ATI x1950 Pro - problema com drivers

Saco

Power Member
Boa noite, comprei recentemente esta placa gráfica que pelo que vi me pareceu ser a melhor do mercado, pelo menos a nível de ATIs.

Estou com o seguinte problema:

- Com os drivers que vêm no cd que acompanha a placa, o monitor desliga-se, como se não estivesse a receber sinal (não confundir com a luz a piscar quando a resolução não é suportada pelo monitor) e por vezes o computador reinicia sozinho.

- Com os drivers mais recentes acontece o mais estranho que alguma vez vi:
depois de instalar, reinicio o computador para activar os drivers e quando o entro no Windows (a seguir ao splash do Windows) o computador crasha, obrigando-me a reiniciar. Depois de reiniciar fica a funcionar normalmente. O problema é quando tenho que reiniciar novamente: fico com uma resolução de 640x480 a 4 bits e não posso mudar.

Já instalei os drivers AGP da Motherboard.
 
Exatamente... E Pela fonte que tens parece-me ser suficientem em potência, pode é nao ter amperagem sufuciente... Não tens ninguém que te empreste uma fonte melhor para experimentares?!
 
Sim, posso pedir a alguém que me empreste uma fonte, mas dizes que o problema pode ser não ter amperagem suficiente. Ao ter mais potência também tem obrigatoriamente mais amperagem?
 
Ok, vou experimentar isso então.

Entretanto, mesmo que seja problema da fonte, com os drivers mais recentes não é estranho funcionar sempre uma vez bem e depois a partir daí ficar com baixa resolução? É que se voltar a instalar os drivers, volta a ficar bom, até reiniciar novamente.
 
Faz isto ante... Driver Cleaner, desistalas as drivers da gráfica com este prog e reinicias... Depois volta a reinstalar os drivers novos!

Bom, a única coisa que mudou no primeiro reboot foi a resolução que ficou a 800x600, enquanto que dantes ficava logo a 1024x768, no entanto o crash manteve-se.

No segundo reboot, tudo normal (tal como dantes, no segundo reboot ficou o sistema a trabalhar como deve ser).

No terceiro reboot, a resolução fica a 640x480 e 4bits de cor e mesmo que eu mude as configurações elas voltam aos 640x480 4 bits.

Só volta a ficar bom quando volto a instalar os drivers...
 
Aproveitando o post ali ao lado comecei a experimentar versões antigas do catalyst.

Com a versão 7.10, quando o Windows arranca com a resolução de 640x480 a 4 bits, o Catalyst Control Center ao arrancar dá um erro dizendo que "The Catalyst Control Center is not supported by the driver version of your enabled graphics adapter. Please update your ATI graphics driver, or enable your ATI adapter using the Displays Manager."

Este erro leva-me a crer que por algum motivo o Windows está a usar o driver genérico VGA em vez de usar o driver da ATI.
 
Já testei todas as versões do Catalyst para trás e o tipo de problema muda da versão 7.4 para a versão 7.5.

Até à versão 7.4 o ecrã desliga-se, a partir da versão 7.5 tem aquele problema dos reboots.
 
Já experimentei com outra fonte e o problema manteve-se.

Experimentei com um monitor TFT Samsung de 20' Widescreen e as drivers mais antigas funcionam bem. Mudei a resolução para 800x600 com um Refresh rate de 60Hz e voltei a ligar o meu monitor (CRT Daewoo de 15') ... e o que acontece é que ele não recebe sinal.

Alguma ideia que não passe por comprar um monitor novo?
 
Tenta as drives da Omega...

Costumam dar menos chatisses....

Ja tive essa gráfica, e sempre que as instalamos, as primeiras drives "custam" a funcionar....


Boa sorte!
 
Back
Topo