Backup em viagem

Entretanto fiz os testes com o Raspberry Pi Model B (dos primeiros) e a conclusão é que não é muito viável.

Copiou 25Gb em 1h25.
Ponto positivo é que efectivamente copiou e alimentado por uma powerbank de 7000mah que ainda acende os LEDs todos de indicador de carga.
Outro ponto positivo é que cria pastas e organiza, para não repetir fotos caso mande fazer backups de cartões que têm fotos mais antigas (ex: faço um backup, volto a meter o cartão na máquina e depois faço outro backup).
Ponto negativo, além do tempo que demora, é que o Raspberry Pi não arranca o disco SSD sem um hub powered (um cabo em Y resolve isto, a powerbank tem duas portas USB).
Outro ponto negativo é que a interface é web e não dá feeback do backup. Tem que se fazer uma ligação wifi, ir à página e depois esperar até o Raspberry desligar. Deve existir forma de fazer trigger com um botão e pelo que vi é possível também colocar um pequeno LCD, mas não vi como funciona.

Pergunto-me se a questão da lentidão ficaria ultrapassada com um Pi 4?
 
Última edição:
Novo teste, agora com um hub USB 3.0. Não sei se pode ter algum impacto estar a usar o adaptador USB para Type C no telemóvel, mas assim dá para o desktop e o portátil que não têm type C.

Setup 1, sem alimentação no hub, resultado: 24min para 25Gb e gastou 18% de bateria. Esperava que fosse mais rápido, demorou o mesmo que com um hub USB 2.0. Mas pelo menos o consumo de bateria melhorou significativamente.

Setup 2, com alimentação no hub, resultado: 24min para 25Gb mas só gastou 6% de bateria. O hub alimentado não ficou mais rápido. :/


Setup1.jpg


Setup2.jpg
 
Última edição:
O telefone pode não fazer host a 3.0, até pela questão dos consumos de energia, e daí não teres melhorias na velocidade.

Aliás, é contraditório isso agora ter gastado menos bateria, porque a USB 3.0 funciona a até 900mA, contra o máximo de 500mA da USB2.0. Aconselhava-te a voltares a testar com o outro hub, porque a variação de 2.0 para 3.0 não pode ser a razão disso. Quanto muito, faria o contrário e agora gastava ainda mais.
 
Já estive a pesquisar o porquê e o resultado faz sentido.
O USB 3.0 permite mais corrente, não significa que os dispositivos gastem mais. Aliás, os SSD gastam bastante menos que os HDD e os HDD eram USB 2.0, daí já não precisarem dos cabos em Y que antes vinham quase sempre.
Neste caso os dispositivos são os mesmos, por isso o consumo máximo é o mesmo. O que provoca a diferença é que o USB 3.0 tem gestão de energia, que o USB 2.0 não tem e por isso o USB 2.0 está sempre a entregar o máximo, enquanto o USB 3.0 só entrega tanto quanto necessário a cada momento.

De qualquer forma, apesar de bom, é pouco relevante porque o hub pode ser alimentado e aí já não puxa nada do telemóvel.

O que me chateia ainda é demorar 1min/Gb. Significa que um cartão de 128Gb vai demorar 2h a copiar. Com USB 3.0 não esperava isto.

Curiosidade: Exprimentei meter um microSD Sansisk Extreme 256Gb directamente no telemóvel e não consigo ligar o leitor de cartões por OTG... O SSD liga, mas o leitor não. Será que ele reconhece o microSD interno como sendo um leitor com cartão e já não permite ligar outro em USB OTG?!

Entretanto caiu-me a ficha, o meu leitor tem duas slots, SD e microSD. Assim posso fazer backups em microSD em ter que inserir no telemóvel e sem precisar de mais nada (Hub, SSD, cabos).
No entanto meti dois Sandisk Ultra que tinha aqui, um SD de 16Gb e um microSD de 8Gb e ligaram os dois. Agora com um SD Sandisk Pro 32Gb e um microSD Sandisk Extreme 256Gb, o telemóvel ou reconhece um ou o outro, nunca os dois. -.-
 
Última edição:
Sim, no leitor só vais conseguir usar um cartão de cada vez. Isso é habitual, as duas slots na verdade são a mesma, mas com dois ou mais formatos diferentes.

