ATI VS nVidia

Status
Fechado a novas mensagens.

abc

Portugal@Home Member
Muita gente parece feliz com a morte anunciada da nVidia. Não percebo realmente as "mentes brilhantes" de consumidores de hardware que suportam mercados monopolistas, mas a melhor explicação que me ocorre é que muita gente neste forum deve ser sócia da ATI. Se tal não se verificar, gostaria que me explicassem os benefícios dum mercado monopolista para o consumidor (especialmente para o consumidor português que tem um poder de compra incomensurável). Presumo que os mesmos que são a favor de mercados monopolistas (neste caso dos GPU's) devem estar felicíssimos com a situação dos OS's, o Microsoft Windows é um sistema operativo absolutamente perfeito e é óbvio que a Microsoft utiliza o seu monopólio para benefício exclusivo dos consumidores.
Será que os defensores de mercados únicos não vem que a queda de monopólios na área informática tem trazido benefícios para todos ?
Vejamos o caso dos CPU's, a meu ver desde que a AMD e a Intel disputam avidamente o mercado a qualidade/preço dos CPU's tem vindo a tornar-se mais benéfica para os consumidores. Os processadores PIV não terão evoluído substancialmente em relação aos PIII, graças à superioridade dos Athlon Thunderbird em relação aos PIII ? Os preços (relativamente) baixos dos processadores Athlon XP não serão devidos à presença dos PIV que são superiores (sim, não me venham dizer que Athlon XP com DDR é superior a um PIV com RIMMS, tenho ambos) mas também o são no preço ?
No próprio mercado das gráficas, vimos a ATI lançar produtos de grande qualidade a preços relativamente baixos de forma a combater o então monopólio da nVidia e as próprias placas com GPU's nVidia baixaram de preço com a saída das ATI, acham que tal teria acontecido se a ATI não existisse ? Se calhar ainda pagaríamos 500€ por uma Ti4200.
O que quero dizer com toda esta conversa é que a concorrência é sempre benéfica para nós os consumidores. Por isso deixem de se "incluir" fanáticamente em facções pro-isto, pro-aquilo e pensem em vocês, no material de qualidade superior que podem adquirir por muito menos dinheiro quando o mercado não é monopolista, ou então permaneçam na ilusão que os "paladinos da justiça ATIanos" vão na sua cruzada contra o "Evil Empire nVidian" e que quando o esmagarem os GPU's vão ser perfeitos e vamos todos viver num mundo onde não é preciso pagar 500€ de seis em seis mese para ter acesso a um GPU de última geração.

Perdoem-me a seguinte analogia com a obra "O Senhor dos Anéis", talvez considerada (a analogia) por muitos como infantil ou idiota, mas o monopólio é como o "The One Ring", antes de o possuírmos pensamos que poderíamos mudar o mundo para melhor se o tívessemos, mas depois de o possuir acabamos por cair no desejo do poder. E acreditem, uma multinacional como a ATI (ou a nVidia, ou Intel, ou AMD, ou Microsoft, ou Apple, etc) não quer o monopólio para nos beneficiar a nós mas sim para benefício próprio.

Cumprimentos

André Cunha


P.S. - Não sabia muito bem onde colocar este post, por isso pus aqui visto que é neste forum que tenho visto mais discussão sobre este assunto, mas desde já as minhas desculpas aos moderadores do forum se entenderem que se encontra mal colocado, e que o coloquem noutro lado ou apaguem se assim o entenderem.

Cumprimentos
 
Última edição:
OFF TOPIC

Originally posted by ednoc
ps:a analogia ficava melhor com o filme STARWARS :cool:

Por acaso estive indeciso entre o SW e LOTR :rolleyes:, mas acabei por escolher por escolher o "Senhor dos Anéis" porque parece que está mais "in" :D

Fica aqui a redenção:

lsvader.gif
 
Só não percebo a dica do Linus. Toda a gente sabe que o que ele deu à borlix à comunidade tem direito a algum reconhecimento e claro a receber bem pelos seus préstimos de consultor.

Ele não vive no mesmo bairro, ele tem uma casa perto da do Bill Gates, a tal com quase 40 hectares. Mas não têm nada a haver uma coa outra.

Alem disso ele nunca travou batalhas anti-capitalismo, apenas anti-monopolio, nas quais ele acreditava que havia alternativas ao windows melhores e mais seguras. Alias como milhares de programadores de todo o mundo fizeram.

