Asus WL-500gP & LG-P1, are't friends anymore.Problemas.

nazariy

Power Member
Viva,
Bem , acontece o seguinte, comprei um router wl-500gP e durante algum tempo(semanas), o sinal rondava 5* no windows xp sp2.
e no linux OpenSuse 10.3, KD as coisas eram parecidas:
(2.412Ghz)-54Mbits
Link Signal- 88/100
Signal Level- 45 dBm
Noise Level- 47
Tx-Power- 15

depois acontece algo, nao sei o que e quando, mas o "Link Signal" começa descer (sem mais nem menos) e subir, por vesez nem se quer consigo connectar ao router.
Nao consigo descubrir se é o problema do router ou do portatil (LG P1, a correr OPENSUSE 10.3, KDE) , porque o meu vizinho tem um linksys, nao tem tantas quedas e subidas no sinal, mas tambem, por vesez não consigo conectar-me a rede que ele tem.
"Connection Failue
Could not connect to the network"

Já experimentei fazer reboot ao router, reinstalar Suse, mas o resultado é sempre o mesmo, num momento tenho 80% e 54Mb, e noutro tenho 65% e 12Mb.
Eu pessoalmente suspeito do KNetworkManager do Linux, mas nunca se sabe.

O último iwconfig deu isto:
icon_sad.gif

eth0 IEEE 802.11g ESSID:"Asus"
Mode:Managed Frequency:2.462 GHz Access Point: 00:....
Bit Rate:12 Mb/s Tx-Power:15 dBm
Retry limit:15 RTS thr:off Fragment thr:off
Encryption key:off
Power Management:off
Link Quality=65/100 Signal level=-70 dBm Noise level=-74 dBm
Rx invalid nwid:0 Rx invalid crypt:0 Rx invalid frag:0
Tx excessive retries:0 Invalid misc:3665 Missed beacon:0

Alguem sabe o que está a contecer? Como é que posso ter uma ligação com mais estabilidade?
ahh e o que é que significa " Invalid misc:3665 " ?

Obrigado
Cump.


Configurações:
Portatil: LG-P1 com OpenSuse 10.3, KDE que está a 3 metros do router, mas tambem tenho uma parede ( composta de 2 tijolos).
O router: Asus WL-500gP, está com firmware de origem (1.9.7.4), está no Chanel 11 (a rede do vizinho tambem), Wireless Mode: Auto , AP mode:AP Only, Radio Power: 17 (já estava assim) ,não tenho password, só tenho ligado MAC Access Mode.
Tenho uma pen de 64Mb(hehe é muito nao é)e uma impressora ligada. e tenho um laptop, e 3 desktops ligados.
O router encontra-se ao pe de um dos desktop, e de muitas tomadas. será q isto faz alguma interferencia ao sinal?

Já andei a fazer testes, (sem objectos pelo meio)
--------------------
1-metro
Link Signal- 93
Signal Level- 36
Noise Level- 34
Tx-Power- 15
--------------------
3-metros
Link Signal- 92
Signal Level- 38
Noise Level- 39
Tx-Power- 15
--------------------
7
Link Signal- 88
Signal Level- 44
Noise Level- 45
Tx-Power- 15
----------------------------------------
 
Tomando em consideração que o sinal ha uns tempos atras era bem mais estavel mantendo as mesmas condiçoes entao é pq passou a haver alguma interferencia seja ela de outro wireless ou de qq outra interferencia radio que começou a cortar o teu sinal.

Bem, o que eu faria era sacar o netstumbler e ver que canais andam a ser usados. Dar uma passeata pela casa e registar isso tudo. De seguida é usar um canal em que nao esteja lá ninguem ou entao plo menos o menor nº de pessoas possíveis caso o 1º n seja possível.

Fazer updates a drivers também ajuda bastante nos receptores. Já comprovei isso, com drivers mais recentes se apanhava melhor o sinal, em alguns casos esta claro.

Acima de tudo acho que deves fazer passo a passo e ir eliminando hipóteses e testar outra localização do router só para ver se será uma interferencia naquela zona onde esta o dito.


ACho que ja tens trabalhito pa fazer. Força!

Código:
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<1ms TTL=255
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<1ms TTL=255
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<1ms TTL=255
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<1ms TTL=255
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<1ms TTL=255
Reply from 192.168.0.1: bytes=32 time<1ms TTL=255

Ping statistics for 192.168.0.1:
    Packets: Sent = 6, Received = 6, Lost = 0 (0% lo
Approximate round trip times in milli-seconds:
    Minimum = 0ms, Maximum = 0ms, Average = 0ms

ps: ja me ia esquecendo. Mto importante, pingar a gateway em command line. ping "ip da gateway" -t . Quanto menor a latencia melhor o sinal. Eu gosto de ter isto nos 1ms a 2ms de resposta. La para os 4 já começo a ter quebra smas isso agora depende muita coisa. O importante é ter em mente quanto mais proximo de reposta 1ms melhor! Se conseguires ter <1ms É perfeito!!!
 
Última edição:
Hehe o problema está resolvido!

eram as tomadas/fios/interferências magnéticas/electrostáticas, bla bla bla, ok resumindo, tirei o router (quitado do menino, :lol:) e aquilo está a 5*****, hehehe
Sempre soube que aquele tipo de interferências fazia mal, mas nunca pensei que fizesse assim tanto.
Para os futuros utilizadores, nada de tomadas a menos de 1metro, (incluindo PC's), :D

Obrigado pela ajuda v0rlon.
 
Ah pois! E ate o microndas a funcionar faz. Convem evitar canais 6/7 geralmente é por ai q anda a interferência do microondas ehehe. Nada como o netstumbler para testar o canal mais estavel.

Cumps.
 
Back
Topo