Asus P4s8x-x Pci Lock

CuttyShark

Power Member
Boas!
Será que alguém me poderá tirar uma dúvida. Tenho uma board Asus P4S8X-X (chipset SiS648) e pretendia fazer overclock a um PIV 2.8 GHz Northwood C1 fsb 533MHz.
Na BIOS tenho uma opção: Chipset Clock Mode (synchronous, assynchronous, performance), será isto o PCI/AGP lock? Ao colocar no modo assincrono supostamente o bus PCI/AGP nao estara a funcionar no mesmo clock do processador e das memorias, gostava de saber como posso verificar se isso acontece realmente. Existe sempre a possiblidade de danificar a placa grafica!?!
Sou novo nestas andanças e gostava de dar um pouco de folego ao meu velho sistema, peço desculpa se disse alguma barbaridade. Se alguem me pudesse esclarecer, fico desde já mt agradecido.
 
Sim, o PCI Lock nessa mboard é escolhendo Assynchronous.

Se está fixo para os valores base, é exactamente para prevenir que haja corrupção de dados (gráficos/dispositivos IDE/etc).

Verificar, talvez com o Clockgen.
 
Obrigado pela ajuda! Vou começar a fazer experiencias e ver até onde consigo levar este processador

O Clockgen não se encontra disponível no site oficial e as versões que consegui encontrar por aí não são compatíveis com a minha board. Não existe outro programa que permita verificar o mesmo?
 
Última edição:
Agora que já me aventurei no overclock, surgiu-me a primeira instabilidade a 3192MHz (fsb 152), ao fim de 1h14m a correr o orthos deu esta mensagem:"FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4". Pensei que fosse falta de Vcore e aumentei de 1,525v para 1,5v. Desta vez acabei por receber a mensagem de erro aos 55 minutos e fiquei sem perceber. Das memórias não é, porque já lhes coloquei um divisor 1:1. Alguém sabe o que poderá originar este erro?

PS: As temperaturas nunca excederam os 44/45C
 
Última edição:
Mete as memórias a 2.6/2.7V (não há problema, visto que a tensão real é bem menor - eu com 2.7V na BIOs tinha em testes de carga 2.58V).

Talvez subindo mais um pouco o Vcore. Vê lá se a fonte também não poderá já estar a queixar-se.

Mete as memórias a 2.5-3-3-7-2T, só por segurança.
 
Pensei que não tinha de aumentar a tensão das memórias porque elas estão a funcionar abaixo dos 333MHz, de qualquer forma já eram esses os valores das latências que tinha. Talvez possa ser da fonte, embora eu pensasse que 22a nos 12v, 40a nos 5v e 30a nos 3.3v fossem suficientes.

Tive a pensar e talvez possa ser também a motherboard, pois tenho duas ventoinhas de 80mm ligadas a ela, mais a ventoinha do Zalman 7500.
 
Última edição:
Back
Topo