1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Bioshock - Ascenção e queda de Rapture

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Doctor_Worm, 4 de Novembro de 2008. (Respostas: 44; Visualizações: 10374)

  1. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ==========
    INTRODUÇÃO
    ==========

    A história de Rapture, a cidade de Bioshock, é complexa e é-nos apresentada em excertos, o que pode dificultar a sua compreensão. Portanto, divulgo estes textos para ajudar aqueles com algumas dificuldades no inglês ou aqueles que, por qualquer outra razão, não compreenderam a história totalmente. Serve também para aqueles que ainda não jogaram e gostariam de saber mais sobre o que aconteceu em Rapture antes do jogo começar (ler nota sobre spoilers abaixo).

    Considerem isto como que a minha homenagem a um dos melhores jogos que tive oportunidade de jogar e algo para ajudar a comunidade Bioshock.

    Por serem textos um pouco extensos, irei colocar cada parte num post. Optei também por abrir um tópico novo para que este não atrapalhe a discussão sobre o jogo.

    Os textos que se seguem foram traduzidos e adaptados da FAQ Bioshock Plot Summary - A Complete History of Rapture feita por xg3 na gamefaqs para a versão da xbox 360, aparentemente igual à de PC e da PS3.

    Nota sobre spoilers:

    A adaptação foi feita para serem retirados os spoilers mais importantes que o texto original contém. Foi meu objectivo construir os textos de forma a que pudessem ser lidos por aqueles que ainda não jogaram ao Bioshock sem que lhes fosse estragada a experiência do jogo. Tento assim não revelar nada de essencial ao desenrolar da história. Contudo, sendo todas estas informações dadas no decorrer do jogo, a maioria por gravações áudio que vamos encontrando, alguns poderão considerá-las na mesma como spoilers, portanto, leiam isto por vossa conta e risco.

    De notar que o texto original de xg3 na gamefaqs contém muitos e importantes spoilers e não convém ser lido por quem ainda não o jogou. Para quem já jogou e deseja relembrar a história da cidade e do jogo, aconselho vivamente, pois tem muito mais material do que aqui apresento.
     
    Última edição: 4 de Novembro de 2008
  2. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ===========
    ANDREW RYAN
    ===========


    "Eu sou Andrew Ryan e estou aqui para te colocar uma questão.
    Não terá o Homem direito ao suor no seu rosto?

    'Não!' diz o homem em Washington, 'Pertence aos pobres.'
    'Não!' diz o homem no Vaticano, 'Pertence a Deus.'
    'Não!' diz o homem em Moscovo, 'Pertence a todos.'

    Eu rejeito essas respostas; em vez disso, eu escolho algo
    diferente. Eu escolho o impossível. Eu escolho... Rapture.
    uma cidade onde o artista não temerá o censor, onde o
    cientista não será limitado por falsa moralidade, onde os
    grandiosos não serão constrangidos pelos pequenos.

    E com o suor do teu rosto, Rapture será também a tua cidade."

    - Andrew Ryan

    Andrei Ryan nasceu nos primeiros anos de 1900 na Rússia. A Revolução Russa, que deu lugar ao nascimento da União Soviética, destruiu-lhe a família durante a sua infância. Com ressentimentos sobre a ideologia comunista, Ryan fugiu para os Estados Unidos, alterou o nome para um mais americanizado "Andrew", e tornou-se um industrial, cientista e inventor incrivelmente bem sucedido. Ryan foi inicialmente muito feliz na América, um lugar onde a inteligência e a determinação eram recompensadas com prosperidade e fama. Quando a Grande Depressão chegou em 1929, Ryan teve uma desagradável surpresa. O New Deal, uma série de programas para redistribuir a riqueza pelos os mais necessitados, incomodou Ryan por fazê-lo lembrar do mundo que julgava ter fugido. O que restava da sua crença e devoção pelo sonho americano foi finalmente destruído pelo lançamento das bombas em Hiroshima e Nagasaki.

