Boas!
Há muito que leio estes fóruns mas nunca participei, sendo que agora preciso MESMO do parecer de alguém que perceba de direitos do consumidor!
Comprei em Julho a televisão MU8005 de 49 polegadas, ao abrigo da substituição de uma LG UH800 que apresentava um vertical banding e DSE insuportável. Tendo o trauma dessa LG, fui para uma LED que minimizasse os problemas dessa natureza. Sendo eu gamer, DSE só mesmo em pequenas quantidades.
Sabendo aquilo que procurava, falei em loja com o vendedor que, sabendo aquilo de que eu me queixava, me aconselhou a dita Samsung. Fiz uns testes, vi uns vídeos com movimentos uniformes, e apesar de ter algum banding juntos aos cantos, o centro do ecrã era bastante uniforme e achei por bem então comprar. Perguntei LOGO se, sendo um produto com entrega ao domicílio (a entrega só podia ser feita após recolherem a LG), teria direito a 15 dias. O jovem corrigiu-me e indicou que se eu fosse cliente com cartão da dita grande superfície comercial, esta se extendia a 30 dias. Maravilha! Ingénuo, acreditei e comprei a televisão. De notar que discuti o efeito DSE/banding com o vendedor durante bastante tempo, portanto ele sabia aquilo que eu estava à procura numa televisão.
Ora, recebo-a e durante as primeiras 2 semanas, já tendo reparado em banding superior ao do modelo de exposição, deixei-me ficar para tentar controlar um bocado o meu OCD
Novamente, grande erro. Pura e simplesmente não conseguia viver tendo gasto mil euros numa televisão que se tivesse tido um pouco mais de sorte, poderia ter tido exactamente o mesmo modelo mas com banding tolerável. Ainda para mais com uma faixa de banding exactamente ao centro do ecrã!!! Não muito visível, mas sendo essa a área de maior foco da visão, de vez em quando lá via uma faixa a fazer pouco de mim... Contacto a dita superfície, e dizem-me que vão ter de falar com a marca porque sendo um artigo entregue ao domicílio, não tenho direito a período de troca. E é aí que percebi que estava lixado. Como o vendedor me deu uma informação, eu tomei-a por garantida e não me dei ao trabalho de fazer fact checking, afinal quem saberia melhor das políticas da loja que os seus vendedores....
Da Samsung, após duas assistências remotas falhadas, contactam a infame Electro Colina do Sol para me vir buscar o equipamento e fazer testes. O técnico cá em casa não se mostrou sensível ao problema, apesar de lhe ter mostrado jogos como o Journey, que quem o conhece sabe que é o maior pesadelo de DSE/banding. Apesar de ele não ter tido a sensibilidade para o problema, não duvidou de mim e levou a televisão para testes.
Passado uns dias ligam-me a dizer que a vão devolver porque não detectaram nada. Ora, devolvem a televisão no mesmo estado e com uma avaliação técnica sem qualquer informação sobre o problema. Ou seja: "Cliente queixa-se de linhas uniformes. Anomalia não detectada." Isto. O relatório técnico consistiu NISTO.
Contacto novamente a loja, que me rejeita o contacto. Contacto a DECO que me deu razão e, após a loja também rejeitar a intervenção da DECO, esta indicou-me a contactar os Julgados de Paz de Sintra. Apresentei então a minuta e no dia a seguir a Worten contacta-me a querer falar novamente com a Samsung. A Samsung fala comigo surpreendida com a Electro colina do Sol por não terem informação técnica substancial sobre o que foi feito à televisão e nem me terem informado sobre a causa do "efeito". Pedem-me fotos, envio, respondem-me a dizer que está dentro dos parâmetros. Envio outro mail a pedir especificação dos parâmetros, onde me posso informar sobre os mesmos e onde a minha televisão se enquadra nesse contexto, e a resposta foi apenas de me proporem nova avaliação.
