1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asus A6Va - Fonte de alimentação???

Discussão em 'Novidades Portáteis' iniciada por pedroto, 6 de Junho de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 4019)

  1. Boas,
    tenho um portátil A6VA e à coisa de dois dias o carregador deixou de funcionar (o fio dobrou). Nessa altura precisava mesmo do portátil e então usei um carregador de um ASUS mais recente. Em princípio não deveria fazer mal porque tinha os mesmos volts que o meu (19v) mas passado um bocado senti um cheiro estranho e desliguei logo. Comprei um carregador universal e trabalhei o resto do dia na boa. À noite estava descansado em casa e o portatil foi abaixo e nunca mais ligou (com ou sem bateria, ligado à corrente, nem com carregador de um igual ao meu...). Pelo que tinha andado a ver poderia ser a motherboard, só que depois de pedir a um colega para carregar a minha bateria o portátil funcionou. A minha dúvida é se o problema será então na parte onde se liga o carregador (é a fonte de alimentação?)??
     
  2. Asus A6va - bateria

    Aconteceu-me o mesmo com o meu.
    Creio que foi algum problema de voltagem da bateria. A mesma já andava viciada e não suportava 10 minutos.

    Cheguei a casa, tive que desligar o transformador do Portátil, tirar a bateria, e ao fim de uns 10 minutos lá arrefeceu e consegui ligá-lo.

    Agora ao fim de 1 mês.. deu outro problema.


    Queria desactivar o touchpad e fazer um cmos clear à board para ver se arrancava mas não encontro o Service Manual para saber como o desmontar.

    É que cada vez que o ligo, passado 5 segundos reinicia e liga-se outra vez e está sempre a fazer isso sem sequer aparecer o logo da Asus no ecran.
     
  3. nelsondac

    nelsondac Power Member

    disco? memorias ? já viste isso? antes de te meteres na bios, ve isso.
     
  4. problema

    Levei o meu portátil à ASUS. O problema era da motherboard, ou seja, tive de comprar uma nova :S
    Acho que o problema foi ter usado um carregador diferente com mais Amperes. Consequência: potência a mais, estragou a motherboard. Foi chato.
     
  5. E quanto foi o tombo? Ou seja, em quanto te ficou esse arranjo?

    Também tenho um A6VA que de há uns dias para cá resolveu dar problemas. Mais de 4 anos sem me desiludir, mas não podia durar sempre. Agora tanto está umas horas sem grandes problemas, como de um momento para o outro bloqueia tudo e só consigo desligar carregando durante uns segundos na tecla de power. Mas como se isto não bastasse, depois custa-lhe mto a arrancar. Liga e trabalha, mas o ecra não dá sinal de vida (o próprio trabalhar do CPU parece-m anormal). E não fica por aqui. Quando o ecra dá sinal de vida, é ainda normal que bloqueie mais uma ou duas vezes no startup, e só depois de muita paciencia é que consigo que ele entre no ambiente de trabalho do windows. Mas tb ainda não fica por aqui. Acontece muitas vezes ele não detectar qualquer ligação de rede (nem placa de rede nem wireless), então toca a reiniciar uma, duas, tres vezes....até que lá fica a funcionar +- dentro da normalidade. Digo +-, porque coisa que não está a funcionar, por exemplo, é o "Adicionar/Remover Programas". Dá um erro qualquer...."Parser Message - Value Creation failed at line 451". Alguem tem uma opinião sobre que espirito maléfico terá possuído este meu portatil?

    ah....convem dizer que formatação não resolveu. Formatei-o já 2 ou 3 vezes nas duas ultimas semanas, usando os recovery disc, mas ficou sempre igual.

    Ajudem. Vale a pena ir com isto à Asus? Alguma coisa que possa fazer em casa? Actualizar BIOS? Como? Bom, aguardo as opiniões que me possam dar.