O que me chateia ainda é demorar 1min/Gb. Significa que um cartão de 128Gb vai demorar 2h a copiar. Com USB 3.0 não esperava isto.
Pode mesmo ser o telefone que já não dá mais.

Curiosidade: Exprimentei meter um microSD Sansisk Extreme 256Gb directamente no telemóvel e não consigo ligar o leitor de cartões por OTG... O SSD liga, mas o leitor não. Será que ele reconhece o microSD interno como sendo um leitor com cartão e já não permite ligar outro em USB OTG?!
Tens mais algum leitor à disposição? Eu estava a pensar que talvez esse pudesse ser um dispositivo de alto consumo. Não penso que o cartão no interior do telefone vá fazer diferença. Pelo menos, no passado, já liguei assim...mas claro que foi com outro equipamento.
 
Sim, no leitor só vais conseguir usar um cartão de cada vez. Isso é habitual, as duas slots na verdade são a mesma, mas com dois ou mais formatos diferentes.
Não, no PC reconhece os dois e transfere cartão para cartão sem stress.
No telemóvel, se forem os Sandisk Ultra, também funciona. É só com o SD Sandisk Extreme Pro que não funcionam os dois. Se meter o mSD Extreme com o SD Ultra também funcionam os dois.

Alguém tem cartões Sandisk Ultra acima de 32Gb que queira vender? :lol:

Pode mesmo ser o telefone que já não dá mais.
É possível... É um Galaxy S9 ainda assim, podia dar um pouco mais. A minha irmã tem um S10e, eventualmente posso testar e ver se há diferença.

Tens mais algum leitor à disposição? Eu estava a pensar que talvez esse pudesse ser um dispositivo de alto consumo. Não penso que o cartão no interior do telefone vá fazer diferença. Pelo menos, no passado, já liguei assim...mas claro que foi com outro equipamento.
Assim de cabeça que me lembre não... E não creio que seja um problema de corrente, experimentei com o leitor ligado ao hub com alimentação e deu na mesma.

Mas assim de cabeça este método, de leitor para um mSD interno era interessante. Entretanto devo fazer up grade para um Xperia 5 III, cuja slot m SD é separada dos SIM e já passa a ser uma opção mais viável. Era preciso era funcionar bem. :D
 
Não, no PC reconhece os dois e transfere cartão para cartão sem stress.
Não é habitual, mas ainda bem. Geralmente os leitores de cartões têm tudo no mesmo sítio, apenas com fichas diferentes.

No telemóvel, se forem os Sandisk Ultra, também funciona. É só com o SD Sandisk Extreme Pro que não funcionam os dois. Se meter o mSD Extreme com o SD Ultra também funcionam os dois.
Curioso. Não sei então.

É um Galaxy S9 ainda assim, podia dar um pouco mais. A minha irmã tem um S10e, eventualmente posso testar e ver se há diferença.
São só telemóveis pah 🤣
Isso não é nenhum computador portátil, acho até que já estás com muita sorte em conseguir o que estás a conseguir 😂
 
Eu sei :D Mas com o mSD interno era o sistema ideal, porque assim ia pondo os cartões a copiar para o telemóvel, que até dá para automatizar assim que ligas o SD ao telemóvel. E depois automatizava uma rotina estilo sempre que houver WiFi e mais que 50% de bateria no telemóvel, ele começava a enviar para casa ou cloud.

Entretanto estava a tentar perceber a questão dos cartões e não me ocorre nada. Já estive a ver se era do mSD Extreme ser SDXC e os outros SDHC, mas o que gera problemas é só o Pro que é SDHC como os Ultra. Testei com o Sandisk Pro de 64Gb que também é SDXC e é igual.

E não é do leitor. Colocando o mSD dentro do telemóvel, o comportamento é igual. Com o Sandisk Pro não liga, com o Ultra já aceita.
 