Volta cá o técnico da Electro Colina do Sol e tira um par de fotos/vídeos para enviar à Samsung. Ele desta vez indicou que o efeito realmente existia e se designava "efeito miura". Nunca ouvi falar nesse termo, nem pesquisando no google. Mas sendo ele técnico, não questionei. Liga-me a Samsung hoje a dizer que com base nas fotos, a televisão está de acordo com os parâmetros e ficam-se por aí.
Ora, recebi também hoje a resposta da loja ao processo nos Julgados, sendo que o seu simpático advogado, descarta toda a minha argumentação como sendo "dissertações avulsas" sem parecer técnico. De notar que esta resposta é com base na 1ª intervenção da Samsung. Fora isso, indicou que não teria direito aos 30 dias porque eu teria o dever de estar bem informado. Concedo que esse argumento em frente à Senhora Juíza não seja forte
Gostava de pedir ajuda porque tendo a loja rejeitado a mediação, o julgamento é já no próximo dia 17 de Outubro e gostaria de perceber melhor como é que a lei me protege neste caso, não tendo eu advogado e sendo alguns de vocês conhecedores desta matéria, achei por bem partilhar o meu caso. Até para servir de aviso! Se isto impedir que uma única pessoa sofra do péssimo panel lottery da Samsung que já existia nos KS8000, já me dou por satisfeito.
Creio que a lei seja explícita, principalmente no que diz respeito às expectativas do cliente, que explicitei na loja, e no facto de que comercialmente não há informação alguma sobre este "efeito" nem no manual, nem após tendo pedido explicitamente à Samsung. Contudo, estando o advogado a argumentar fortemente que o relatório técnico da Electro Colina do Sol é uma fundamentação, passo a citar, "exaustiva e conclusiva" (embora não relate absolutamente nada), fico um pouco inseguro sem saber como me defender ao abrigo da lei. Irei constatar o óbvio, nomeadamente o facto da própria Samsung ter considerado a informação escassa e nem me tendo sido explicada justificação técnica para DSE/banding.
Agradecia que isto não se tornasse numa discussão sobre OLED vs edge lit como vejo frequentemente a acontecer por aqui
Alguém me pode ajudar? Agradeço imenso a quem me possa responder e peço desculpa pelo testamento...
Há muito que leio estes fóruns mas nunca participei, sendo que agora preciso MESMO do parecer de alguém que perceba de direitos do consumidor!
Comprei em Julho a televisão MU8005 de 49 polegadas, ao abrigo da substituição de uma LG UH800 que apresentava um vertical banding e DSE insuportável. Tendo o trauma dessa LG, fui para uma LED que minimizasse os problemas dessa natureza. Sendo eu gamer, DSE só mesmo em pequenas quantidades.
Sabendo aquilo que procurava, falei em loja com o vendedor que, sabendo aquilo de que eu me queixava, me aconselhou a dita Samsung. Fiz uns testes, vi uns vídeos com movimentos uniformes, e apesar de ter algum banding juntos aos cantos, o centro do ecrã era bastante uniforme e achei por bem então comprar. Perguntei LOGO se, sendo um produto com entrega ao domicílio (a entrega só podia ser feita após recolherem a LG), teria direito a 15 dias. O jovem corrigiu-me e indicou que se eu fosse cliente com cartão da dita grande superfície comercial, esta se extendia a 30 dias. Maravilha! Ingénuo, acreditei e comprei a televisão. De notar que discuti o efeito DSE/banding com o vendedor durante bastante tempo, portanto ele sabia aquilo que eu estava à procura numa televisão.
Ora, recebo-a e durante as primeiras 2 semanas, já tendo reparado em banding superior ao do modelo de exposição, deixei-me ficar para tentar controlar um bocado o meu OCD
Novamente, grande erro. Pura e simplesmente não conseguia viver tendo gasto mil euros numa televisão que se tivesse tido um pouco mais de sorte, poderia ter tido exactamente o mesmo modelo mas com banding tolerável. Ainda para mais com uma faixa de banding exactamente ao centro do ecrã!!! Não muito visível, mas sendo essa a área de maior foco da visão, de vez em quando lá via uma faixa a fazer pouco de mim... Contacto a dita superfície, e dizem-me que vão ter de falar com a marca porque sendo um artigo entregue ao domicílio, não tenho direito a período de troca. E é aí que percebi que estava lixado. Como o vendedor me deu uma informação, eu tomei-a por garantida e não me dei ao trabalho de fazer fact checking, afinal quem saberia melhor das políticas da loja que os seus vendedores....
