1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Asus G2Sg - problemas gráficos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por AQuina, 17 de Abril de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1084)

1. AQuina

AQuina Power Member

Boas,

Em tópicos anteriores expliquei o que se passava com o meu G2sg, num breve resumo vou explicar o problema, a performance gráfica baixou para cerca de metade do inicial, testes 3Dmark06 já deram pontuações de 5900 e agora não chegam aos 3000. Já foi para a assistência da Asus através de RMA e veio com o mesmo problema.

A minha questão agora é a seguinte pode o barramento PCI Express ter influência no desempenho do chip gráfico, digo isto pelo seguinte, através do CPUZ verifiquei que o barramento do PCI é 1X quando o máximo suportado é de 16X, como nunca tinha verificado isto antes, também não sei se inicialmente o barramento era este.

Poderá ser esta a causa do problema que afecta o meu portátil é que também como já disse anteriormente só quando puxo pela gráfica (jogos, filmes e afins) é que noto o portátil a empastelar, porque a trabalhar normalmente não se nota diferença nenhuma.

Desde já agradeço opiniões,

2. pegil

pegil Power Member

instalas-te o vista sp1 recentemente? eu tenho um M50SV e tambem noto isso, tou com 3530 no 3DMARK06, que placa grafica tens?

3. AQuina

AQuina Power Member

Ainda não instalei o SP1, a minha versão do Vista é portuguesa, acho que ainda não para a nossa língua, a gráfica do portátil é a Nvidia 8700 GT.

4. pegil

pegil Power Member

ja ha, foi lançada dia 14 de abril podes fazer atraves do windows update, foi como eu fiz.

5. AQuina

AQuina Power Member

Tenho as actualizações automáticas activas e de vez em quando faço manualmente e nunca me apareceu o SP1, como é que fizeste?

6. AQuina

AQuina Power Member

Só uma pergunta para quem tem um Asus G2, qual é a velocidade do vosso bus PCI Express, o meu está a x1, quando pela lógica e já que o GPU (Nvidia 8700 GT) o admite, deveria estar a x16, penso que poderá estar aqui o problema do meu portátil, gostaria de tirar esta dúvida antes de enviar o "bicho" novamente para RMA.

Se puderem ajudar agradeço.

7. AudigyMaster

AudigyMaster Power Member

Isso provavelmente é erro de leitura por parte do CPU-Z... não leves isso a sério...

Verifica se o CPU está a usar um multiplicador menor... verifica também a que frequencias o GPU e respectiva Memória estão a correr... usa por exemplo o RivaTuner...

Numa 8700M GT o core corre a 625Mhz, os SPs a 1250Mhz e as mems a 800Mhz.

Em relação ao 3DMark06, a 1280x1024 uma 8700M GT faz stock 4800/4900marks.

Abraço ;)

8. AQuina

AQuina Power Member

Não é só no CPU-Z que indica que o PCI está x1, também no Riva Tuner e no próprio painel de controlo da NVIDIA o PCI está x1.

Quanto ao CPU geralmente jogo e faço os testes com o processador a 1.3 volt, em modo High Performance, se o colocar em modo de Quiet Office, passa para os 1.1, acho que é a isto que te referes, quando falas em multiplicador menor, também utilizando o Riva Tuner e monitorizando o teste do 3Dmark06, o Core e os Sp correm na frequência que indicaste, as mems é que não passam dos 702Mhz.

Quanto ao resultado dos testes 3Dmark06, a resolução a que eu os faço normalmente é 1280x720 e já deu 5700Pts se a baixar para 1024x720 dá 5900 e na máxima resolução, que é de 1440x900 dá perto dos 5100pts.

Na assistência técnica fizeram um teste, do qual me enviaram um imagem onde o 3Dmark06, marcava 5500 Pts, não sei em que resolução por que não ma indicaram, mas que deu deu.

De qualquer das formas obrigado pela resposta.

Um abraço,

9. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

?!? Isso faz a praticamente a minha 8600m GT (4600/4700 marks) e com OC inferior aos clocks da 8700m GT chego aos 5200 marks...

10. AudigyMaster

AudigyMaster Power Member

Boas

Possivelmente é um erro derivado da VBIOS certamente... a 8700M GT nem sequer funcionaria só com uma lane PCI-e...

Sugiro que faças um bench no 3DMark06 mas na ressolução padrão/oficial de 1280x1024. Irá dar certamente perto dos 4900/5000marks.

Quando estava a falar do multiplicador é o factor pelo qual se multiplica o FSB de modo a obter a frequencia de funcionamento do CPU. No teu caso é de 12.5(12.5x200=2500mhz). Verifica com o CPU-Z se existem quebras na frequencia do mesmo.

Tal deve-se ao ratio core : shader processors... quando fazes OC na 8600M GT o ratio core SPs é menor nesta do que numa 8700M GT stock, existindo uma pequena vantagem face á freq dos SPs da 8700M GT nesse caso... uma 8700M GT stock, dá cerca de 4900marks a 1280x1024 num T7700. Sei disso pois tenho uma no meu M570RU... esse é o padrão. Já com OC chega a 6500marks a 1280x1024 com 762/1850/2000.

Abraço ;)

11. AQuina

AQuina Power Member

Boas

A resolução padrão que aparece no 3Dmark6, pelo menos no meu caso é 1280/720, a resolução de 1280/1024 não aparece, penso que o meu LCD não a suporta, a máxima é 1440/900, o LCD é WXGA, acho que é assim que se diz. Quanto ao CPU, fiz como me indicaste e não verifiquei quebras na frequência do mesmo.
    Pelos vistos esta brincadeira só lá vai com RMA mesmo.

Obrigado

Partilhar esta Página