Asus A6Va - Fonte de alimentação???

pedroto

Membro
Boas,
tenho um portátil A6VA e à coisa de dois dias o carregador deixou de funcionar (o fio dobrou). Nessa altura precisava mesmo do portátil e então usei um carregador de um ASUS mais recente. Em princípio não deveria fazer mal porque tinha os mesmos volts que o meu (19v) mas passado um bocado senti um cheiro estranho e desliguei logo. Comprei um carregador universal e trabalhei o resto do dia na boa. À noite estava descansado em casa e o portatil foi abaixo e nunca mais ligou (com ou sem bateria, ligado à corrente, nem com carregador de um igual ao meu...). Pelo que tinha andado a ver poderia ser a motherboard, só que depois de pedir a um colega para carregar a minha bateria o portátil funcionou. A minha dúvida é se o problema será então na parte onde se liga o carregador (é a fonte de alimentação?)??
 
Asus A6va - bateria

Aconteceu-me o mesmo com o meu.
Creio que foi algum problema de voltagem da bateria. A mesma já andava viciada e não suportava 10 minutos.

Cheguei a casa, tive que desligar o transformador do Portátil, tirar a bateria, e ao fim de uns 10 minutos lá arrefeceu e consegui ligá-lo.

Agora ao fim de 1 mês.. deu outro problema.


Queria desactivar o touchpad e fazer um cmos clear à board para ver se arrancava mas não encontro o Service Manual para saber como o desmontar.

É que cada vez que o ligo, passado 5 segundos reinicia e liga-se outra vez e está sempre a fazer isso sem sequer aparecer o logo da Asus no ecran.
 
Aconteceu-me o mesmo com o meu.
Creio que foi algum problema de voltagem da bateria. A mesma já andava viciada e não suportava 10 minutos.

Cheguei a casa, tive que desligar o transformador do Portátil, tirar a bateria, e ao fim de uns 10 minutos lá arrefeceu e consegui ligá-lo.

Agora ao fim de 1 mês.. deu outro problema.


Queria desactivar o touchpad e fazer um cmos clear à board para ver se arrancava mas não encontro o Service Manual para saber como o desmontar.

É que cada vez que o ligo, passado 5 segundos reinicia e liga-se outra vez e está sempre a fazer isso sem sequer aparecer o logo da Asus no ecran.

disco? memorias ? já viste isso? antes de te meteres na bios, ve isso.
 
problema

Levei o meu portátil à ASUS. O problema era da motherboard, ou seja, tive de comprar uma nova :S
Acho que o problema foi ter usado um carregador diferente com mais Amperes. Consequência: potência a mais, estragou a motherboard. Foi chato.
 
E quanto foi o tombo? Ou seja, em quanto te ficou esse arranjo?

Também tenho um A6VA que de há uns dias para cá resolveu dar problemas. Mais de 4 anos sem me desiludir, mas não podia durar sempre. Agora tanto está umas horas sem grandes problemas, como de um momento para o outro bloqueia tudo e só consigo desligar carregando durante uns segundos na tecla de power. Mas como se isto não bastasse, depois custa-lhe mto a arrancar. Liga e trabalha, mas o ecra não dá sinal de vida (o próprio trabalhar do CPU parece-m anormal). E não fica por aqui. Quando o ecra dá sinal de vida, é ainda normal que bloqueie mais uma ou duas vezes no startup, e só depois de muita paciencia é que consigo que ele entre no ambiente de trabalho do windows. Mas tb ainda não fica por aqui. Acontece muitas vezes ele não detectar qualquer ligação de rede (nem placa de rede nem wireless), então toca a reiniciar uma, duas, tres vezes....até que lá fica a funcionar +- dentro da normalidade. Digo +-, porque coisa que não está a funcionar, por exemplo, é o "Adicionar/Remover Programas". Dá um erro qualquer...."Parser Message - Value Creation failed at line 451". Alguem tem uma opinião sobre que espirito maléfico terá possuído este meu portatil?

ah....convem dizer que formatação não resolveu. Formatei-o já 2 ou 3 vezes nas duas ultimas semanas, usando os recovery disc, mas ficou sempre igual.

Ajudem. Vale a pena ir com isto à Asus? Alguma coisa que possa fazer em casa? Actualizar BIOS? Como? Bom, aguardo as opiniões que me possam dar.

Muito obrigado,

Cumps
 
Eu já não me lembro bem em quanto ficou o arranjo, mas tenho a vaga ideia que ficou entre 100 - 200€, mas já não me recordo bem.
Pois o que descreves é muito estranho, porque quando formatação não resolve nada é indício que o problema é de hardware e não de software. Se tiveres possibilidade de enviar o portátil à ASUS, acho que é mais seguro.
 