    Muito obrigado,

    Cumps
     
  6. Eu já não me lembro bem em quanto ficou o arranjo, mas tenho a vaga ideia que ficou entre 100 - 200€, mas já não me recordo bem.
    Pois o que descreves é muito estranho, porque quando formatação não resolve nada é indício que o problema é de hardware e não de software. Se tiveres possibilidade de enviar o portátil à ASUS, acho que é mais seguro.
     
  7. Pois, acho que vou ter mesmo que fazer isso... Obrigado pedroto

    Mais alguém já teve o tipo de problema que descrevo? Desculpem a ignorância, mas poderá ter alguma coisa a ver com a BIOS? têm umas actualizações no site da ASUS, já de 2006, mas é provavel que eu nunca as tenha instalado. Ou mesmo que tenha instalado, será que vale a pena reinstalar? Ou mais valer estar quieto?

    Obrigado
     
  8. Não perdes nada em tentar fazer as actualizações, mas não sei se vai resolver algo. Encontrei também isto, pode ser que te ajude no problema do "Adicionar/Remover Programas".

    http://forums.techarena.in/windows-software/1063356.htm

    Já experimentaste formatar o portátil com um cd do Windows XP, sem ser o disco de recuperação? Só naquela de experimentar :p
     
  9. Bom, não sei muito bem como mas isto estabilizou bastante. Fiz uma actualização qualquer que me aparecia no ASUS Live Update, pareceu-me sentir alguma melhorias e aproveitei para formatar outra vez (o risco de empancar a meio da formatação era grande). Não sei se terá alguma coisa a ver ou não mas, até agora, em 4 ou 5 dias, bloqueou 3 ou 4 vezes, e o arranque corre quase sempre bem. Se continuar assim já praticamente não me incomoda. A ver vamos.

    Obrigado pela atenção pedroto

    Cumps
     
  10. alvesmeda

    alvesmeda Power Member

    Grande máquina este portátil nunca me deixou ficar mal..eu sim deixei-o ficar mal porque o perdi em Coimbra e alguém mesmo com facturas minhas na mala não foi capaz de o entregar.
    É assim a vida:rolleyes:
     
  11. Isso é verdade. Tirando este pequeno problema, e um outro no qual virei cerveja em cima do teclado (enfim), este portátil esteve sempre muito bem. Se tudo correr bem, ainda me vai acompanhar mais uns tempos antes de lhe dar a reforma :D
     
  12. Boas juventude

    também tenho um A6VA que funcionou bem até há pouco tempo. É muito provável que seja um problema de hardware, porque nenhuma das recuperações do XP funciona, e mesmo o Ubuntu tem os mesmos problemas do XP.

    Os sintomas são semelhantes aos do suicidalguitar , ou seja, de vez em quando o PC começa a ficar caaddaa veeeez maaaaaaisssss lentoooooooo , até que bloqueia completamente (não responde a sinais do rato, teclas, nada, a imagem do ecran fica completamente estática) . Depois de o desligar através de pressionar continuamente a tecla de shutdown, e ligar outra vez, o PC está lento novamente, mesmo quando está a mostrar o logo "windows XP" do inicio, com fundo preto, e aquela barra animada que aparece por baixo de vez em quando pára. Também tenho algumas dificuldades com a placa de wireless como o suicidalguitar, de vez em quando nem aparece como presente no HW, outras funciona lindamente, enfim.

    No ubuntu o comportamenteo é muito semelhante ao aqui descrito, à parte da placa wireless que não experiencia da sua configuração em linux.

    Já lhe fiz o memtest do linux para a RAM, já lhe tirei o disco e puz-lo a funcionar em LIVE CD do linux, e nada, acontecem sempre as mesmas coisas. em princípio será motherboard ou fonte de alimentação. já tentei também o funcionamento com a placa wireless fora.

    Alguma sugestão? cumprimentos
     
  13. Boas,

    fjpeixinho, não leves a mal mas vou postar aqui a minha resposta à tua PM. Quando dei por mim tinha escrito um pequeno testamento e pode ser que alguém aproveite alguma coisa do que disse....ou até tenha algo importante a acrescentar.

