ATI offers DirectX - OpenGL converter

mascarilha

I folded Myself
ATI offers DirectX - OpenGL converter

Graphics chip maker ATI Technologies has released HLSL2GLSL, an open source application designed to help programmers convert graphics code optimized for Windows’ DirectX 9 Application Programming Interface (API) to OpenGL, which is used on the Mac. Binaries for Mac OS X and Windows are available for download.

High Level Shader Language (HLSL) was developed by Microsoft to enable programmers using its DirectX API to develop complex graphical effects. Its OpenGL equivalent is GLSL, and this application enables developers to translate HLSL shaders into GLSL instead. The software generated either GLSL 1.10.58 desktop OpenGL shaders or ES SL v1.00 embedded OpenGL ES shaders.

Many Mac OS X programmers already working on Mac games or cross-platform conversions already have home-rolled tools in their own libraries that provide them with the ability to convert DirectX code into OpenGL code. Commercial products exist that do the same. But ATI is offering this software — released earlier this month as version 0.9 — to further assist programmers who want some help.

The download includes documentation and a library file, along with a standalone command line application that converts snippets of HLSL code into GLSL instead.

xelentes noticias principalmente para quem usa MAC e LINUX ;)

cumps
 
Última edição:
Como não conseguem fazer drivers OpenGL nativos com performance competitiva, usam emulação via DirectX e acabam com o desenvolvimento dos mesmos de uma vez.

O OpenGL profissional não está no mesmo nível descendente dos jogos com OpenGL.
Nesse mercado profissional, o DirectX aínda é uma gota no oceano.
 
Como não conseguem fazer drivers OpenGL nativos com performance competitiva, usam emulação via DirectX e acabam com o desenvolvimento dos mesmos de uma vez.

O OpenGL profissional não está no mesmo nível descendente dos jogos com OpenGL.
Nesse mercado profissional, o DirectX aínda é uma gota no oceano.

Consegues tu por eles....és um génio.

Penso que o objectivo desta ferramenta é facilitar os ports de jogos multiplataformas, neste caso é de louvar.
 
Agora os produtores de jogos já não têm desculpas pelo menos em tentar fazer o port. Para o utilizador comum é uma questão de esperar que haja frutos.
 
O giro é que deve ser preciso uma ATI pra os jogar, aí a Nvidia ta em baixo :D

Se passa de Dx9 para OpenGL, uma gráfica Nvidia corre OpenGL, logo deve correr o port.

blastarr, a ATI vai ter de continuar a fazer drivers para Linux, e se esta ferramenta tiver sucesso, então ainda melhores esses mesmos drivers terão de ser, pq vais começar a ver + jogos em linux.
 
Se passa de Dx9 para OpenGL, uma gráfica Nvidia corre OpenGL, logo deve correr o port.

blastarr, a ATI vai ter de continuar a fazer drivers para Linux, e se esta ferramenta tiver sucesso, então ainda melhores esses mesmos drivers terão de ser, pq vais começar a ver + jogos em linux.

Isto se eles não converterem a usar extensões proprietarias das gráficas da ATi.
 
Como não conseguem fazer drivers OpenGL nativos com performance competitiva, usam emulação via DirectX e acabam com o desenvolvimento dos mesmos de uma vez.

O OpenGL profissional não está no mesmo nível descendente dos jogos com OpenGL.
Nesse mercado profissional, o DirectX aínda é uma gota no oceano.

não percebi: o objectivo não é portar os jogos de directx PARA opengl? :zzz:
 
Essa teoria de que fizeram isto porque não querem fazer decentes para openGL não tem cabimento nenhum..
Isso aplicava-se se eles fizessem um tradutor de opengl para directx, assim o driver-alvo seria o directx.

this application enables developers to translate HLSL shaders into GLSL instead
Se o conversor traduz de directx para opengl então o driver que vai ser usado depois da conversão é o de opengl.
Antes pelo contrário, esta aplicação mostra é confiança no desenvolvimento de drivers opengl da ATI.
 
Última edição:
Essa teoria de que fizeram isto porque não querem fazer decentes para openGL não tem cabimento nenhum..
Isso aplicava-se se eles fizessem um tradutor de opengl para directx, assim o driver-alvo seria o directx.


Se o conversor traduz de directx para opengl então o driver que vai ser usado depois da conversão é o de opengl.
Antes pelo contrário, esta aplicação mostra é confiança no desenvolvimento de drivers opengl da ATI.

Exactamente.
Dai os Mac poderem usufruir desta ferramenta ;)
 
Esta ferramenta da ATI é basicamente um conversor de shaders, não é ?
Hum...
Aliás, já em 2001...


Também não sabia que, para converter um jogo DirectX para OpenGL bastava converter os shaders... E o resto ? (geometria, texturas, etc)
Até porque nem tudo o que existe em OGL é feito com a linguagem GLSL, bem pelo contrário, é uma adição relativamente recente à API.
 
Última edição:
O primeiro link é um visualizador e editor de shaders, nada a ver com conversão.
O segundo link é um conversor de vertex shaders 1.1 do directX 8.0.. um pouco antigo, não?

A verdade é que as ferramentas existem há muito tempo, e eu não abri uma thread só para falar delas...
 
Última edição pelo moderador:
Esse tipo de ferramentas existem às carradas, algumas delas mais completas que esta, aliás o artigo refere isso.

Esta simplesmente foi feita pela ATi, nada mais. É mais uma ajuda para a malta a usar GLSL.
 
Isto nao tem nada de mais... kuase kualker 1 consegue fazer isto...

o hlsl e o glsl sao mt parecidos no q diz respeito a sintaxes... a unica grande diferença é que o glsl usa variáveis hardcoded e o hlsl não...

é so publicidade :zzz:

ps-mudem o título da thread...
 
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