Baybus

LaNgSuYaR

Power Member
Eu tenhu um AXP 1700+ e keria.lhe adicionar 2 fans com interruptores e leds (1 em cada uma)....mas... como eu n percebo nada de electrónica gostava de saber kuais os materiais necessários e já agora uns esquemas k fossem minimamente explicitos... eu já sakei os da fanbus.com mas n percebo nada dakilo :) .... por favor ajuuuuuuddeeeemmmmm-mmmmeeeee!!!!!!!!!!!
 
Oizzz Lang...

Isto é assim... vou pegar no exemplo do circuito 7v/0ff/12v

kt a este circuito... tens que uzar os fios todo... molex=ficha de 4 pins do pc (akela que se liga ao disco, cd,dvd,crw,etc)

Tal como aqui ta explicado...
712_12v.gif


p teres os 12v na tua fan... precisas do fio amarelo(de 12v) no positivo da fan e do negativo 12v no negativo da fan

Kt aos 7v...
712_7v.gif

Tal como esta na imagem... tens que por o positivo de 12v no positivo da fan... e o positivo de 5v no negativo da fan. (pode parecer confuso assim... mas na imagem percebe-se bem melhor)
Isto de por 2 voltagens positivas... funciona nestes casos... pk ele cria um retorno que gera os 7v.

O k acontece... e fica aqui pos mais atentos... isto parece que é bastante negativo pa fonte... li isto num forum... confirmam???? é mesmo muito negativo ou so um coi? De bom... nao traz nada... isso ja todos sabemos... mas ha uma deferenca entre muito negativo e pouco...

Ou entao podes optar pelo circuito de 5v/off/12v. (k este nao é em nada negativo pa fonte... mas pode acontecer que as ventoinhas nao arrankem kd ligas o pc... pk normalmente elas tem uma voltagem de arranke de 7v)

Dpx... ainda tens que meter mais fios ao molho... pk tens a leds... e consequentemente ele vai sakar mais 2 fios... pa colecao por cada led. Num fim da uma boa molhada de fios!!! :D
Se nao te kiseres xatear mt com fios... a melhor solucao sao os rheoastatos... p alem da comodidade de poderes alterar a velocidade da ventoinha de uma dada voltagem a outra. Tipo de 5v a 12v, inconveniente... é que com este sistema tens as fans sempre ligadas... mas se kiseres podes juntar um switch on/off e resolves o problema.
 
thknx pela ajuda...
eu era pa comprar umas enermax k já trazem controlador de rpm's mas..... cm isso n me serve de mt sou capaz de comprar umas sunon...... ;p
os crontoladores são mt dificeis de montar relativamente ao esquema????'
digam a vossa opinião
 
na minha opiniao, axo ke montar um baybus com os guias que te dei é extremamente facil :)

podes ter problemas no 1º ke montares, mas e normal hehehe. eu a 1ª X ke montei um baybus deu barraca, fans ke nao ligavam, leds ke nao ligavam etc... mas na 2ª X ja ficou bunito :D
 
Tal como o peter referui akilo nao é dificl de montar... tens é que perceber o la ta!!

Faz o seguinte... escolhe desde ja um dos eskemas!
se o de 7/off/12 ou o de 5/off/12...
tenta perceber akilo e sempre que tiveres alguma duvida vens aki e perguntas que alguem te vai responder! :)
 
agora dêm-me um conselho em relação às fans... eu keria umas enermax.. mas.... elas têm regulador de rpm's.. k dizem???? com regulador ou sem regulador???? será mt dificil montar com o regulador??????
 
sunon rulam... digo pk vou comprar umas 2 amanha :D
n saum mto caras nem nda...
a proposito dps tb vou fazer issu... onde se arranja os leds e os ferrinhos de resistência? keria ver se arranjava uns leds azuis e vermelhos... bem vou so ligar 2 sw cmo saum so 2 fans =/ talvez compre umas pra meter de lado na box... tenho 4 cts... da pra issu tdo?
 