    Imediatamente após a Segunda Grande Guerra, Ryan iniciou planos para construir um santuário secreto para os que pensavam como ele - um espaço para aqueles que Ryan considerava os melhores e mais brilhantes da humanidade, num local que não pudesse ser tomado por forças externas. A sociedade foi imaginada como o derradeiro capitalismo e o paraíso individualista, com a elite a produzir para eles próprios em vez de ser para um todo. Seria livre de religiões, governos e dos parasitas do mundo - aqueles que tiram sem dar nada em troca. A cidade chamar-se-ia de Rapture e acolheria aqueles que, seleccionados por Ryan, seriam de uma só vez resgatados da terra, deixando tudo e todos para trás. Tornou-se óbvio para Ryan que existira apenas um sítio onde Rapture poderia ser construída: no fundo do oceano. Seria impossível construi-la noutro qualquer local.
     
  3. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ======================
    A CONSTRUÇÃO DE RAPTURE
    ======================


    "O que fariam o Urso Russo e a Águia Americana se descobrissem
    o nosso paraíso? O nosso segredo é o nosso escudo!"

    - Andrew Ryan

    Durante a sua permanência na América, Ryan juntou uma fortuna no valor de biliões em contratos com os Estados Unidos e outros potências mundiais em armas e pesquisas científicas subaquáticas, que foram utilizadas na construção de Rapture. Em 1942, Ryan inventou um dispositivo engenhoso que comprimia as moléculas de água com uma carga eléctrica da mesma forma que o ar é comprimido com uma força. Ryan originalmente pretendia que este dispositivo tivesse aplicações em mecanismos de arrefecimento e em países desérticos onde houvesse escassez de água. O governo, contudo, decidiu utilizá-lo como arma militar. O dispositivo poderia rapidamente aumentar a pressão da água à volta se veículos náuticos como submarinos, esmagando-os em poucos segundos. Ryan não ficou contente com a utilização da sua invenção e o seu desagrado pelo governo aumentou, tal como o seu idealismo individualista.

    Ryan iniciou a construção de Rapture no início de 1946 utilizando uma plataforma de prospecção de petróleo no meio do Atlântico, entre a Gronelândia e a Islândia (63* 2' N 29* 55' W). Pedra, granito e outros recursos foram recolhidos no local utilizando brocas, enquanto o metal foi adquirido a fontes externas. Os materiais eram então processados na plataforma enquanto os edifícios eram construídos numa estrutura suportada por outras duas plataformas.

    A base de cada edifício era construída e lentamente submergida utilizando dispositivos de flutuação e correntes gigantescas. As fundações para cada edifício eram inicialmente preparadas e cada andar era colocado em sucessão, como blocos de construção, uns sobre os outros. As secções dos edifícios eram então seladas usando granito e cimento extraídos no local e as janelas instaladas. Finalmente, a água dos edifícios seria extraída utilizando o dispositivo de compressão de água inventado pelo Ryan. Uma "explosão de pressão" retiraria a água do topo dos edifícios enquanto uma enorme bolha de pressão manteria secos os níveis inferiores. Um bombeamento convencional teria custos insuportáveis, tornando esse dispositivo essencial na construção da cidade. Após retirar toda a água, os edifícios seriam selados permanentemente.

    Protegida por uma rede de gigantescas paredes e constituída por um grupo de enormes torres, Rapture foi concebida para ser completamente auto-suficiente com toda a sua electricidade, produção de alimentos, purificação de água e sistemas de defesa a serem alimentados por aberturas vulcânicas submarinas. Para utilizar o calor das fissuras geotérmicas, Ryan criou uma central massiva de produção de energia chamada Hephaestus e instalou aí o seu escritório principal.

    Ryan também contratou uma cientista de Berkeley, Julie Langford, para construir uma quinta com árvores no fundo do oceano. Arcadia tornou-se o pulmão de Rapture, onde as suas florestas luxuosas e plantas abundantes serviam para produzir o oxigénio para a cidade. O transporte ficou a cabo de um sistema de Bathyspheres chamado o metro de Rapture. Deslocações de curta distância eram feitas através de uma rede de túneis de vidro. O correio era distribuído por um sistema de tubos pneumáticos. A arquitectura da cidade continha um estilo Art Deco e tinha um aspecto arcaico mas ao mesmo tempo futurístico. Após a construção estar completa, a plataforma petrolífera foi canibalizada à excepção das suas fundações. Foi então utilizada para servir de suporte à única entrada em Rapture, um grande farol em pedra.