O restante concordo absolutamente. Quantas mais empresas ávidas de capital existirem melhor.
 
Eu tinha alguma admiração pelo Linus, mas desde que vi um documentário sobre o "open source", confesso que fiquei desiludido, e o que disseram nesse documentário, no qual ele foi entrevistado várias vezes, que ele vivia "literalmente" ao lado do Bill Gates. Não pude deixar de ficar chocado com esta situação. E quando afirmo que ele combateu os malefícios capitalismo, não lhe estou a chamar comunista (embora o "Red Flag", seja o S.O. oficial chinês [sim, eles tem um S.O. oficial que é usado em todas as entidades estatais chinesas] e é baseado em Linux, mas como o Linux é "open source", não tem qualquer relação), a Microsoft, quer gostamos quer não, é um produto (malefício) do capitalismo na sua forma actual, e ele ao querer (e muito bem) que o "open source" fosse obrigatório para todos, está a dar uma machadada no capitalismo, pois a essência das sociedades capitalistas permanece na não interferência do Estado na economia, na auto-regularização do mercado, etc. Talvez tenha exagerado quando afirmei que ele "combateu", vou reformular para "moderar".

As minhas desculpas aos utilizadores e admiradores de Linux e do seu criador Linus se estas informações forem de facto exageradas. Vou proceder à alteração dessa minha afirmação.

Cumprimentos
 
Sempre tive esta ideia acerca de algumas mentalidades:

Nvidia, Intel, Microsoft --> EVIL

ATI, AMD, Linux --> GOOD

Acho que é aquela cena do defender o mais fraco... Devia de haver estudos sociológicos acerca disto...:rolleyes:
 
Antes de a ATI ter surgido com o chip R300 verificava-se uma situação de pré-monopólio por parte da nVidia no que toca a placas gráficas... O mesmo se passou com a 3DFX quando surgiram as Voodoo.

Portanto que tudo são fases cíclicas que vão passando, e o que o pessoal quer não é placa da companhia X ou Y, mas sim, bons GPU's sejam eles fabricados por quem quer que seja.

Just my 2 cents...
 
As Voodoo tinham concorrencia forte, alias os chips power-vr sempre foram uma boa alternativa. Tinhamos tb as Matrox, S3 etc...

Este periodo de dominio Nvidia penso que foi o maior ja visto ate hoje.

Vine: De facto existem estudos sobre esse fenómeno, pode-se chamar compaixão ou talvez a reaccao natural de defesa do mais fraco, alias caracteristica comum no ser humano mas rara no resto do mundo animal.
 
Os preços (relativamente) baixos dos processadores Athlon XP não serão devidos à presença dos PIV que são superiores (sim, não me venham dizer que Athlon XP com DDR é superior a um PIV com RIMMS, tenho ambos) mas também o são no preço?

Só discordo contigo neste ponto. Se queres comparar Athlon XP com P4 então pegas em processadores AXP e P4 do mesmo preço, com ambos memória DDR do mesmo tipo (sim, pq as RIMS tem preços absolutamente ridiculos mesmo para a altura em que foram lançadas) e pegas tambem em motherboards com chipsets semelhantes (ambos sabemos que a intel desenvolve bons chipsets para os seus processadores e a AMD não, portanto a performance dos AXP tambem depende um bocado de terceiros). Aí sim podemos comparar performances, e desde já te garanto que um AXP 3200+ emparelhado com nforce II e DDR400 dá luta a muitos P4 que para aí andam.

Factos veridicos: Todos sabemos que a maior parte dos P4 foram vendidos durante a sua fase prospera em que o povo só falava em P4 e GHz, tipo: "ai...tal..o meu é pentium 4 2.8". Se formos a cer mesmo a fundo, como eu já vi, a mairo parte desses computadores k foram vendidos em grandes superficies e mesmo em superficies especificas são autentico lodo (como aquele que tem na pista da escola de fuzileiros..lol), já vi de tudo, autintos chaços que vem dessas vobi*, radiopopula*, electricc*..etc
 
Mas ainda tas de ressaca ou como é ? :D Foste desenterrar um post de 4 anos quando as opinioes e conhecimentos actuais nao tem nada a ver com esse tempo ? :lol:
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo