Um Toshiba que tenho, nunca deu qq problema. É um Satelite qq coisa com um amd k7 475mhz(?) com 192mb de RAM (64 originais + 128mb de expansão) e um disco de 20gb (expansão do original de 4gb) e tem uns 6 anos. Claro que já está encostado há algum tempo mas ainda corre o XP. Quanto à assistência, por acaso até não tenho muito bem a dizer: das vezes que fiz as expansões, sempre que os contactava eles ou não me respondiam, ou diziam que enviavam um email e depois não enviavam e no final optei por não a usar porque era uma seca. Tenho um colega que na altura ficou quase 4 meses sem o portátil porque o mandou arranjar uma vez que tinha partido o encaixe do modem (era um patilha que servia de tampa e de encaixe quando aberta). Por isso, não tenho grandes referências. A empresa que fazia a assistência no Porto era a CPCNet, que infelizmente tive de contactar passado uns anos quando comprei um HP e cujo o serviço de atendimento ao cliente não tinha melhorado desde então. Por isso, quanto à qualidade do material acho que a Toshiba é uma boa marca, qt à assistência já não digo isso (não sei se entretanto mudaram de política/forma de trabalhar).
Qt à Asus, comprei o meu primeiro portátil (A8Js) há cerca de 3 meses, por isso não tenho qq razão de queixa. Já os contactei com algumas questões e foram rápidos a responder. Queixei-me do barulho que a ventoinha faz e eles ofereceram-se para a trocar (só não enviei porque preciso do computador e estou no estrangeiro). Até agora não tenho nada a apontar (se calhar daqui a um ano digo outra coisa).
Uma coisa que me parece é que, consegues comprar um Asus ao mesmo preço ou mais barato que um Toshiba com melhores características. Claro que tb se pode dizer isso de marcas brancas, mas a Asus não é uma marca branca. É um grande produtor internacional que produz para a Dell, Sony e mesmo Mac. Por isso, julgo que é uma marca de confiança.