Pois, acho que vou ter mesmo que fazer isso... Obrigado pedroto

Mais alguém já teve o tipo de problema que descrevo? Desculpem a ignorância, mas poderá ter alguma coisa a ver com a BIOS? têm umas actualizações no site da ASUS, já de 2006, mas é provavel que eu nunca as tenha instalado. Ou mesmo que tenha instalado, será que vale a pena reinstalar? Ou mais valer estar quieto?

Obrigado
 
Bom, não sei muito bem como mas isto estabilizou bastante. Fiz uma actualização qualquer que me aparecia no ASUS Live Update, pareceu-me sentir alguma melhorias e aproveitei para formatar outra vez (o risco de empancar a meio da formatação era grande). Não sei se terá alguma coisa a ver ou não mas, até agora, em 4 ou 5 dias, bloqueou 3 ou 4 vezes, e o arranque corre quase sempre bem. Se continuar assim já praticamente não me incomoda. A ver vamos.

Obrigado pela atenção pedroto

Cumps
 
Grande máquina este portátil nunca me deixou ficar mal..eu sim deixei-o ficar mal porque o perdi em Coimbra e alguém mesmo com facturas minhas na mala não foi capaz de o entregar.
É assim a vida:rolleyes:
 
Isso é verdade. Tirando este pequeno problema, e um outro no qual virei cerveja em cima do teclado (enfim), este portátil esteve sempre muito bem. Se tudo correr bem, ainda me vai acompanhar mais uns tempos antes de lhe dar a reforma :D
 
Boas juventude

também tenho um A6VA que funcionou bem até há pouco tempo. É muito provável que seja um problema de hardware, porque nenhuma das recuperações do XP funciona, e mesmo o Ubuntu tem os mesmos problemas do XP.

Os sintomas são semelhantes aos do suicidalguitar , ou seja, de vez em quando o PC começa a ficar caaddaa veeeez maaaaaaisssss lentoooooooo , até que bloqueia completamente (não responde a sinais do rato, teclas, nada, a imagem do ecran fica completamente estática) . Depois de o desligar através de pressionar continuamente a tecla de shutdown, e ligar outra vez, o PC está lento novamente, mesmo quando está a mostrar o logo "windows XP" do inicio, com fundo preto, e aquela barra animada que aparece por baixo de vez em quando pára. Também tenho algumas dificuldades com a placa de wireless como o suicidalguitar, de vez em quando nem aparece como presente no HW, outras funciona lindamente, enfim.

No ubuntu o comportamenteo é muito semelhante ao aqui descrito, à parte da placa wireless que não experiencia da sua configuração em linux.

Já lhe fiz o memtest do linux para a RAM, já lhe tirei o disco e puz-lo a funcionar em LIVE CD do linux, e nada, acontecem sempre as mesmas coisas. em princípio será motherboard ou fonte de alimentação. já tentei também o funcionamento com a placa wireless fora.

Alguma sugestão? cumprimentos
 
Boas,

fjpeixinho, não leves a mal mas vou postar aqui a minha resposta à tua PM. Quando dei por mim tinha escrito um pequeno testamento e pode ser que alguém aproveite alguma coisa do que disse....ou até tenha algo importante a acrescentar.

Boas,

Bom, já lá vai um tempinho desde essa participação. A verdade é que não cheguei a actualizar a BIOS. Por três razões:

1ª - Percebo pouco de como isso da BIOS funciona e resolvi não arriscar, até porque se fizer borrada fico sem computador. Neste momento não tenho mesmo possibilidade de comprar outro.

2ª- Estou com a sensação que a drive de cd's também já não está a funcionar a 100% pelo que tenho receio de não conseguir usar o recovery disc.

3ª- Desinstalei, desactivei, tirei (e tudo o que soube fazer, lol) a placa wireless. Comprei uma pen wireless e o problema do computador encravar acabou.

