1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bem, la teria que ser! Fiz maravilha

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por tmafcerqueira, 15 de Setembro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1352)

1. tmafcerqueira

tmafcerqueira Power Member

Boas
    Ja tava na altura de acontecer... 2 meses a usar linux sem ir a windows(eheh, Splinter Cell e Rome Total War, la tera que ser) e ainda nao me tinha acontecido nada de muito grave. Bem o que é certo é que pus-me a editar o sudoers(/etc/sudoers) em o gedit:nocom8le:. Ora para o alterar precisei de meter permissoes de escrita. Ao fazer isso o sudo deixou de funcionar pois as premissoes daquele ficheiro tem que ser 0440(ou pelo menos é o erro que me da na shell quando tento usar o sudo), e nao posso mudar as permissoes do ficheiro porque preciso de ser superutilizador! Ha maneira de restaurar o ficheiro ou tenho mesmo que formatar?
    Desde ja agradecido

2. CR_

CR_ Power Member

Ou usas o "su" ou então pegas num livecd montas a partição, vais ao file e alteras as permições.

3. tmafcerqueira

O su nao existe no ubuntu, penso eu de que. Tens que usar o sudo, que nao funciona

4. O su existe no ubuntu. No entanto, não o censeguiremos utilizar até metermos uma passe no root. Para isso faríamos:
    sudo passwd
    E então já poderíamos passar a mudar para root com su.

Como o CR_ disse deve funcionar.

5. tmafcerqueira

mas eu nao consigo usar o sudo. Se fizer sudo qq coisa da erro. Uma coisa que eu nao tentei foi o sudo -s. Sera que da?

6. CR_

CR_ Power Member

Se sudo não dá provavelmente não dá para fazer $sudo -s -H

7. tmafcerqueira

Pois, vi hoje que nao. Tou na maravilha... Vou ter mesmo que formatar?

8. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Não tens que formatar nada, arranja um livecd, faz mount da partição do Ubuntu e edita o ficheiro :)

9. tmafcerqueira

Como é que faço isso?

10. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

O livecd do próprio ubuntu deve chegar para fazer isso, e deve-te montar as partições automaticamente...depois é só ir ao /etc da partição e fazeres chmod :P

11. tmafcerqueira

Vou tentar isso! Obrigado.

Partilhar esta Página