Originally posted by LaNgSuYaR
agora dêm-me um conselho em relação às fans... eu keria umas enermax.. mas.... elas têm regulador de rpm's.. k dizem???? com regulador ou sem regulador???? será mt dificil montar com o regulador??????

Lang... a kestao é a seguinte... por acaso com os reguladores das enermax a coisa fica-te facilitada... pk basta adaptares isso na baybus e ta feito... tens a baybus mas sem leds... e nao da p desligar as fans... mas se kiseres melhorar a coisa... comprar switch de 2 posicoes... on/off em que por exemplo kd ligadas acende uma led e kd nao tao nao acende nada. E adaptas os reguladores ao switch... p k kd tejam ligadas possas controlar as fans...

Mas kt a isso nao posso adiantar mais... tenho que ver como sao esses reguladores p te dizer ao certo como fazer. Sei k é tipo dum reostato com resistencias... mas nao sei mais.

Agora tu é ves o que te compensa mais... eu pelo que consegui saber essas fans tem uma boa kualidade... mas ainda nao tive a possibilidade do conformar... se nao tens pressa esperas que eu tenha as minhas, como sabes ja tao encomendadas e dpx logo te dessides.

Ou entao sempre podes optar por uma sunon ou outra marca, mas ai tens que arranjar switch de 3 posicoes... isto se kiseres ter 2 velocidades diferentes por cada ventoinha... ou entao faz tipo dos reguladores pas enermax... um reostato.

_preator_ nao sou a pessoa mais indicada (pk so ouvi falar)... mas parece que numa loja xamada dimifel tem mts cenas... parece é que nao sao baratekos.
 
Originally posted by Sky Fox


_preator_ nao sou a pessoa mais indicada (pk so ouvi falar)... mas parece que numa loja xamada dimifel tem mts cenas... parece é que nao sao baratekos.

dimofel. Essa loja é careira. Se quiseres mais barato faz o seguiinte, vais , se puderes a alameda. depois tens uma estrada grande que liga a praca do chile ao areeiro ( alias, liga o martim moniz ao areeiro na rotunda ) vais no sentido do areiro ( no sentido em que a rua sobe ). Depois vais pelo lado esquerdo até encontrares um jardim, o jardim joao del rio. de esquina tens a entrada para um predio , a seguir tens uma loja de entrada estreira que é a total electronica que tem isso tudo.
 
Jah comprei as fans =) 2 titans 80*80mm... alto barulho.. liguei uma a chasis e plo k sei ta a rodar a 3125rpm (na caixa so diz 2500)
a outra ta ligada a fonte... epa akilo trazia um adaptador pra ligar a fonte de alimentacao...tipo e contiunu com uma saida... sera k posso ligar 2 fans na mm saida de energia?
ahhh o sistema baixou 5ºc... jah n passa dos 61ºc e em idle fica nos 54ºc... continuo a espera do vulcano 7+
 
Original post by _PrEdAtOr_
epa akilo trazia um adaptador pra ligar a fonte de alimentacao

será que as enermax trazem disso???? é disso k eu ando à procura e tb de uma fanbus jeitosa :P :P :P

em relação ao material podem procurar na MODERADO ou no Centro de electrónica de Coimbra . Este último é para materiais de electrónica e a MODERADO tem fans e coolers entre outros....

------------------------------------------
Moderated by Peterwolf
 
Última edição pelo moderador:
Langsuyar... o teu post foi moderado pk nao podes fazer pub a lojas de informatica. Ja agora aproveita como es novo e ja temos regras que vao entrar em vigor dia 10... vai ler o post com as regras.

lagnsuyar... as enermax... trazem o adaptador p ligar as ventoinhas a fonte de alimentacao... pk é desaconselhado ligar as fans a board devido ao regulador de velocidade. Ou entao sujeitaste a ficar sem board.

_predator_ podes por ate mais do que 2 fans na mesma ficha, isto se arranjares adaptadores que te xeguem.
 
Última edição:
Back
Topo