Problema Barulho estranho ventoinha

AndMe

Membro
Boas.

Tenho um desktop com gpu ''gaming'' (gtx 760 msi 2gb) e tenho-o usado para fazer renders em Blender. Dos ultimos oito dias devo-o ter deixado 70/80% do tempo ligado (noite e dia) a fazer render de uma animação, acontece que à bocado estava descontraido a mexer no telemovel (enquanto o pc trabalhava) e comecei a ouvir um barulho estranho que me pareceu ser das ventoinhas, como se algo estive a bater em uma. Fui desliga-lo o mais rapido possivel mas o barulho parou antes de o fazer (mas desliguei na mesma). Ja o voltei a ligar e nas cerca de 3 horas que esta ligado ainda não fez barulho nenhum igual (sem render). Com o msi gaming app ja pus as ventoinhas da gpu ao maximo umas quantas vezes seguidas e nao dá barulho mas quando ponho a fazer render faz um barulho parecido a deixar o ar de um balao escapar por um buraquinho pequeno, mas bem baixo, por uns 5 a 10 segundos e depois para. Esse som parece vir da gpu.

O barulhinho não me preocupa muito pois pela pesquisa que fiz parece ser o coil whining e pelo que percebi é algo comum, mas o outro barulho preocupa-me um pouco pois apesar de eu nao ter feito nenhum cable management e basicamente ter posto os cabos não utilizados da psu sem cuidado na parte de baixo da caixa, nao me parece que eles só agora, e sem movimento nenhum, fossem tocar numa ventoinha, e já abri a caixa e nao está nenhum cabo perto de nenhuma ventoinha. As temps estão dentro do que me parece normal. Firefox, spotify, gaming app e afterburner (so para ver as temps) abertos e gpu a 35º e cpu a 50º. Dá para ver se as ventoinhas da gpu, cpu, fonte (ou mesmo da caixa so para descansar) estão boas? E é de esperar que ventoinhas com pouco mais de 2 anos deem problemas depois deste trabalho intensivo? Atençao que nesses dois anos poucas vezes pus o pc renderizar e nunca num periodo de tempo seguido tao longo. Queria ter a certeza que estão boas pois se uma importante (tipo cpu ou gpu) parar enquanto eu nao estiver perto as temps podem subir e estragar o componente.
 
Back
Topo