     
  14. Caro Anselmo Lopes:

    Desde já obrigado pela resposta. Eu acabei por reprogramar a bios através do boot menu, e correu tudo bem. A versão da bios não foi mudada, porque era a mais actual do site da asus.

    Estive a experimentar umas coisas e de facto a placa wireless está pela hora da morte! basta mudar o controlador, para um mais antigo, e o windows fica tolo, é preciso entrar por modo de segurança para reactualizar o controlador (meti o que tava no site da asus). Ainda a consigo ligar, e consigo navegar pela net, mas, por exemplo, nem consigo chegar ao fim da actualização do antivirus (que são só 15 MB, penso), em que ela simplesmente desliga-se da rede. mas consegue mostrar todas wi fi as redes disponiveis.

    é extremamente curioso que eu tenho exactamente os mesmos sintomas que tu. em ocasiões diferentes, o meu leitor DVD deixou se dar, e a placa de rede idem. nunca soube porque avariaram, porque utilizei pouco estas duas coisas. posteriormente, avariei a porta paralela, mas isso foi por azelhice nas minhas invenções electrónicas malucas. Não uso o leitor de cartões.

    anyways, a minha irma tem um igualzinho ao meu e continua a utilizá-lo todos os dias, sem problemas. um dia em que me achar suficientemente confiante vou meter a placa wifi dela no meu a ver o que dá.

    ah, já reparaste qual é a temperatura do CPU? a minha é de 65ºC, muito calor! ha um ano o pc foi todo limpo por dentro e posta pasta termica nova. tinha tanto cotão no dissipador que quase que dava para fazer uns carapins.

    de notar que quando a placa wireless (intel 2200 BG) está ligada, a placa aquece para c***lho. assim como o PC em si, e o próprio carregador aquece de tal maneira que se torna incomodativo te-lo muito tempo nas maos!

    este já não é o meu pc, quando lhe deu esta panca em fevereiro , não pude perder tempo com ele e comprei um EEE PC 1000H (grande máquina). Estou a tentar recuperá-lo para dar temporariamente à namorada, que o PC dela fez pum e ela precisa de usar a net, da ZAPP ( que net mais rasca) que é um modem USB

    cumprimentos e obrigado pela ajuda,

    filipe.
     
  15. h5n007

    h5n007 Power Member

    Boas, tenho este portátil à 3 anos e tenho um problema de aquecimento penso eu. Quando um jogo (BF2) começa (depois do loading do mapa) o ecrã congela passado 1-2 minutos, e noto que a zona da gráfica está bastante quente. O computador fica completamente bloqueado. Os problemas de aquecimento começaram com a acumulação de pó. Limpei-o mas penso que já foi demasiado tarde porque poderá ter danificado outros componentes. O disco rígido avariou, tenho actualmente o xp sp3 a correr num disco externo por USB. Durante 3 anos teve um uso intensivo, e continua mas sem jogar agora. Já fiz um update a BIOS mas continua na mesma. Há relatos que o update resolve problemas de aquecimento http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?p=677173.

    Neste momento tenho (EVEREST ) :
    Núcleo CPU: 1.4v
    CPU: 74º
    Placa mãe: 65º
    HDD (USB): 35º

    fjpeixinho:
    "avariei a porta paralela, mas isso foi por aselhice nas minhas invenções electrónicas malucas" ... a porta paralela pode não ter sido a única peça a avariar...


    Quem estiver interessado tem aqui um link que mostra como fazer a desmontagem do notebook, remover o HDD, placa wireless, etc

    http://www.youtube.com/watch?v=WejHj3oyCuc&feature=related

    são 7 ou 8 vídeos.

    Cmps
     
    Última edição: 16 de Setembro de 2009
  16. Agora tenho dois A6Va com avaria na motherboard. um é avaria generalizada, o outro é na gráfica.


    Alguém sabe onde procurar motherboards equivalentes para este portátil? todos os da série A6 dão? por exemplo, o A6000? ou tem que ser o 'A6V'?
     

Partilhar esta Página