    Rapture abriu as suas portas à elite mundial a 5 de Novembro de 1946. A população da cidade contava com alguns milhares de habitantes e atingiu o seu ponto alto nos primeiro anos de 1950, composta pelas pessoas que Ryan tinha como os melhores exemplares da humanidade. Uma grande e segmentada economia cresceu entre a população, permitindo o acesso a produtos de diferentes qualidades a diferentes níveis da sociedade.
     
  4. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ===================
    A DESCOBERTA DO ADAM
    ===================


    Bridgette Tenenbaum tinha apenas 16 anos de idade quando foi feita prisioneira num campo de concentração alemão. Ela teve a oportunidade de observar cientistas alemães enquanto faziam experiências em prisioneiros, e foi desta forma que descobriu o seu gosto pela ciência. Durante essas experiências, Tenenbaum apontava aos cientistas os seus erros. Os alemães tomaram consciência que a rapariga era brilhante e decidiram utilizar as suas capacidades. Chamaram-lhe "Das Wunderkind", a criança maravilha. Ela interessava-se em descobertas relacionadas com o nascimento e fez experiências genéticas noutros prisioneiros. Por alguma razão ela não considerava os seus colegas no campo de prisioneiros como mártires, mas como espíritos. Os seus talentos científicos permitiram-lhe sobreviver à Segunda Guerra Mundial e o seu desejo pelo aumento do conhecimento científico levou-a até Rapture.

    Um dia, Tenenbaum viu em Neptune's Bounty - os viveiros de peixe de Rapture - um homem cuja mão tinha sido paralisada pela guerra e estava agora recuperada. Ela inquiri-o sobre esse aparente milagre, e o homem revelou que tinha sido mordido por uma lesma marinha enquanto descarregava paletes de peixe. Ao acordar no dia seguinte verificou que já conseguia mexer os dedos pela primeira vez em anos. Felizmente, ele tinha guardado o animal e deu-o a Tenenbaum para as suas pesquisas.

    A cientista descobriu que a lesma segregava células estaminais puras, mais tarde chamadas de Adam, que não só curavam células danificadas como as regeneravam completamente. Porque necessitava de dinheiro para as suas experiências, contactou com todos os laboratórios em busca de fundos, mas todos recusaram. Sem poder contar com ninguém, Tenenbaum contactou Frank Fontaine, um bem sucedido homem de negócios que era também a mente criminosa de Rapture.
     
  5. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    =============
    FRANK FONTAINE
    =============


    "Uma arma em cada lar, paz em todas as ruas."

    - Frank Fontaine na instalação da primeira
    máquina Power to the People, 22/01/1957


    Frank Fontaine era um empreendedor de sucesso de origem humilde e colaborou em actos de caridade e com empresas. Ele construiu o seu império através de Fontaine Fishery (Viveiros de Peixe Fontaine), uma fachada para as suas operações de contrabando em Port Neptune. Fontaine utilizou o seu carisma para angariar adeptos entre aqueles que estavam descontentes com a filosofia de Ryan. Um homem visionário, Fontaine compreendeu que, mesmo numa sociedade com as grandes mentes do mundo, "alguém tem de limpar as sanitas" e assim iniciou a sua campanha para controlar Rapture apelando às pessoas das classes baixas. Ele instalou a Fontaine's Home for the Poor (Casa Fontaine para os Pobres) e recrutou os trabalhadores dos viveiros em Neptune's Bounty, liderado por Peach Wilkins, para contrabandear artigos do mundo exterior para dentro de Rapture.

    Bíblias e crucifixos estavam entre os mais prolíficos artigos de contrabando nas operações do Fontaine. Estes artigos eram procurados por aqueles cujas vidas em Rapture eram vazias e aqueles que necessitavam de apoio na época em que a guerra era eminente entre Fontaine e Ryan. Fontaine disponibilizava esses itens religiosos para lucrar e simultaneamente ganhar vantagem sobre Ryan apelando à moralidade pública.

    Fontaine apercebeu-se imediatamente da viabilidade económica de Adam, por isso decidiu investir na pesquisa de Tenenbaum em troca de futuros proveitos resultante disso. Através do seu contrabando em Neptune's Bounty, Tenenbaum conseguiu finalmente acesso ao equipamento e ao dinheiro que precisava.

