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ATI offers DirectX - OpenGL converter

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por mascarilha, 20 de Novembro de 2006. (Respostas: 19; Visualizações: 1986)

  1. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    xelentes noticias principalmente para quem usa MAC e LINUX ;)

    cumps
     
    Última edição: 20 de Novembro de 2006
  2. blastarr

    blastarr Power Member

    Como não conseguem fazer drivers OpenGL nativos com performance competitiva, usam emulação via DirectX e acabam com o desenvolvimento dos mesmos de uma vez.

    O OpenGL profissional não está no mesmo nível descendente dos jogos com OpenGL.
    Nesse mercado profissional, o DirectX aínda é uma gota no oceano.
     
  3. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Isto é optimo para os Macs.
    Excelente ferramenta ;)
     
  4. Punkas

    Punkas I fold therefore I AM

    Consegues tu por eles....és um génio.

    Penso que o objectivo desta ferramenta é facilitar os ports de jogos multiplataformas, neste caso é de louvar.
     
  5. mascarilha

    mascarilha I folded Myself

    nem mais ;)


    cumps
     
  6. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Excelente noticia :D

    Bem queria eu que pelo menos 90% dos jogos fosse multi-plataforma...era bem bom :P
     
  7. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    Podiam fazer um binário para Linux. Pelo menos para as distros principais.

    Seja como for, parece uma ideia interessante.
     
  8. [knap]

    [knap] Power Member

    Sendo open source não deve demorar muito tempo até começar a correr em linux.
     
  9. kanguru

    kanguru [email protected] Member

    Agora os produtores de jogos já não têm desculpas pelo menos em tentar fazer o port. Para o utilizador comum é uma questão de esperar que haja frutos.
     
  10. Punkas

    Punkas I fold therefore I AM

    O giro é que deve ser preciso uma ATI pra os jogar, aí a Nvidia ta em baixo :D
     
  11. skandal

    skandal Power Member

    Se passa de Dx9 para OpenGL, uma gráfica Nvidia corre OpenGL, logo deve correr o port.

    blastarr, a ATI vai ter de continuar a fazer drivers para Linux, e se esta ferramenta tiver sucesso, então ainda melhores esses mesmos drivers terão de ser, pq vais começar a ver + jogos em linux.
     
  12. Punkas

    Punkas I fold therefore I AM

    Isto se eles não converterem a usar extensões proprietarias das gráficas da ATi.
     
  13. Mitch

    Mitch Banido

    não percebi: o objectivo não é portar os jogos de directx PARA opengl? :zzz:
     
  14. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Essa teoria de que fizeram isto porque não querem fazer decentes para openGL não tem cabimento nenhum..
    Isso aplicava-se se eles fizessem um tradutor de opengl para directx, assim o driver-alvo seria o directx.

    Se o conversor traduz de directx para opengl então o driver que vai ser usado depois da conversão é o de opengl.
    Antes pelo contrário, esta aplicação mostra é confiança no desenvolvimento de drivers opengl da ATI.
     
    Última edição: 21 de Novembro de 2006
  15. DJ_PAPA

    DJ_PAPA Power Member

    Exactamente.
    Dai os Mac poderem usufruir desta ferramenta ;)
     
  16. blastarr

    blastarr Power Member

    Esta ferramenta da ATI é basicamente um conversor de shaders, não é ?
    Hum...
    Aliás, já em 2001...


    Também não sabia que, para converter um jogo DirectX para OpenGL bastava converter os shaders... E o resto ? (geometria, texturas, etc)
    Até porque nem tudo o que existe em OGL é feito com a linguagem GLSL, bem pelo contrário, é uma adição relativamente recente à API.
     
    Última edição: 21 de Novembro de 2006
  17. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    O primeiro link é um visualizador e editor de shaders, nada a ver com conversão.
    O segundo link é um conversor de vertex shaders 1.1 do directX 8.0.. um pouco antigo, não?
     
    Última edição pelo moderador: 22 de Novembro de 2006
  18. blastarr

    blastarr Power Member

    A verdade é que as ferramentas existem há muito tempo, e eu não abri uma thread só para falar delas...
     
    Última edição pelo moderador: 22 de Novembro de 2006
  19. ptzs

    ptzs Power Member

    Esse tipo de ferramentas existem às carradas, algumas delas mais completas que esta, aliás o artigo refere isso.

    Esta simplesmente foi feita pela ATi, nada mais. É mais uma ajuda para a malta a usar GLSL.
     
  20. muddymind

    muddymind 1st Folding then Sex

    Isto nao tem nada de mais... kuase kualker 1 consegue fazer isto...

    o hlsl e o glsl sao mt parecidos no q diz respeito a sintaxes... a unica grande diferença é que o glsl usa variáveis hardcoded e o hlsl não...

    é so publicidade :zzz:

    ps-mudem o título da thread...
     
    Última edição: 2 de Dezembro de 2006

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