Da Samsung, após duas assistências remotas falhadas, contactam a infame Electro Colina do Sol para me vir buscar o equipamento e fazer testes. O técnico cá em casa não se mostrou sensível ao problema, apesar de lhe ter mostrado jogos como o Journey, que quem o conhece sabe que é o maior pesadelo de DSE/banding. Apesar de ele não ter tido a sensibilidade para o problema, não duvidou de mim e levou a televisão para testes.
Passado uns dias ligam-me a dizer que a vão devolver porque não detectaram nada. Ora, devolvem a televisão no mesmo estado e com uma avaliação técnica sem qualquer informação sobre o problema. Ou seja: "Cliente queixa-se de linhas uniformes. Anomalia não detectada." Isto. O relatório técnico consistiu NISTO.
Contacto novamente a loja, que me rejeita o contacto. Contacto a DECO que me deu razão e, após a loja também rejeitar a intervenção da DECO, esta indicou-me a contactar os Julgados de Paz de Sintra. Apresentei então a minuta e no dia a seguir a Worten contacta-me a querer falar novamente com a Samsung. A Samsung fala comigo surpreendida com a Electro colina do Sol por não terem informação técnica substancial sobre o que foi feito à televisão e nem me terem informado sobre a causa do "efeito". Pedem-me fotos, envio, respondem-me a dizer que está dentro dos parâmetros. Envio outro mail a pedir especificação dos parâmetros, onde me posso informar sobre os mesmos e onde a minha televisão se enquadra nesse contexto, e a resposta foi apenas de me proporem nova avaliação.
Volta cá o técnico da Electro Colina do Sol e tira um par de fotos/vídeos para enviar à Samsung. Ele desta vez indicou que o efeito realmente existia e se designava "efeito miura". Nunca ouvi falar nesse termo, nem pesquisando no google. Mas sendo ele técnico, não questionei. Liga-me a Samsung hoje a dizer que com base nas fotos, a televisão está de acordo com os parâmetros e ficam-se por aí.
Ora, recebi também hoje a resposta da loja ao processo nos Julgados, sendo que o seu simpático advogado, descarta toda a minha argumentação como sendo "dissertações avulsas" sem parecer técnico. De notar que esta resposta é com base na 1ª intervenção da Samsung. Fora isso, indicou que não teria direito aos 30 dias porque eu teria o dever de estar bem informado. Concedo que esse argumento em frente à Senhora Juíza não seja forte
Gostava de pedir ajuda porque tendo a loja rejeitado a mediação, o julgamento é já no próximo dia 17 de Outubro e gostaria de perceber melhor como é que a lei me protege neste caso, não tendo eu advogado e sendo alguns de vocês conhecedores desta matéria, achei por bem partilhar o meu caso. Até para servir de aviso! Se isto impedir que uma única pessoa sofra do péssimo panel lottery da Samsung que já existia nos KS8000, já me dou por satisfeito.
Creio que a lei seja explícita, principalmente no que diz respeito às expectativas do cliente, que explicitei na loja, e no facto de que comercialmente não há informação alguma sobre este "efeito" nem no manual, nem após tendo pedido explicitamente à Samsung. Contudo, estando o advogado a argumentar fortemente que o relatório técnico da Electro Colina do Sol é uma fundamentação, passo a citar, "exaustiva e conclusiva" (embora não relate absolutamente nada), fico um pouco inseguro sem saber como me defender ao abrigo da lei. Irei constatar o óbvio, nomeadamente o facto da própria Samsung ter considerado a informação escassa e nem me tendo sido explicada justificação técnica para DSE/banding.
Agradecia que isto não se tornasse numa discussão sobre OLED vs edge lit como vejo frequentemente a acontecer por aqui
Alguém me pode ajudar? Agradeço imenso a quem me possa responder e peço desculpa pelo testamento...