    A Fontaine Futuristics foi criada e Tenenbaum passou a investigar o Adam. Ela descobriu que a substância podia ser usada para aumentar as capacidades físicas e mentais do corpo humano, tratar doenças e curar ferimentos. O seu parceiro de investigação, o Dr. Suchong, começou a desenvolver uma série de modificações genéticas a partir de Adam processado chamadas Plasmids, com o nome de código "Lots". Estes davam aos humanos poderes especiais e capacidades adicionais através de um soro chamado Eve. Enquanto Suchong se embrenhou em desenvolver diferentes aplicações dos Plasmids, Tenenbaum focou-se no estudo das propriedades genéticas do próprio Adam.

    À medida que o Adam chegou ao público geral, a Fontaine Futuristics começou a lucrar. Por esta altura, Fontaine tornou-se bastante influente em Rapture através dos vários negócios que mantinha. Isto incluía o mercado do oxigénio, Gravadores Accu-Vox (todos os que eram alguém tinham um), e as máquinas Power To The People. Ele gastou os lucros provenientes do Adam em descobrir novos e melhores Plasmids. Fontaine era agora um grande nome da tecnologia enquanto Ryan gastou o seu tempo na compra de bens imobiliários. Ao início, Ryan louvou o negócio de Plasmids de Fontaine como exemplo da ideologia de mercado livre e escusou-se a regulá-lo como indicado pelos seus conselheiros mais próximos.
     
  6. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ============
    LITTLE SISTERS
    ============

    O Adam revolucionou Rapture. As mentes humanas mais brilhantes podiam agora superar-se através de Splicing (integração genética) de mais e mais Plasmids. Cirurgiões plásticos conseguiam agora esculpir carne de forma nunca antes possível. Os efeitos a longo prazo do Adam depressa se tornaram evidentes à medida que mais pessoas o usavam. O Adam actuava como um cancro benigno, destruindo células nativas e substituindo-as com versões estaminais instáveis. Esta instabilidade foi o que lhe deu as propriedades especiais, mas causava também deficiências cosméticas e mentais. Tornou-se um ciclo vicioso; quanto mais Adam se consumia, mais Adam era necessário para fazer regredir os danos. Enquanto isto era catastrófico do ponto de vista clínico, era maravilhoso do ponto de vista económico.

    Outro efeito secundário do Splicing era a capacidade de ver fantasmas. Isto ocorreu de memórias passadas entre utilizadores de Adam através de recolha de amostras genéticas. Aqueles que utilizavam Plasmids e Tónicos Genéticos em demasia tornaram-se psicóticos e extremamente agressivos e ficaram conhecidos como Splicers. Fontaine construiu secretamente um exército de Splicers das classes baixas.

    Como a procura por Adam cresceu largamente, a Fontaine Futuristics procurou uma forma de aumentar a produção. Tenenbaum descobriu que conseguia produzir mais Adam implantando a lesma marinha no estômago de um hospedeiro. Os testes iniciais que foram realizados utilizando jovens raparigas foi um sucesso. O hospedeiro era induzido a regurgitar após ter comido, conseguindo-se 20 a 30 vezes a quantidade normal de Adam retirado de uma lesma. Como efeito secundário, o hospedeiro tornava-se indestrutível. Qualquer ferimento regenerava-se com versões estaminais das células mortas. Devido à relação simbiótica com a lesma implantada, colher a lesma resultava na morte do hospedeiro. Tenenbaum descobriu também que a relação simbiótica apenas funcionava em crianças, e apenas em raparigas. Nunca compreendeu porquê. Quando revelou este facto a Fontaine, este abriu as portas ao orfanato Little Sister e abraçou com grande interesse a sua futura fábrica de Adam.
     
  7. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    =========
    RIVALIDADE
    =========


    "Construímos as fundações de Rapture quando a última guerra terminou...
    mas no fim, uma guerra terrível estará para vir..."

