Asterisk em Casa

Edu115

Power Member
Vou começar agora a alterar a rede telefónica da minha casa para uma cablagem ethernet, de forma a utilizar as potencialidades do voip, entre outros aspectos.
Ora o que estou a pensar, neste momento, é utilizar chicotes para ligar às fichas, com dois conectores (um RJ11 e outro RJ45). A questão aqui é saber qual será a melhor implementação a nível dos terminais telefónicos, de forma a ligar a rede cablada a um servidor Asterisk MAS manter a possibilidade de realizar chamadas através da linha telefónica normal.

Além disso, conselhos sobre ATAs/PAP2 são sempre bem-vindos :)
 
o asterisk faz-te isso sem problemas. necessitaras de ter os ATA's la logarem-se no asterisk, e no pc em que ficar o asterisk terás de ter uma placa q te faca chamadas de voz normal. a maior parte dos modems 56k faz.
 
o asterisk faz-te isso sem problemas. necessitaras de ter os ATA's la logarem-se no asterisk, e no pc em que ficar o asterisk terás de ter uma placa q te faca chamadas de voz normal. a maior parte dos modems 56k faz.

Sim, assim deves conseguir ligar-te via Asterisk.
Podes também comprar um telefone IP (tipo Linksys ou Polycom) em vez de ligar a um ATA.
Melhor ainda, liga directamente o ATA à rede telefónica e esquece o servidor Asterisk.
 
o asterisk faz-te isso sem problemas. necessitaras de ter os ATA's la logarem-se no asterisk, e no pc em que ficar o asterisk terás de ter uma placa q te faca chamadas de voz normal. a maior parte dos modems 56k faz.

Mas eu queria evitar depender do servidor para fazer chamadas de voz normal. Caso falhe a luz (que aqui acontece várias vezes, e prolonga-se durante imenso tempo), ficava sem hipótese de fazer chamadas. O que estava a pensar era usar os chicotes de cabo de rede ethernet, pegar em dois dos fios que não são usados e meter-lhe um encaixe RJ11. Mas iria precisar de ATAs específicos, e nem sei se é viável isto.
 
Deixa-me ver se percebi:

- Queres ligar um telefone à rede IP, mas caso falte a energia reverter para uma ficha RJ11
- O cabo a utilizar tem de suportar Ethernet e ligação telefónica.


Neste caso um ATA com entrada e saída analógica deve resolver esse problema. Mas continuo a não perceber o porquê de um servidor Asterisk...
 
Neste caso um ATA com entrada e saída analógica deve resolver esse problema. Mas continuo a não perceber o porquê de um servidor Asterisk...

O servidor Asterisk vai ser usado para outras questões, nomeadamente comunicação entre estações, integração com teleporteiro, voicemail avançado, entre outras coisas.

Em relação ao cabo, posso estar a dizer a maior barbaridade da história, mas um cabo cat5e não tem 4 fios que não são usados numa ligação ethernet? Desses 4 não posso aproveitar 2 e cravar uma ficha RJ11 em ambas as extremidades do cabo?
 
Então aproveito e faço outra questão. Considerando que o que eu pretendo é ligar todos os equipamentos analógicos que disponho em casa (5, sendo que 2 têm alimentação independente + teleporteiro), devo ligar directamente todos os equipamentos a uma (ou duas) placa(s) FXS via cabo telefónico ou converter tudo para cat5e e usar um ATA para ligar o telefone analógico à rede ethernet? Neste último caso, será necessária sempre a utilização de vários ATA, um para cada estação, porque pretendo identificar e interagir com cada posto e não com a rede analógica como um só. No entanto, no primeiro caso, à primeira vista parece que será mais "complicado" adicionar postos não-analógicos (IP).
 
Indo usar Asterisk. E para fazeres de maneira barata e fiavél o que queres.
Usar PAP2 Linksys nos telefónes analógicos(permitem 2 extensoes/telefones cada um), e um SPA3102 para ligares a linha telefónica de casa ao sistema Voip, ATA este que tambem permite ligar um telefone analógico. Assim ligas a linha PSTN ao sistema VOIP, e em caso de falha de energia, o SPA3102 reencaminha as chamadas para o telefone ligado a este adaptador. Metes tudo isto num local centralizado. E mesmo até meter a máquina de voip e os adaptadores com UPS e mesmo que falhe a energia consegues assegurar algum tempo.

Cumps
 
Última edição:
Indo usar Asterisk. E para fazeres de maneira barata e fiavél o que queres.
Usar PAP2 Linksys nos telefónes analógicos(permitem 2 extensoes/telefones cada um), e um SPA3102 para ligares a linha telefónica de casa ao sistema Voip, ATA este que tambem permite ligar um telefone analógico. Assim ligas a linha PSTN ao sistema VOIP, e em caso de falha de energia, o SPA3102 reencaminha as chamadas para o telefone ligado a este adaptador. Metes tudo isto num local centralizado. E mesmo até meter a máquina de voip e os adaptadores com UPS e mesmo que falhe a energia consegues assegurar algum tempo.

Cumps

O problema aqui é que os telefones analógicos estão distantes uns dos outros, ou seja, ia precisar de passar cabo telefónico pelas paredes para ligar os telefones ao PAP2 e cabo cat5e para a rede propriamente dita.
 
O problema aqui é que os telefones analógicos estão distantes uns dos outros, ou seja, ia precisar de passar cabo telefónico pelas paredes para ligar os telefones ao PAP2 e cabo cat5e para a rede propriamente dita.

As tomadas RJ45 aceitam que lhe metas uma ficha RJ11 lá, portanto desde que tenhas tomadas de rede ao pé dos telefones tambem te resolve a situação :D
Ou então fazes o que já disses-te, 2 pares para uma tomada de rede, e 1 par para uma tomada de telefone , e metes lado a lado.

Cumps
 
Back
Topo