ASUS P5K-e WiFi AP - Problemas

te-x

Power Member
Boas, comprei este sistema (algumas peças aproveitei de um pc mais velho):

- LC Power Silent Giant 2.0 550W
- ASUS P5K-e WiFi AP
- GeForce 8800GT 256Mb Alpha Dog
- C2D E6750
- OCZ 2x1gb DDR2 Pc6400
- WD 320Gb IDE
- Drive DVD Samsung

Hoje passei pela ***** e trouxe este sistema (os 4 componentes mais actuais) e pela primeira vez montei um pc todo sozinho

Montei tudo, algumas coisas mais facilmente que outras, e arranquei o pc. Arranquei e a primeira vez encravou. Desliguei, esperei e à segunda arrancou. Passado um bocado bloquiou com esta mensagem:

"Reboot and select proper boot device or insert boot Device
or insert Moot media in selected boot device and press a key."

Antes de aparecer esta apareceu outra mensagem semelhante, mas tentei fazer umas coisas e acabou por vir a dar essa.

O disco tinha algumas partiçoes.

Já fui a bios e o seleccionei a ordem de arranque. Detecta-me a drive de disquetes bem, o disco também. O gravador de DVD detecta-me como "ATAPI CD-ROM".

Nao encontrei nada util sobre isto na net por isso precisava mesmo da vossa ajuda :S
 
o disco já tinha o sistema operativo antigo certo?
Ha casos em que consegues passar um windows de uma maquina antiga para uma nova e em que
o windows detecta tudo de novo.

Tens 1 contras e um pró : o sistema não é um sistema limpo e tens mistura de drivers
mas nao perdes tempo a instalar tudo de novo , programas etc.

O caso em que o windows não "gosta" do novo sistema, tens de instalar o windows novamente.

Vais a bios e no primeiro boot device colocas o gravador
No segundo boot device colocas o disco
Desactivas o resto

Colocas o cd do windows xp ou do vista e instalas o windows novamente.
Aqui podes pedir ao windows para reparar o anterior mas ai é um remendo que fazes para
poupar tempo mas o melhor é instalares tudo de raiz.
 
o disco tem umas particoes e alguns ficheiros 40Mb (+/-). Ja pus a ordem em:
ATAPI CD_ROM
Drive disquetes
Disco

Pus o cd do ubuntu e continuou com o mesmo erro :S
 
nao consigo arrancar o ubuntu
agora expreimentei com outra drive de cd e consegui ir ao menu do ubuntu. escolhi iniciar ubuntu mas passado um bocado deu outro erro. Nao apontei qual era, mas agora estou a tentar instalar o XP :S
 
só para dizer que ja correu tudo bem. O windows instalou sem problema nenhum. Estou agora a instalar drivers.
O gravador de DVD também ja funcina (bastou por em Slave).
Se quando voltar a tentar instalar o linux continuar com problemas volto aqui :)
 
pa_de_ouro_269.jpg


A drive é IDE ou SATA?
verififica na bios se não detecta, o drive pode ser muito recente para a board, talvez tenhas que actualizar a bios.
ou então o cabo pode estar danificado.
confesso que nunca me aconteceu
 
O Dvd Rom é IDE é um LG qualquer coisa, o problema é que já testei vários Dvd e Cd rom's e nenhum reconhece já verifiquei na Bios e está tudo a correcto meto para iniciar como Boot Cd e não reconhece o DVD-Rom . Mas o mais estranho é que já o utilizei para instalar lá um Windows e ela leu o DVD-Rom! Só que troquei de pc e agora precisava de ligar o velho e já não reconhece o DVD-Rom o gravador de DVD é detectado como "ATAPI CD-ROM".! Alguém sabe o que será?
 
muitas vezes na bios quando sao boards ue tem sata e ata ao mes tempo ha alguns controladores que estao coa oçao "nao instalado"..mete em automatico para detectar(não escolhas CD-ROM ou Disco...mete em AUTO......issodo slave e mater tem uito que se lhe diga...se tens mesmo problemas com isso e não consegues meter isso a dar faz assim...

1º faaz essas mudanças na bios para ter a certeza que está tudo em auto para detectar tudo!

2 se teu problema é master e slave experimenta trocar de cabo! (tou a falar do ATA/IDE)...porque Às vezesos cabos IDE tabém se estragam

3º se o problema é no SATA troca de cabo também e troca o cabo de alimentação (uo adaptador)...é uma tristeza que uma tecnologia destas que eio para ficar tenha uns conectores tão fraquinhos e foleiros (já estraguei dois cabos SATA e nao fui bruto com eles...

4º No sistema IDE se não consegues meter os dois dispositivos a funcionar nomesmo cabo estando um a master e outro a slave, e ja tentaste de tudo desde troar de controlador até verificar se os jumpers estão bem colocados..USA ESTE METODO EXTREMO QUE SO NAO SE USA HOJE EM DIA PORQUE A IBM quando começou a lançar discos no fim dos anos 90' de origem em PC's queriam que fosse o seu disco (IBM) a ser o disco principal do computador...então configuravam-nos como master...
MAS NUNCA VOS OCORREU PORQUEÉ QUE EXISTE A OPÇÃO CABLE SELECT?.....ora bem...faz assim:
1ª Liga os dois drives que queres ligar com a opção de jumper em cable select....o dispositivo que ficar na ponta será o master;
2ºCaso não fncione pega numcabo IDE que esteja velho pois vais brincar um puco com ele.....TOMA ATENÇÃO: tens o conector que liga à motherboard....depois tens o primeiro conector....AGORA ATENÇAO: Entre o primeiro conector e o segundo conector CORTA O CABO NUMERO 28 - e assim transformas o cabo normal de MASTER SLAVE num CABO CABLE SELECT!!!
procurei agora que nao me lembrava de qual er ao pin e está tudo aqui: http://www.pcguide.com/ref/hdd/if/ide/confCS-c.html

Atenção que os conectores IDE são sempre de 40 pinos...mas há cabos de melhor performance que usam 80 condutores apesar de serem de 40 pinos também....não te aconselho a ucortar um cabo desses pois esses de 80 condutores são bons....mas se so tiveres desses não esqueças de ou cortar 2 fios...ou simplesmente descravar o pin 28 no conector na ponta oposta ao conector que liga à motherbord!.....se não conseguesligar em MAster Slave o Cable Select quase de certea que vai resultar a não er que o problea seja o controlador IDE !!


isto são as minhas sugestoes...o pessoa ja deu montes delas...pode nem ter nada a ver com isto mas pela evolução quevi tu tas-te a safar se cahlhar nem precisas de nada disto!!!

qualquer coisa avisem..

abraço
 
então ou é BIOS (faz-lhe um reset com o jumper de reset da bios caso ainda nao tenhas feito.......em ultimo caso pode ser do equipamento ser velho que disseste que um dos dispositivos era antigo(mas o sistema manteve-se igual ao longo dos anos, nao me parece)...emultimo caso ocontrolador deu oberro (tive umcomputador que so funcionava um dos dois controladores IDE por algum motivo que nunca descobri!....

epa...sem tar em frente ao computador e tar praqui a atirar ideias ao ar é mesmo dificil...eu tento ajudar aqui os foruns porque ja me ajudaram bastante a mim aqui, mas isto assimé dificil......quando o coputador arranca no POST (com o QuickBoot DESACTIVADO NA BIOS) não aparece mensgens de erro?....detecta os dois controladores IDE?(ou 1 se é o caso)....ou mesmo depois do linux com o Live CD (ou windows arrancarem) se fores saos gestores de dispositivos não aparece nada lá de estranho?.....
 
Back
Topo