    - Andrew Ryan


    Enquanto a influência e a fortuna de Fontaine crescia, Ryan apercebeu-se que ele seria uma ameaça política além de ser a sua antítese ideológica. Ryan tomou medidas para prevenir a entrada de contrabando e evitar que Fontaine se tornasse ainda mais influente. . Ele estaria certo que Fontaine estava por detrás do crescimento de contrabando e colocou o seu chefe de polícia, Sullivan, no caso a tempo inteiro.

    Sullivan e os seus homens tinham a missão de parar Fontaine a todo o custo, mesmo recorrendo à tortura. Infelizmente, Fontaine conseguia sempre estar onde as provas não estavam. Ele mostrava a sua personalidade inflexível tirando a maior parte dos lucros do contrabando para si e ameaçando denunciar os trabalhadores que não concordassem com isso. Numa situação, um trabalhador morreu electrocutado sob interrogatório após ter recusado revelar algo ao Sullivan pois tinha mais medo do Fontaine que de Ryan. Noutra situação, um trabalhador afirmou que iria denunciar Fontaine mas foi encontrado morto num saco no dia seguinte. Basicamente, Sullivan e a sua equipa estavam entre a espada e a parede.

    Enquanto o problema do contrabando crescia, Ryan instituiu a pena de morte apesar do desacordo dos seus conselheiros. Os contrabandistas condenados passaram a ser publicamente enforcados na Apollo Square para todos testemunharem. Em resultado, a população de Rapture rebelou-se nas ruas.
     
  8. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    =================
    A ARMA DE FONTAINE
    =================


    Fontaine começou a preparar o seu trunfo, uma arma secreta que usaria como último recurso na guerra eminente contra Ryan. Ele sabia que a sua arma teria de estar associada geneticamente a Ryan para conseguir passar as medidas de segurança. Sob as ordens de Fontaine, Tenenbaum contactou Mary-Catherine "Jasmine" Jolene - uma artista do clube Eve's Garden que era publicamente conhecida como sendo a amante de Ryan - para que se deixasse engravidar de um filho deste em troca de uma quantia de dinheiro que muito precisava. Quando conseguiu, extraíram o óvulo fecundado e procederam à criação do filho ilegítimo de Ryan. Este eventualmente descobriu o acordo e assassinou Jolene no quarto dos fundos do Eve's Garden.

    Dr. Suchong foi assignado para programar o bebé para este matar Andrew Ryan, se tal fosse necessário. Suchong utilizou um Plasmid de crescimento rápido para acelerar o envelhecimento do bebé. Ao ano de idade, este tinha o peso e a musculatura de um homem de 19 anos. Suchong foi também o responsável pelo controlo mental implantado que Fontaine tinha ordenado. O filho de Ryan foi obrigado a obedecer a uma determinada frase chave para efectuar ordens. Quando este processo foi concluído, o bebé, agora aparentando ser adolescente, foi escondido para viver uma vida pré-programada até ao dia em que Fontaine precisasse dele.

    Tenenbaum começou a evitar Fontaine devido à sua consciência pesada. Ela sentia-se perturbada pelo instinto maternal que desenvolveu enquanto trabalhava com as Little Sisters. Apercebendo-se disto, Fontaine despediu-a da Fontaine Futuristics. Tenenbaum refugiou-se, construindo um esconderijo para as Little Sisters que iria tentar encontrar e curar.
     
  9. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ================
    O PRINCÍPIO DO FIM
    ================


    "Ryan acaba com o contrabando... Fontaine e os seus capangas
    mortos num sangrento tiroteio"

    - Título, Rapture Standard, 12/09/1958


    A 12 de Setembro de 1958, Ryan e os seus homens, incluindo o chefe de segurança Sullivan e o empreiteiro geral Bill McDonagh, mataram Fontaine e os seus capangas num tiroteio violentíssimo, depois de derrotarem o seu exercito de Splicers. Em vez de entregar a Fontaine Futuristics aos herdeiros indicados por Fontaine, Ryan nacionalizou a empresa assimilando-a a Ryan Industries, apesar dos protestos de McDonagh. Ryan, que outrora terá queimado uma floresta sua para que não fosse nacionalizada pelo governo, traiu os seus princípios. O evento foi um ponto de viragem na sua carreira e foi o primeiro de uma série de más decisões que levariam à queda de Rapture.

