ASROCK com nvme

souFClone

Membro
Boas pessoal, precisava da vossa ajuda.
Decidi fazer umas modificações no PC.
Comprei adaptador PCIe x1 e 1 disco samsung 970 evo plus de 500gb nvme, ( que formatei para gpt ) montei no slot PCIe x1, desliguei o hdd e instalei o win 10, até aqui tudo bem. Quando reiniciou diz-me para selecionar o disco com o S.O.
Fui á bios e o disco não aparece lá. Liguei o hdd, reinicio ( agora com os 2 discos ligados ) e na tela " este pc " aparece o disco novo com todas as pastas do S.O.
Ker dizer k ele recebeu a instalação, mas não faz o arranque pelo slot PCIe.
Ficava agradecido se alguem me ajuda-se. Pensei que a board possa ter algum parametro para inicializar pela PCIe, mas não sei qual poderá ser ou se terei tambem que alterar outros parametros.
A board é esta # https://www.asrock.com/mb/AMD/FM2A78M-HD+/
O SSD é este # https://www.samsung.com/pt/memory-storage/nvme-ssd/ssd-970-evo-nvme-m-2-500gb-mz-v7e500bw/
O Adaptador é este #

NVMe M.2 NGFF SSD PCIe para PCIe x1 Adaptador de Cartão com Suporte PCIe x1 para M.2 M.2 para 2230 2240 2260 2280 SSD M2​

 
Última edição:
A placa não é bootable de certeza, experimenta instalar o Grub2 num disco ligado à motherboard, e depois de fazeres isso diz se o problema ficou resolvido ou não.

Se a placa for bootable, experimenta alterar as a ordem de boot na bios.
 
Obrigado aos dois companheiros pelas respostas rápidas. Vou vêr as alternativas e depois direi como correu.
Boas companheiros, começei pelo Clover e não deu resultado, o win 10 ficou instalado no 970 evo plus mas boot por ele, nada. Ficou só reconhecido como armazenamento. Com o Grub2 tambem não aparece na ordem de boot. Portanto optei por trocar de board com apoio a NVMe. Fiz os mesmos procedimentos com 1 disco Kingspec m.2 ssd 500Gb disco rígido 2242mm ngff e correu bem, só que, claro, a velocidade de 1 disco e outro, não se compara. Isto foi só para garantir que fiz bem os procedimentos . Agradeço aos dois as boas intenções.
Abraço
 
Back
Topo