Asus GTX 580 dcu II aquece muito

jose_vilarinho

Power Member
Bom dia,

Sou novo no fórum.
Fiz um upgrade à minha placa gráfica. Tinha uma gtx 560 superclocked e tenho agora uma asus gtx 580 dcu ii.
O que se passa é que esta gtx 580 aquece muito em full load. Chega a 97ºc 98ºc no programa de testes Furmark.
Realizei o mesmo teste na gtx 560 e não ultrapassou os 81ºc.
A caixa é pequena, talvez possa ser do acondicionamento. (a gráfica também é enorme).
Tenho uma fonte NOX Urano 600w, i7 860, board msi 2a9c, 8 gb ddr3 1333mhz e disco Samsung 1Tb 7200 rpm.


Agradecia a vossa ajuda,


Cumprimentos.
 
Antes de mais nada bem-vindo!

Compraste essa 580 usada? Reparaste por acaso se havia lixo (pó) no cooler? Instalaste os drivers mais recentes?
Eu tenho uma 590 e mesmo bem limpinha ela atinge essas temperaturas mesmo com uma ventoinha de 200mm apontada para ela.

Contudo deixo um aviso, pensa futuramente mudar de fonte de alimentação. Creio que estás a puxar demasiado pela Nox e a abusar da sorte.

Cumprimentos
 
Sim comprei usada. Eu reparei no cooler e está limpo. Instalei os 310 e fiz downgrade para os 306. Também já pensei na questão da fonte. 600w é requisito mínimo. Sabem onde posso comprar uma fonte melhorzinha até 40€? Halfmman 700w na ***** por 30€ trará melhorias?
 
Não, não compres nenhuma halfmann.
Tenta vender a tua gráfica antiga, juntar algum e comprar uma xfx 550W/650W que te fica por volta dos 70/90 euros.
 
Eu fiz o teste no Furmark e uso o hwmonitor para ir vendo a temperatura. A questão que se coloca é a caixa. Tem apenas uma ventoinha atrás. E a parte de trás da gráfica está em contacto com uma parte de metal que pertence ao interior da caixa. Estava a pensar comprar uma NOX Blaze sx.
 
que temperaturas atinges durante um jogo exigente tipo battlefield 3 ou crysis2? o furmark regra geral faz a placa atingir temperaturas 10ºC ou mais do que um jogo exigente costuma fazer atingir...
contudo mesmo assim as temperaturas para uma placa com um cooler desse calibre e sem que lhe tenhas feito algum OC adicional são demasiado elevadas...o que me leva a pensar que ou esse cooler já foi desmontado anteriormente e não tenha voltado a ser colocado devidamente com massa térmica nova devidamente colocada ou então a massa termica com que vinha de origem já tenha secado...

verifica se os stickers na parte de trás da placa, especialmente aquele com o serial number esta intacto....caso não esteja e' porque o cooler já tinha sido removido...

de qualquer modo a solução passa por retirares o cooler, limpares a massa térmica actual e voltares a colocar uma nova de boa qualidade...
 
Voltei a correr o Furmark. A temperatura vai subindo até 97ºc, dispara o cooler ao máximo (3240 rpm), a temperatura desce até 85ºc, o cooler abranda e a temperatura volta a subir na mesma. O gráfico que forma ao longo do tempo são várias parábolas. Porque é que a temperatura não se mantém constante?
 
Uma caixa sem ventoinhas a enviar ar frio para dentro, nao vai facilitar em termos de temperatura, ainda por cima com essa versao da 580 de duas fans a deixar o ar quente la dentro...
 
Voltei a correr o Furmark. A temperatura vai subindo até 97ºc, dispara o cooler ao máximo (3240 rpm), a temperatura desce até 85ºc, o cooler abranda e a temperatura volta a subir na mesma. O gráfico que forma ao longo do tempo são várias parábolas. Porque é que a temperatura não se mantém constante?

daki so posso deduzir que o cooler+ fan tem capacidade para aguentar a temperatuda da grafica dentro dos aceitaveis, mas por algum motivo a ventoinha esta a disparar muito tarde, tenta instalar algum software de controlo de ventoinha que dê para fazeres um grafico de temperatura/rotaçao personalizado pois se calhar o modo automatico da grafica esta a funcionar mal.
 
O que deves fazer, em 1º lugar é melhorar o fluxo de ar da caixa. Tens que ter pelo menos uma fan a meter ar para dentro da caixa, preferencialmente á frente e outra atrás (de preferência) a retirar o ar quente. Se meteres mais, na direcção certa, melhor. Por exemplo, uma em cima a retirar ar e outra em baixo a mandar ar pra gráfica.

2º Desmonta o cooler, limpa-o bem, retira o pó acumulado entre as aletas de alumínio e limpa bem a massa térmica da GPU e da base do cooler e depois coloca massa térmica nova e volta a montar tudo.

Se depois disto ainda tiveres temperaturas mais altas do que é considerado normal para um cooler desses, ainda podes criar um perfil para as fans girarem a uma rotação superior dependendo da temperatura. Podes fazer isso com o programa ASUS GPU Tweek ou com o MSI Afterburner. Se bem que 3200 rpm já deve ser 70 ou 80% da rotação máxima que deve ser ~4000 (acho eu).


BTW... a XFX pro 550W (60/65€) já aguenta bem com isso, bem melhor do que a NOX 600 mas realmente para esse setup, o ideal é a de 650W (~85€).

É suposto teres essa temperatura mas com o clock nos ~900 mhz e 1,21v... mesmo assim, quase 100ºC com apenas ~120mhz de OC e com a fan a 100%... julguei que esse cooler fizesse melhor. Se calhar esses 97º no Furmark não é assim tão anormal qto isso...

voltagetuning.jpg
 
Última edição:
Boas. Finalmente, usando e Asus GPU Tweek e mantendo o cooler a 75%, consigo estabilizar a temperatura nos 79ºc.
Gostaria de pedir outra opinião em relação à fonte. Uma nox krypton de 1000w modelar é uma boa alternativa?
 
Não, essa Nox de 1000W não é uma boa alternativa...
E não uses o Furmark para testar a gráfica, se tens amor à mesma. É um programa irreal e já poucos reviewers o usam.
 
Back
Topo