Bios Update ASUS - Ajuda!!

gr2

Power Member
Tenho umas ASUS 4A78 - HTPC e deu-me para fazer o update da BIOS para a mais recente do site, quis fazer o update para ver se resolvia uma situação de que ao carregar no botão da caixa (em modo DOS) a board em vez de desligar não.. desligava mas automaticamente voltava.. conclusão...

Formatei uma pen com FAT32, meti o ficheiro ROM e deu para fazer update.. resultado:

A board está maluca, as vezes não arranca, bloqueia no boot e o pior é que queria voltar a colocar a versão antiga da BIOS, através do ficheiro dessa versão que está no site, mas com o EZ Flash Utility tenho sempre o erro: "Boot block in file is not valid!!"

A pen é a mesma e em FAT32,já testei todos os ficheiros ROM do site e dá o mesmo erro em todos.. tenho solução?
 
testei a partir de um CD e diz que a versão do ficheiro da BIOS é mais antiga que a que está gravada.. grr

testei criar um BootCD com DOS mas dá erro a entrar.. vou tentar outra vez.. que treta
 
nao.. no site da Asus não consigo fazer o download.. estou a fazer um novo cd boot agora para ver se consigo entrar em Dos e fazer "Afudos file.ROM /p /b /n /c /x"
 
Já nao sei o que fazer.. não consigo arranjar um cd boot que funcione, dá sempre que não consegue iniciar o DOS...

Testando ir para o windows a board começa a apitar sem parar e bloqueia.. bloqueia inumeras vezes no arranque..

testei usar o cd mini-pe e para que conseguisse fazer o loading todo dos ficheiros tive de fazer reset umas 4x, depois de fazer o loading começou tb a apitar sem parar e bloqueou.. .que raio pode ser? Faço o download de uma BIOS que supostamente é para esta board e fico com ela destruída... não percebo.. não tenho forma de gravar uma bios antiga.. não consigo ir a DOS!!
 
Sim cheguei..

Estupidamente já resolvi o problema:
  • Tirei 2 módulos de memória e fiquei apenas com 4GB (tinha 8GB)
  • Consegui ir para ambiente DOS com ajuda de uma Pen (que anteriomente com os 8GB não dava e agora deu)
  • Consegui colocar a BIOS antiga que tinha acom a ajuda do AFUDOS
  • Ao reiniciar o PC a board estava a reiniciar repetidamente e não saía dali
  • Desliguei/liguei a fonte várias vezes e várias vezes ela estava como 'morta'..
  • Pelo sim pelo não resolvi tirar o jumper do reset à cmos
  • Liguei novamente e renasceu!!! aleluia!
  • Meti os módulos de memória novamente e liguei os discos e pronto, está como tinha!
Raios.. perdi uma tarde nisto e fiquei na mesma! Mas pronto funciona.

Obrigado
 
Asus no seu melhor.

Já me aconteceu o mesmo com uma m2a-vm que tinha por aqui.

Ao colocar a ultima bios disponivel pelo EZFlash nunca mais fez post.

Só consegui recuperar fazendo flash com uma disquete e o ficheiro já com os comandos para dos para fazer tudo automaticamente pois não tinha imagem.

Ainda dizem que Asus é que é. Para mim Gigabyte ou MSI, Asus não entram cá em casa.

Cumps
 
a asus tem um utilitário para se actualizar a bios, em ambiente windoes
tenho e já tive várias boards asus e sempre actualizei com esse utilitário, até mesmo uma board antiga com socket 939 da amd, e sempre correu bem
agora essa do "asus no seu melhor"????????????????????????

por amor de deus quem não gosta, não gosta, mas que são das melhores que andam no mercado, lá isso são, mas enfim
 
Amigo é muito mais seguro actualizar pela bios do que pelo windows caso não saibas.


Outra ando nisto à muito anos e a Asus para mim nas boards low/mid end e especialmente em AMD não é grande espingarda, bios muito limitadas e menos features que as gigabytes por exemplo.


Cumps
 
Última edição:
Não fazendo deste tópico uma guerra entre marcas e opiniões sobre o assunto, digo que sempre tive Asus e Gigabytes, passei por Abit´s e mais umas.. as Gigabyte sinceramente nunca me deram problemas, mesmo com updates de Bios e afins.. as Asus foram as que me deram problemas mais parvos e estranhos. Não quero com isto dizer mal da Asus mas é uma verdade não vou mentir, pode ser coincidência ou sorte como em tudo claro.

Por exemplo, com a Gigabyte que tenho aqui com +/- as mesmas specs desta, a nível de som e após formatar o disco, basta instalar as drivers Audio e o meu sistema 7.1 fica a dar normalmente. Com esta Asus já instalei as drivers, fazendo o teste a cada coluna no painel elas dão, depois a ouvir música/filmes/youtube etc o som só sai nas 2 da frente.. pq? não sei ainda.. mais um erro parvo e que deve estar associado a drivers ou outra opção que ainda n descobri :\
 
Back
Topo