No entanto continuo com problemas. A placa de rede raramente fucniona e quando funciona é por pouco tempo até me bloquear o pc (daí ter desactivado de vez também a placa de rede e ter comprado a pen wireless). Outro problema é que quando ligo ou reinicio o pc vejo-me nas horas para que o monitor ligue. Tenho que desligar/ligar várias vezes até se lembrar de arrancar em condições. Leitor de cartões também raramente funciona (neste momento não está mesmo a funcionar). A drive de cd's é o que já disse.... Enfim, uma desgraça!! Neste momento ando com ele como quem anda com ovos, e se não der uso a nada do que está com problemas ele está bastante estável e a nível de processamente é suficiente para mim. Vai ser até ir de vez...não me vou chatear mais com ele... Já muito durou ele para um portátil que tem estado praticamente 24h/24h ligado desde que o comprei em Dezembro de 2005. Apercebi-me agora que ainda nem 4 anos fez, mas foram 4 anos de trabalho árduo... Foi um bom companheiro, não o vou abandonar nos seus últimos momentos.:berlusca:

Bom, isto acabou por ser mais um desabafo do que propriamente uma ajuda. Desculpa o testamento, mas pode ser que tires algo daí que te dê umas dicas.
Conselho: tira e desactiva a placa de rede e testa com uma pen wireless que é provavel que o portátil deixe de encravar. Não uses também placa de rede.

Cumps
Anselmo Lopes
(suicidalguitar)
 
Caro Anselmo Lopes:

Desde já obrigado pela resposta. Eu acabei por reprogramar a bios através do boot menu, e correu tudo bem. A versão da bios não foi mudada, porque era a mais actual do site da asus.

Estive a experimentar umas coisas e de facto a placa wireless está pela hora da morte! basta mudar o controlador, para um mais antigo, e o windows fica tolo, é preciso entrar por modo de segurança para reactualizar o controlador (meti o que tava no site da asus). Ainda a consigo ligar, e consigo navegar pela net, mas, por exemplo, nem consigo chegar ao fim da actualização do antivirus (que são só 15 MB, penso), em que ela simplesmente desliga-se da rede. mas consegue mostrar todas wi fi as redes disponiveis.

é extremamente curioso que eu tenho exactamente os mesmos sintomas que tu. em ocasiões diferentes, o meu leitor DVD deixou se dar, e a placa de rede idem. nunca soube porque avariaram, porque utilizei pouco estas duas coisas. posteriormente, avariei a porta paralela, mas isso foi por azelhice nas minhas invenções electrónicas malucas. Não uso o leitor de cartões.

anyways, a minha irma tem um igualzinho ao meu e continua a utilizá-lo todos os dias, sem problemas. um dia em que me achar suficientemente confiante vou meter a placa wifi dela no meu a ver o que dá.

ah, já reparaste qual é a temperatura do CPU? a minha é de 65ºC, muito calor! ha um ano o pc foi todo limpo por dentro e posta pasta termica nova. tinha tanto cotão no dissipador que quase que dava para fazer uns carapins.

de notar que quando a placa wireless (intel 2200 BG) está ligada, a placa aquece para c***lho. assim como o PC em si, e o próprio carregador aquece de tal maneira que se torna incomodativo te-lo muito tempo nas maos!

este já não é o meu pc, quando lhe deu esta panca em fevereiro , não pude perder tempo com ele e comprei um EEE PC 1000H (grande máquina). Estou a tentar recuperá-lo para dar temporariamente à namorada, que o PC dela fez pum e ela precisa de usar a net, da ZAPP ( que net mais rasca) que é um modem USB

cumprimentos e obrigado pela ajuda,

filipe.
 
Boas, tenho este portátil à 3 anos e tenho um problema de aquecimento penso eu. Quando um jogo (BF2) começa (depois do loading do mapa) o ecrã congela passado 1-2 minutos, e noto que a zona da gráfica está bastante quente. O computador fica completamente bloqueado. Os problemas de aquecimento começaram com a acumulação de pó. Limpei-o mas penso que já foi demasiado tarde porque poderá ter danificado outros componentes. O disco rígido avariou, tenho actualmente o xp sp3 a correr num disco externo por USB. Durante 3 anos teve um uso intensivo, e continua mas sem jogar agora. Já fiz um update a BIOS mas continua na mesma. Há relatos que o update resolve problemas de aquecimento http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?p=677173.

Neste momento tenho (EVEREST ) :
Núcleo CPU: 1.4v
CPU: 74º
Placa mãe: 65º
HDD (USB): 35º

fjpeixinho:
"avariei a porta paralela, mas isso foi por aselhice nas minhas invenções electrónicas malucas" ... a porta paralela pode não ter sido a única peça a avariar...


Quem estiver interessado tem aqui um link que mostra como fazer a desmontagem do notebook, remover o HDD, placa wireless, etc

http://www.youtube.com/watch?v=WejHj3oyCuc&feature=related

são 7 ou 8 vídeos.

Cmps
 
Última edição:
Agora tenho dois A6Va com avaria na motherboard. um é avaria generalizada, o outro é na gráfica.


Alguém sabe onde procurar motherboards equivalentes para este portátil? todos os da série A6 dão? por exemplo, o A6000? ou tem que ser o 'A6V'?
 
Back
Topo