pouco mais artesanal, pode-se recorrer a um molex, ligar o VCC da fan aos 12V (amarelo) e o ground aos 5V (vermelho).

12-5 = 7V, custo = 0€ :003:

os 2 tipos de molex:
molex.jpg


Na fan, o condutor amarelo é o feedback (que reporta ao sistema a velocidade de rotação), o preto o ground e a cor o VCC


cump.
 
Última edição:
Sim, também se pode ligar o neutro ao condutor de 5V ou então ligar o fase aos 5V (e o neutro claro ao preto :P).

Requer o uso de um adaptador molex -> 3 pins na mesma e uma caneta clássica (para sakar os fios :D)

O adaptador que tenho das Noctua permite ligar a ventoinha directo na motherboard. A chatisse que faz uso de uma resistência para abaixar a voltagem, logo aquece, pelo que convém que apanhe um pouco do fluxo de ar.

eu prefiro a solução das 2 ventoinhas (no caso da caixa Antec utilizada) :D
 
Pois, mas nenhum deles diz Power SW, qual deles é?
É que não diz a mesma coisa..
É o powerbtn e ground?

EDIT: Já vi que é, o powerbtn é o Power SW + e o ground ao lado do powerbtn é o Power SW-
 
Última edição:
JPGod como é que instalas-te o Windows 7 nessa board?
Estou a tentar à horas e nada... já desespero..
Como não tenho drive de dvd tenho tentado instalar por uma pen USB ou disco externo USB e não dá, só me aparece o cursor e o disco fica sempre a ler ou pelo menos a luz fica activa..
E o defeito não é da PEN nem do disco USB porque já experimentei arrancar com eles em 3 computadores e nos outros 2 arranca na mesma, só neste nettop é que não arranca.

Fazes ideia do que possa ser?
 
Instalei normalmente, sem espinhas...

Na verdade aproveitei uma instalação antiga :D

Mas foi por drive optica USB. Por pen é preciso "truques"
 
Instalei normalmente, sem espinhas...

Na verdade aproveitei uma instalação antiga :D

Mas foi por drive optica USB. Por pen é preciso "truques"

Aproveitas-te uma antiga como? de outro computador com outras caracteristicas?
Eu estou-me a passar, a cena é que consigo arrancar nos outros computadores com um HDD USB e uma pen USB mas neste nao.
 
de outra review. reinstalei os drivers e tudo isso e ficou a bombar.

já tentaste configurar a bios para arrancar por USB e afins?
 
não vejo qual o stress, recebi hoje a minha e já meti o win7 atraves da minha pen usb
foi só ir à bios já com a pen encaixada e escolher a ordem do boot para ir 1º à pen
 
boas pessoal, quero fazer um Media Server/NAS com esta board e com Raid 0+1 será que com esta board me safo ou escolho outra e terei que adquirir também uma placa RAID à parte.
 
Há suporte RAID, mas não sei se é boa opção...

Embora como tem slot PCI-e x16, dá para fazer um NAS a sério com uma placa RAID profissional ;)
 
Última edição:
JPgod, tenho em vista esta board ou a ZOTAC IONITX-G-E SYNERGY Atom N330, que diz ter suporte para RAID 0+1. Com qual ficaria melhor servido e quanto a placas RAID, já andei à procura mas não encontro nada :S. Será que me podes dar uma ajuda.
 
Back
Topo