ATI e XGI lançam versões do TurboCache

RavenMaster

Power Member
"Outras empresas deverão lançar, neste início de 2005, placas de vídeo com recurso para compartilhamento de memória, como o TurboCache, da nVidia. Esse tipo de tecnologia permite, por exemplo, que uma placa com apenas 16 MB funcione como se tivesse 128 MB, "roubando" memória do sistema. A primeira deverá ser a ATI, com o esperado HyperMemory, presente em uma nova versão do chip Radeon X300.
A XGI também deverá apresentar uma solução de compartilhamento, no máximo até o segundo trimestre, nas placas baseadas no novo chip básico XG47 (com interface PCI Express). A tecnologia, segundo rumores, seria batizada de Dash Cache e teria funcionamento bastante similar ao do TurboCache."

link
 
Pessoal que não estão viradas para dar balurdios por placas gráficas talvez?

Ram é mais barato que uma gráfica (memo que manhosa) com mais ram, e se isto se provar funcionar bem para o mercado alvo (low-end) força nisso...
 
Compras uma placa ranhosa com pouca ram e depois ainda lhe espetas a ram do sistema para ficar mais ranhosa ainda?????

Se ainda fosse um PC de "escritorio"... mas até eu que tenho aqui no work um pc com grafica onboard com mem sharing e a ram d grafica tá no minimo que são 4MBs... iremos começar a ver graficas com 1 ou 2 MB de VRAM????
 
Encarnado disse:
Compras uma placa ranhosa com pouca ram e depois ainda lhe espetas a ram do sistema para ficar mais ranhosa ainda?????

Se ainda fosse um PC de "escritorio"... mas até eu que tenho aqui no work um pc com grafica onboard com mem sharing e a ram d grafica tá no minimo que são 4MBs... iremos começar a ver graficas com 1 ou 2 MB de VRAM????

A ideia é boa, a implementação (até agora) é que não é nada de especial. Eu pelo menos preferia uma 6200 normal a uma TC e os preços não são muito diferentes.

Por agora acho que vai servir para as Dells, Hp, etc, onde a minima diferença de preço compensa. Podem meter 6200/X300 nos specs, gastando um pouco menos.

No futuro, pode ser muito interessante para graficas nos portateis, ***** com grafica integrada ou como memoria virtual (do genero 3dlabs realizm).
 
Tal como o nemesis disse a ideia é muito boa, assim eles podem integrar chips graficos muito mais potentes pelo mesmo preço claro k nunca performam igual sem custar mais a 6200 TC é supostamente a sucessora em preço às placas de 40 euros tipo FX5200 e Mx440, com um chipset grafico muito melhor só possivel pelo preço por não ter memoria ram k representa 60% do preço da grafica...

claro k ao preço k elas tão... tá anedótico

mas esta solução é optima para os fabricantes como HP, acer, IBM, uma vez k eles sim poupam 60% no custo (o pobre do zé povinho ék come com o preço de tabela k se f0d€)

eu nem me admirava, aliás gostava k esse mac novo de 500 euros trouxesse uma 6200 TC, FX 5200 ék n :S
 
I_Eat_All disse:
eu nem me admirava, aliás gostava k esse mac novo de 500 euros trouxesse uma 6200 TC, FX 5200 ék n :S

Prepara-te que é o que irá provavelmente levar.
Por mim não me importo, já que não quero o Mac pa jogar.
 
Encarnado disse:
Prepara-te que é o que irá provavelmente levar.
Por mim não me importo, já que não quero o Mac pa jogar.

sim mas custando as duas o mm preço era 1 optimo value para a apple, todos nós keremos macs pa bulir e navegar, ng ker jogar, mas fx 5200 é mto baixo

n te eskeças k assim a apple poupava na memória ram da grafica ou seja ficava exactamente pelo mesmo preço com + potençia

provavelmente só iria era ter 16MB de turbocache sendo mac d entrada
 
?? E para que queres uma placa grafica com 256MBs de RAM num computador que não é para jogar?

