Asus G2Sg - problemas gráficos

AQuina

Power Member
Boas,

Em tópicos anteriores expliquei o que se passava com o meu G2sg, num breve resumo vou explicar o problema, a performance gráfica baixou para cerca de metade do inicial, testes 3Dmark06 já deram pontuações de 5900 e agora não chegam aos 3000. Já foi para a assistência da Asus através de RMA e veio com o mesmo problema.

A minha questão agora é a seguinte pode o barramento PCI Express ter influência no desempenho do chip gráfico, digo isto pelo seguinte, através do CPUZ verifiquei que o barramento do PCI é 1X quando o máximo suportado é de 16X, como nunca tinha verificado isto antes, também não sei se inicialmente o barramento era este.

Poderá ser esta a causa do problema que afecta o meu portátil é que também como já disse anteriormente só quando puxo pela gráfica (jogos, filmes e afins) é que noto o portátil a empastelar, porque a trabalhar normalmente não se nota diferença nenhuma.

Desde já agradeço opiniões,
 
instalas-te o vista sp1 recentemente? eu tenho um M50SV e tambem noto isso, tou com 3530 no 3DMARK06, que placa grafica tens?
 
Ainda não instalei o SP1, a minha versão do Vista é portuguesa, acho que ainda não para a nossa língua, a gráfica do portátil é a Nvidia 8700 GT.
 
Tenho as actualizações automáticas activas e de vez em quando faço manualmente e nunca me apareceu o SP1, como é que fizeste?
 
Só uma pergunta para quem tem um Asus G2, qual é a velocidade do vosso bus PCI Express, o meu está a x1, quando pela lógica e já que o GPU (Nvidia 8700 GT) o admite, deveria estar a x16, penso que poderá estar aqui o problema do meu portátil, gostaria de tirar esta dúvida antes de enviar o "bicho" novamente para RMA.

Se puderem ajudar agradeço.
 
Só uma pergunta para quem tem um Asus G2, qual é a velocidade do vosso bus PCI Express, o meu está a x1, quando pela lógica e já que o GPU (Nvidia 8700 GT) o admite, deveria estar a x16, penso que poderá estar aqui o problema do meu portátil, gostaria de tirar esta dúvida antes de enviar o "bicho" novamente para RMA.

Se puderem ajudar agradeço.

Isso provavelmente é erro de leitura por parte do CPU-Z... não leves isso a sério...

Verifica se o CPU está a usar um multiplicador menor... verifica também a que frequencias o GPU e respectiva Memória estão a correr... usa por exemplo o RivaTuner...

Numa 8700M GT o core corre a 625Mhz, os SPs a 1250Mhz e as mems a 800Mhz.

Em relação ao 3DMark06, a 1280x1024 uma 8700M GT faz stock 4800/4900marks.

Abraço ;)
 
Não é só no CPU-Z que indica que o PCI está x1, também no Riva Tuner e no próprio painel de controlo da NVIDIA o PCI está x1.

Quanto ao CPU geralmente jogo e faço os testes com o processador a 1.3 volt, em modo High Performance, se o colocar em modo de Quiet Office, passa para os 1.1, acho que é a isto que te referes, quando falas em multiplicador menor, também utilizando o Riva Tuner e monitorizando o teste do 3Dmark06, o Core e os Sp correm na frequência que indicaste, as mems é que não passam dos 702Mhz.

Quanto ao resultado dos testes 3Dmark06, a resolução a que eu os faço normalmente é 1280x720 e já deu 5700Pts se a baixar para 1024x720 dá 5900 e na máxima resolução, que é de 1440x900 dá perto dos 5100pts.

Na assistência técnica fizeram um teste, do qual me enviaram um imagem onde o 3Dmark06, marcava 5500 Pts, não sei em que resolução por que não ma indicaram, mas que deu deu.

De qualquer das formas obrigado pela resposta.

Um abraço,
 
Não é só no CPU-Z que indica que o PCI está x1, também no Riva Tuner e no próprio painel de controlo da NVIDIA o PCI está x1.

Quanto ao CPU geralmente jogo e faço os testes com o processador a 1.3 volt, em modo High Performance, se o colocar em modo de Quiet Office, passa para os 1.1, acho que é a isto que te referes, quando falas em multiplicador menor, também utilizando o Riva Tuner e monitorizando o teste do 3Dmark06, o Core e os Sp correm na frequência que indicaste, as mems é que não passam dos 702Mhz.

Quanto ao resultado dos testes 3Dmark06, a resolução a que eu os faço normalmente é 1280x720 e já deu 5700Pts se a baixar para 1024x720 dá 5900 e na máxima resolução, que é de 1440x900 dá perto dos 5100pts.

Na assistência técnica fizeram um teste, do qual me enviaram um imagem onde o 3Dmark06, marcava 5500 Pts, não sei em que resolução por que não ma indicaram, mas que deu deu.

De qualquer das formas obrigado pela resposta.

Um abraço,

Boas

Possivelmente é um erro derivado da VBIOS certamente... a 8700M GT nem sequer funcionaria só com uma lane PCI-e...

Sugiro que faças um bench no 3DMark06 mas na ressolução padrão/oficial de 1280x1024. Irá dar certamente perto dos 4900/5000marks.

Quando estava a falar do multiplicador é o factor pelo qual se multiplica o FSB de modo a obter a frequencia de funcionamento do CPU. No teu caso é de 12.5(12.5x200=2500mhz). Verifica com o CPU-Z se existem quebras na frequencia do mesmo.

?!? Isso faz a praticamente a minha 8600m GT (4600/4700 marks) e com OC inferior aos clocks da 8700m GT chego aos 5200 marks...

Tal deve-se ao ratio core : shader processors... quando fazes OC na 8600M GT o ratio core SPs é menor nesta do que numa 8700M GT stock, existindo uma pequena vantagem face á freq dos SPs da 8700M GT nesse caso... uma 8700M GT stock, dá cerca de 4900marks a 1280x1024 num T7700. Sei disso pois tenho uma no meu M570RU... esse é o padrão. Já com OC chega a 6500marks a 1280x1024 com 762/1850/2000.

Abraço ;)
 
Boas

A resolução padrão que aparece no 3Dmark6, pelo menos no meu caso é 1280/720, a resolução de 1280/1024 não aparece, penso que o meu LCD não a suporta, a máxima é 1440/900, o LCD é WXGA, acho que é assim que se diz. Quanto ao CPU, fiz como me indicaste e não verifiquei quebras na frequência do mesmo.
Pelos vistos esta brincadeira só lá vai com RMA mesmo.

Obrigado
 
Back
Topo