    McDonagh saiu do conselho em protesto e Tenenbaum desapareceu sem paradeiro conhecido. Com Fontaine e Tenenbaum ambos fora do jogo, Suchong tirou partido da situação aceitando com agrado uma posição na Fontaine Futuristics, sendo a única pessoa em Rapture além de Ryan que sabia tudo sobre as Little Sisters, que foi um segredo da empresa de Fontaine até à altura.
     
  10. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ===========================
    O RESSURGIMENTO DA RESISTÊNCIA
    ===========================


    Por esta altura, surge uma personagem chamada Atlas, um herói revolucionário que pegou no movimento de resistência onde Fontaine tinha largado. A utilização de Adam ainda não estava generalizada em Rapture e a ordem civil ainda era mantida de forma relativamente fácil. Ryan estava a tornar-se num ditador. Ele contratou Cohen, um músico e artista, para fazer campanha por ele em Fort Frolic, escrevendo e interpretando peças de propaganda para limpar a imagem negativa que as políticas corruptas de Ryan tinham criado. Anna Culpepper, outra artista de Fort Frolic, condenou abertamente Cohen por ser o lacaio de Ryan e escreveu algumas canções criticando o próprio Ryan. Enquanto as quezílias entre Culpepper e Cohen aumentavam, este último pediu a Sullivan para que fizesse algo para pará-la. Eventualmente, Ryan envolveu-se e acabou por ordenar a Sullivan que executasse Culpepper. Sullivan obedeceu, mas não sem remorso. Ele matou-a enquanto ela tomava banho na sua suite do Mercury e levou consigo um cobertor preto e vermelho para se lembrar do que tinha feito nesse dia.

    O maior erro de Ryan neste período foi provavelmente a sua complacência. Ele assumiu que estava a controlar a situação e falhou em desmembrar a organização de Fontaine agora controlada por Atlas. Este tinha o controlo de determinadas áreas de Rapture, tal como as casas dos pobres na Apollo Square, e nunca parou de planear o dia em que iria finalmente atacar.
     
  11. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ========
    ANO NOVO
    ========


    "Fazemos uns buracos nesses bandalhos? Talvez.
    Mas para onde mais iriam eles?"

    - Lloyd Webster, Presidente das máquinas de venda
    Circus of Values

    O Restaurante Kashmir serviu como cartão de visita para os novos moradores de Rapture. Era também um destino popular para os habitantes para não só comer como também para divertirem-se com estilo; então as celebrações do ano novo eram lendárias. O Baile de máscaras de comemoração do ano novo de 1959 foi talvez o mais famoso de todos.

    Os habitantes mais ricos de Rapture reuniram-se no Kashmir, muitos usando na cara máscaras de coelho para celebrar o ano novo. Um dos participantes era Diane McClintock, a namorada de Ryan. O próprio Ryan estava recolhido, a trabalhar até altas horas no Hephaestus, algo que McClintock já esperava. Ela estava a gravar esta queixa no seu Accu-Vox quando se ouviram tiros e gritos vindos da festa.

    Os Splicers de Atlas vieram aos magotes das casas dos pobres, incitando motins, pilhando os ricos e arrasando todo o resto da população. Foi uma revolta aberta que iniciou uma verdadeira guerra civil e sinalizou o colapso da sociedade. A cara de McClintock foi horrivelmente desfigurada no ataque. Um punhado de indivíduos sãos, incluindo Ryan e a Dra. Tenenbaum sobreviveram mas esconderam-se para evitarem serem atacados.

    As pessoas rapidamente pegaram em armas e depressa a cidade ficou dividida em duas. A natureza capitalista de Rapture ascendeu à ocasião; algum tempo antes, companhias tinham instalado máquinas de venda tais como as novas El Ammo Banditos, para distribuir munições e armas àqueles que precisassem. Artigos mais agressivos eram adicionados às máquinas Circus of Value e U-Invent. As máquinas Power To The People eram tão populares durante este período que costumavam deixar de funcionar com apenas uma utilização, tal como muitos clientes constatavam para sua frustração.

