Atribuir ip a portos em router st 585

marco75

Power Member
Boas gostaria de saber se alguém sabe como atribuir um endereço ip especifico a cada uma das 4 portas do router speedtouch 585. é q tenho tado horas de roda dos comandos de cli e não tou a conseguir. aquilo que pretendo fazer é o segunte:

Tenho 4 subredes vlsm e todas elas estão configuradas num servidor de dhcp que está ligado na porta 4 do router;(subrede1,subrede2,subrede3 estão nas portas ethernet do router e a subrede 4 quero implementar por wireless);

o que acontece é q já consegui por o router a fazer dhcp relay e portanto as máquinas já recebem os seus ip´s de forma dinâmica.
Mas o que pertendo, é que consoante a porta a que cada máquina estiver ligada, esta receberá um endereço ip de uma subrede associada a esta porta onde a máquina está ligada. No caso do portátil será a mesma coisa, mas por wireless.

tou desconfiado que tenho que criar vlan´s para conseguir isso, mas apesar de as conseguir criar no router e de associar as portas físicas a cada uma das vlans criadas, continuo a não conseguir associar o ip da subrede pretendida a cada uma das vlans.

Alguém da ideias ou uma sugestão?

Muito agradecido.
 
Até agora o que consegui foi:

  • Criar vpn "subrede3" e associa-la com o porto 1 do router;
  • Criar vpn "subrede4" e associa-la com o wlan (wireless) do router;
  • O router já tem os 2 ip's inseridos estáticamente, que são o 172.21.0.174 e o 172.21.0.190, e que servem de gateway ás respectivas subredes.
Portanto, não consigo:
  • Associar os ip´s estáticos, que já inseri no router, ao porto 1 (172.21.0.174) e à Wlan (172.21.0.190). Ou então associar estes 2 interfaces ou mesmo as VLan's com a respectiva endereço de subrede que quero a que eles pertençam (172.21.0.160 , 172.21.0.176).
Por favor, tentem ajudar pq já não sei o que faça. já vão dois dias a deitar à 6 da manhã e já revirei o cli guide da speedtouch de trás para a frente e não encontro solução para tal.
Ajudem pf...
 
Back
Topo