Baterias

mpkoram

Power Member
A Razão Porque Não Deves Deixar O Telemóvel A Carregar Durante A Noite!

Aqui estão algumas dicas para obter todo o potencial das baterias que estão nos telemóveis e outros aparelhos como computadores e tablets.


Provavelmente já ouviste falar que devemos deixar que as baterias fiquem completamente descarregadas antes de serem recarregadas e deve deixar-se descarregar por completo. Bem isto era válido para os telemóveis velhos que não se conectavam à Internet. Estes telemóveis antigos eram equipados com baterias de níquel-cádmio, que não se encontram nos telemóveis de hoje em dia.

As baterias de hoje são feitas de iões de lítio, estas baterias não têm efeito memória e não é recomendado esperar até que estejam totalmente descarregadas antes de as recargar. Na verdade, é recomendado manter a carga entre 40% e 80%. É também por isso que não deve deixar o telemóvel a carregar durante a noite.

iPhone-6-lightning-main.png


Não é extremamente prejudicial fazer isto, pois as baterias são inteligentes e evitam a sobrecarga, mas se insistires em manter o dispositivo o maior tempo possível, recomenda-se não fazer isso.

Embora tenhamos dito que não se deve descarregar completamente o telemóvel antes de o recarregar, recomenda-se fazê-lo uma vez por mês. Por quê? Porque a maioria dos telefones celulares mostram a vida útil restante (estimada) da bateria e se não é descarregada uma vez por mês, esses números serão distorcidos.

Em suma, tenta manter entre 40% e 80%, tenta não carregar o telemóvel durante a noite e drena completamente a bateria uma vez por mês. É claro que não precisas de te complicar a tua vida, se não conseguires fazer isto, mas se fores capaz de seguir estas instruções, terás um produto “saudável” durante muito mais tempo!
 
...pois as baterias são inteligentes e evitam a sobrecarga

Parei aqui nesta frase. Muito se fala desse assunto, mas a credibilidade de 99% dos artigos é zero, ainda mais quando se dizem coisas como "pois as baterias são inteligentes e evitam a sobrecarga". O que evita a sobrecarga são conversores DC-DC, que definem através do seu controlo se ainda há ou não necessidade de continuar a injectar energia na bateria. Quanto ás baterias em si, isso das percentagens é só para inglês ver. Basta ler papers fidedignos relativamente ao assunto e percebe-se que neste tipo de tecnologia não há intervalos óptimos de energia.

A única coisa consensual e efectivamente provada, é relativo ao facto de ser prejudicial deixar a bateria completamente descarregada por longos períodos de tempo, apenas e só.

CumpZ
 
Boas,
como este post fala de um tema que me está apoquentar de momento (bateria), gostaria de uma opinião vossa sobre a minha situação, já que deu para reparar que voçês sabem do que falam.
Tenho um HTC One X+ e de algum tempo a esta parte tem vindo a perder carga rápidamente, ao ponto de chegar agora a desligar-se automáticamante quando ainda marca 50% ou mais de carga.
Será que existe solução para o meu tlm? Conseguirei eu solucionar o problema da bateria?
Agradeço desde já alguma dica ou informação.

Cumps
 
Back
Topo