Comprei uma X300 para o PC do trabalho. Tem 128MBs. Se houve uma com 32MBs de RAM e que fosse metade do preço, tinha-a comprado.
Mas um gajo que queira construir um computador para NÃO jogar com PCI-E está tramado porque terá sempre que comprar uma peça com excesso de "especificação" porque não há mais baixa.

Para mim, 32MBs de RAM na placa desde Mac já me xegam e sobram. 16MB de RAM é o minimo para usar o Quartz Extreme (aceleração 3D do interface Aqua).
 
Encarnado disse:
?? E para que queres uma placa grafica com 256MBs de RAM num computador que não é para jogar?

Comprei uma X300 para o PC do trabalho. Tem 128MBs. Se houve uma com 32MBs de RAM e que fosse metade do preço, tinha-a comprado.
Mas um gajo que queira construir um computador para NÃO jogar com PCI-E está tramado porque terá sempre que comprar uma peça com excesso de "especificação" porque não há mais baixa.

Para mim, 32MBs de RAM na placa desde Mac já me xegam e sobram. 16MB de RAM é o minimo para usar o Quartz Extreme (aceleração 3D do interface Aqua).

o facto de ser minimo... o windows XP tb pede 333 MHz e acredita k não corre muito bem...
32 MB é ridiculo... minimo 64, mas concordo contigo na medida k os macs n são para jogar mas ng tá a falar de um mac com uma 6800 ultra, kuanto melhor a placa grafica pelo mesmo preço, melhor portanto vê a gama baixa temos as x300 as 9200 as 5200 e as 6200 escolhe a tua preferida...
A marca k conseguir assegurar a sua placa grafica ali dentro tá em frente a um potençial negocio de milhões, e também os clientes muitos ficariam muito satisfeitos com geforce 6200 com purevideo uma vez k cmo já mtos disseram este é um optimo media center, a apple só tem de jogar bem as cartas embora neste momento tenha já 1 bestseller nas mãos a n ser k seja feio comó raio k vindo da apple, duvido
 
A minha preferida: ATI.

Para saber o que lá vem, terá que se esperar.
Espero que seja ATI... mas se o iMac G5 tem nvidia, o mais certo é ser nvidia...
 
Encarnado disse:
A minha preferida: ATI.

Para saber o que lá vem, terá que se esperar.
Espero que seja ATI... mas se o iMac G5 tem nvidia, o mais certo é ser nvidia...
não tenho preferidas à uns meses seria ATi sem duvida... agora é nvidia, até pela qualidade de imagem kuando vires o pure video em acção sobre um video rasca n keres outra coisa...
espero k o apple tenha a placa com melhor desenpenho de gama baixa desta geração, cmo tal... ati n pareçe o mais indicado pois não?

e akilo k tvas a dizer... das placas graficas... bem com turbocache de facto a placa grafica teria 16 MB de turbo ram
depois vai é buscar mais à ram, ou seja o desenho é muito bom, em termos de preço k lhes fica, poupam uma fortuna em memorias k desce o preço da grafica em cerca de 50% logo pode ter um chip grafico melhor do k o resto das placas de gama de entrada, pensa k tens não uma x300 mas sim uma 1a 9600XT mas pelo preço de uma 5200, não à hipótese de escolher ati, pior é k para o pobre faminto vendem-nas ao preço das k têm a RAM toda integrada, sabemlha toda
 
"Segundo um artigo do The Inquirer, a ATI deve lançar até a próxima semana seu primeiro chip com tecnologia HyperMemory, similar ao TurboCache da nVidia, que permite que uma placa com apenas 16 MB, por exemplo, "roube" memória do sistema para alcançar 128 MB. Esse recurso permitirá a oferta de placas de vídeo mais baratas. O primeiro chip da ATI a receber o HyperMemory, de acordo com o site, será o Radeon X300 SE, que tem quatro canais de renderização, roda a 325 MHz e usa memória a 400 MHz. Empresas menores também planejam recursos similares. A XGI pretende lançar em breve versões do chip XG47 com uma tecnologia chamada Dash Cache."

link
 
Back
Topo