Última edição:
São só telemóveis pah 🤣
Isso não é nenhum computador portátil, acho até que já estás com muita sorte em conseguir o que estás a conseguir 😂
Estive a investigar e parece que é do adaptador USB > Type C que vem com o Galaxy S9 que não permite velocidades 3.0. Ligados directamente ao telemóvel, quer o leitor, quer o SSD, transferem bem mais rápido. Vou ver se testo com outro adaptador.

Para já a melhor solução seria cartão dentro do telemóvel (podia ficar a noite toda a carregar e fazer upload com WiFi).
A segunda melhor, será com tudo USB 3.0 e o hub com cartões e SSD. Vi 1Tb da Samsung, Sandisk ou Crucial por 80€ na Amazon.
 
Entretanto testei outro hub, mas correu mal. Visto que o meu portátil e o da minha mulher não têm porta Ethernet e o meu não tem HDMI (só mini), pensei mudar para um hub Type-C com leitor SD, microSD, HDMI@60hz, power delivery 100w + 2xUSB 3.0. Assim tinha um hub com tudo em um, tanto para o telemóvel como para os portáteis. E supostamente, este estando ligado à corrente, deveria carregar o telemóvel.
Na verdade nunca vi a bateria do telemóvel descer tão depressa... Possivelmente aquilo activa as portas todas e especialmente a HDMI deve puxar muita energia, por isso mesmo com o carregador do telemóvel ligado, descarregou o telemóvel bem rápido. Nem deu para testar o tempo de transferência.

20210910-142935.jpg


Foi claramente pedir demais um hub para tudo, vai voltar para a Amazon. Falta testar a versão simples do hub USB 3.0 mas com um adaptador OTG Type-C 3.0 ou então mandar vir o mesmo mas com a ficha type-c.
 
Para ser sincero, isso parece-me um tipo de consumo mais expectável para USB 3.x :P

O teu carregador deve dar provavelmente 5V a 1A, através do hub. É perfeitamente possível que o telefone não faça carregamento rápido com aquilo tudo pelo meio. Ora, se uma só porta USB 3.x já consome 900mA, a corrente que entra pelo carregador já está toda entregue. O telefone passa a ter que alimentar outro dispositivo USB 3.x com a sua bateria. Juntando a isso o consumo do próprio telefone, que deve estar ali a derreter...tens aí uma ferramenta rápida para descarga :biglaugh:

Se tiveres um carregador a 2A ou 3A, experimenta-o. Pode ser que ajude qualquer coisa. Mas o próprio hub pode não aceitar mais do que 1 a 1,5A aos 5V, porque a maior parte dos equipamentos que usam PD não recebem a 5V, mas sim a mais.
 
Update:

Agora com o Sony Xperia 5III, que já tem USB 3.1, consigo ligar um hub USB3.x da Anker e passar 30Gb em menos de 5min com impactos mínimos na bateria.
Ainda não parei para fazer um teste exactamente nas mesmas condições dos outros, para haver uma comparação directa, mas parece-me que realmente a questão fundamental é o dispositivo (telemóvel/tablet/PC) ter ou não USB 3.

Em termos de solução, também acabo por ter uma coisa mais barata, porque já tendo o leitor, comprei um HUB USB 3.x que uso para os PCs e um adaptador USB A > Type C também compatível com a mesma norma para o ligar ao telemóvel, num total de 15€.
 
Update:

Agora com o Sony Xperia 5III, que já tem USB 3.1, consigo ligar um hub USB3.x da Anker e passar 30Gb em menos de 5min com impactos mínimos na bateria.
Ainda não parei para fazer um teste exactamente nas mesmas condições dos outros, para haver uma comparação directa, mas parece-me que realmente a questão fundamental é o dispositivo (telemóvel/tablet/PC) ter ou não USB 3.

Em termos de solução, também acabo por ter uma coisa mais barata, porque já tendo o leitor, comprei um HUB USB 3.x que uso para os PCs e um adaptador USB A > Type C também compatível com a mesma norma para o ligar ao telemóvel, num total de 15€.
Ter USB3 e UFS3 também :p
 
No meu caso o teste era de memória externa para memória externa. Ou seja, do cartão para um disco, dispensando o PC como dispositivo que faz a ponte. Não sei se neste caso a memória interna do telemóvel interessa muito.
 
Back
Topo