1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asterisk em Casa

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Edu115, 4 de Agosto de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1315)

1. Edu115

Edu115 Power Member

Vou começar agora a alterar a rede telefónica da minha casa para uma cablagem ethernet, de forma a utilizar as potencialidades do voip, entre outros aspectos.
    Ora o que estou a pensar, neste momento, é utilizar chicotes para ligar às fichas, com dois conectores (um RJ11 e outro RJ45). A questão aqui é saber qual será a melhor implementação a nível dos terminais telefónicos, de forma a ligar a rede cablada a um servidor Asterisk MAS manter a possibilidade de realizar chamadas através da linha telefónica normal.

Além disso, conselhos sobre ATAs/PAP2 são sempre bem-vindos :)

2. xupetas

xupetas Banido

o asterisk faz-te isso sem problemas. necessitaras de ter os ATA's la logarem-se no asterisk, e no pc em que ficar o asterisk terás de ter uma placa q te faca chamadas de voz normal. a maior parte dos modems 56k faz.

3. freefall2870

freefall2870 Power Member

Sim, assim deves conseguir ligar-te via Asterisk.
    Podes também comprar um telefone IP (tipo Linksys ou Polycom) em vez de ligar a um ATA.
    Melhor ainda, liga directamente o ATA à rede telefónica e esquece o servidor Asterisk.

4. Edu115

Edu115 Power Member

Mas eu queria evitar depender do servidor para fazer chamadas de voz normal. Caso falhe a luz (que aqui acontece várias vezes, e prolonga-se durante imenso tempo), ficava sem hipótese de fazer chamadas. O que estava a pensar era usar os chicotes de cabo de rede ethernet, pegar em dois dos fios que não são usados e meter-lhe um encaixe RJ11. Mas iria precisar de ATAs específicos, e nem sei se é viável isto.

5. freefall2870

Deixa-me ver se percebi:

- Queres ligar um telefone à rede IP, mas caso falte a energia reverter para uma ficha RJ11
    - O cabo a utilizar tem de suportar Ethernet e ligação telefónica.

Neste caso um ATA com entrada e saída analógica deve resolver esse problema. Mas continuo a não perceber o porquê de um servidor Asterisk...

6. Edu115

Edu115 Power Member

O servidor Asterisk vai ser usado para outras questões, nomeadamente comunicação entre estações, integração com teleporteiro, voicemail avançado, entre outras coisas.

Em relação ao cabo, posso estar a dizer a maior barbaridade da história, mas um cabo cat5e não tem 4 fios que não são usados numa ligação ethernet? Desses 4 não posso aproveitar 2 e cravar uma ficha RJ11 em ambas as extremidades do cabo?

7. miraportuga

miraportuga Power Member

Sim dá :P
    Ligações de 100Mbits só aproveitam 2 pares, podes usar os outros 2 para o que bem quiseres

Cumps

8. Edu115

Edu115 Power Member

E se quiser ter isto ligado a 1Gbit? Já usa os 4 pares?

9. miraportuga

miraportuga Power Member

Num cabo Cat5e sim, num cat6 não tenho a certeza, mas julgo que sim tambem....

Cumps

10. freefall2870

Gigabit e POE utilizam todos os pares. Só dá para 10/100 *****

11. Edu115

Edu115 Power Member

Então aproveito e faço outra questão. Considerando que o que eu pretendo é ligar todos os equipamentos analógicos que disponho em casa (5, sendo que 2 têm alimentação independente + teleporteiro), devo ligar directamente todos os equipamentos a uma (ou duas) placa(s) FXS via cabo telefónico ou converter tudo para cat5e e usar um ATA para ligar o telefone analógico à rede ethernet? Neste último caso, será necessária sempre a utilização de vários ATA, um para cada estação, porque pretendo identificar e interagir com cada posto e não com a rede analógica como um só. No entanto, no primeiro caso, à primeira vista parece que será mais "complicado" adicionar postos não-analógicos (IP).

12. miraportuga

miraportuga Power Member

Indo usar Asterisk. E para fazeres de maneira barata e fiavél o que queres.
    Usar PAP2 Linksys nos telefónes analógicos(permitem 2 extensoes/telefones cada um), e um SPA3102 para ligares a linha telefónica de casa ao sistema Voip, ATA este que tambem permite ligar um telefone analógico. Assim ligas a linha PSTN ao sistema VOIP, e em caso de falha de energia, o SPA3102 reencaminha as chamadas para o telefone ligado a este adaptador. Metes tudo isto num local centralizado. E mesmo até meter a máquina de voip e os adaptadores com UPS e mesmo que falhe a energia consegues assegurar algum tempo.

Cumps

Última edição: 5 de Agosto de 2008
  13. Edu115

Edu115 Power Member

O problema aqui é que os telefones analógicos estão distantes uns dos outros, ou seja, ia precisar de passar cabo telefónico pelas paredes para ligar os telefones ao PAP2 e cabo cat5e para a rede propriamente dita.

14. miraportuga

miraportuga Power Member

As tomadas RJ45 aceitam que lhe metas uma ficha RJ11 lá, portanto desde que tenhas tomadas de rede ao pé dos telefones tambem te resolve a situação :D
    Ou então fazes o que já disses-te, 2 pares para uma tomada de rede, e 1 par para uma tomada de telefone , e metes lado a lado.

Cumps

Partilhar esta Página