Base refrigeratória para portátil, Home-Made.

ThatsMe

Portugal@Home Member
Boas.

Ando com um projecto em mãos. Estou a fazer o projecto de uma base de arrefecimento para um computador portátil.

Ando a pensar numa placa de acrílico com as medidas do portátil, suportada por duas patas rasteiras à frente e duas patas atrás, que terão uma altura a definir posteriormente à compra da/das fans que a base terá. Para o portátil não escorregar, terei 4 superfícies esponjosas na base, que ficarão coincidentes com as patas do portátil.

Agora a minha dúvida é a seguinte:

Ando a pensar em por ou três fans de 8cm ou duas de 12cm. (Com leds azuis)
As fans de 8cm não queria muito porque penso serem mais barulhentas, e não têm muito rendimento, pelo que as de 12cm seriam a melhor opção. Mas e que tal se em vez de por 3 x 8cm ou 2 x 12cm, por apenas uma fan de 15 ou 18cm? Seria menos rotativa (menos barulho) e teria melhor rendimento (maior corrente de ar) .


A primeira dúvida: Qual das 3 hipóteses acham que seria melhor em termos de silêncio e corrente de ar?

A segunda dúvida: Existirão fans de mais de 12cm? (Maior que 12cm e menor que 18cm)


Cumprimentos.
 
Acho que duas ventoinhas de 120mm seriam a melhor opção porque as podes colocar nas zonas onde o portátil gera mais calor.

Sim, existem ventoinhas de 140mm :D
 
E caso haja 3 zonas de aquecimento significativo, achas que compensa 2 x 120mm + 1 x 80mm?

E será que a de 140mm faz barulheira? :D
 
quanto maior, maior a quantidade de ar que desloca, menos rpm precisa. por isso não, não vai fazer barulheira. vai é fazer menos barulho.

Cumps
 


Estou a pensar em algo deste género. As patas traseiras terão uma elevação que depende das fans, mas a mesma não poderá ser exagerada senão torna-se desconfortável manusear o portátil.

Acham que assim fará um bom trabalho?

Aconselham que nas fans seja um buraco mesmo, ou apenas uma superficie furada/rendada (dará muito mais trabalho) ?

Que fans me aconselham? É imperativo o silêncio e a boa refrigeração.

O que mudavam na base? Parece-vos bem?


Sorry pelas perguntas todas de uma vez, mas penso que assim é mais simples :)
 
Back
Topo