    Ryan começou a instalar um rígido regime de segurança e pontos de controlo. Ver câmaras de segurança e torres de metralhadoras automáticas por toda a Rapture não era invulgar. Ryan deu ordens para fechar todas as Bathyspheres da cidade instalando um dispositivo genético que permitia apenas a ele e ao seu círculo mais próximo viajar livremente por Rapture. Infelizmente, as chaves genéticas nesta altura não eram de confiança, e qualquer um com parecenças genéticas poderiam passar.

    Enquanto as coisas pioravam em Rapture, e devido em parte pela política de pena capital de Ryan, Sullivan demitiu-se da chefia policial. Ele estava perturbado pelo que tinha feito a Anna Culpepper e suicidou-se.

    A popularidade de Atlas cresceu rapidamente entre a população, com muitos a preferirem apoiá-lo em detrimento de Ryan, que se enclausurou e tornou-se cada vez mais ditador. Para contrariar o crescente número de apoiantes de Atlas, Suchong propôs um Plasmid de controlo mental - na forma de feromonas - em que as acções dos cidadãos de Rapture pudessem ser controladas. Ryan hesitou ao inicio alegando o livre arbítrio como sendo uma pedra basilar de Rapture, mas depressa sucumbiu à máxima "medidas desesperadas para tempos desesperados". Ele racionalizou a decisão dizendo que se o Atlas ganhasse a guerra, eles tornariam-se escravos, o que seria tão mau, senão pior. Ao trair mais uma vez os seus ideais, Ryan juntou o seu próprio exército de Splicers.

    Ryan também deu instruções a Suchong e a sua equipa de cientistas para criarem uma série de Vita-Chambers, um dispositivo que conseguia ressuscitar determinados indivíduos, através de Plasmids de reconstrução e entrançados quânticos.
     
  12. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ==========
    BIG DADDIES
    ==========


    Um dos benefícios da guerra era o número de cadáveres que pejavam a cidade, muitos dos quais continham Adam reciclável cuja procura tinha disparado desde que a guerra começou. Suchong, que agora trabalhava para a Ryan Industries, resolveu este problema em transformar as Little Sisters numa espécie de necrófagos, ao colher o Adam dos cadáveres resultantes da guerra. Sabendo que as Little Sisters correriam um grande risco se fossem para as ruas sozinhas sem protecção, Suchong resolveu o problema através do uso de guarda-costas chamados Big Daddies. Estes Big Daddies seguiriam as Little Sisters e atacariam todos que tentassem fazer-lhes mal.

    Suchong apresentou a ideia a Andrew Ryan com alguma incerteza. Sabendo que transformar-se num Big Daddy seria uma "viagem sem retorno", Suchong estava preocupado na dificuldade em encontrar candidatos. Andrew Ryan assegurou-lhe que isso não seria problema, e começou a "encontrar" voluntários para o trabalho. O programa dos Big Daddies começou e um complexo de produção de Big Daddies e Little Sisters foi instalado no Point Prometheus.

    Os voluntários tiveram a sua pele e órgãos enxertados num enorme fato de mergulho. Ryan, para poupar recursos, pediu ao incrédulo Suchong para reutilizar fatos. Isto era nojento e pouco prático já que era quase impossível de retirar a carne selada a vapor dos fatos de Big Daddies expirados.

    Os candidatos eram sujeitos a dolorosos processos de modulação de voz e aplicação de feromonas que atraia as Little Sisters. Eram então injectados com um Plasmid que os transformavam em seres não pensantes com um único objectivo: proteger as Little Sisters. Utilizando outros Plasmids variados, desenvolvidos pela Optimized Eugenics, os humanos tinham a sua força e agilidade aumentadas. Eles eram capazes de levantar pesos consideráveis com facilidade e os seus fatos, sendo construídos para suportar pressões de seis milhas de profundidade, eram ideais para os proteger.

    Dois modelos de Big Daddies foram então produzidos na linha de montagem da fábrica Failsafe Armored Escorts: os Bouncers foram armados com uma broca gigante e as Rosies levavam consigo pistolas perfuradoras e minas de proximidade. Os Bouncers eram sujeitos a bastante mais Plasmids que as Rosies, e, por isso, as suas cabeças eram deformadas a níveis grotescos. eles usavam capacetes com múltiplos e pequenos buracos para os olhos, enquanto as Rosies eram compostas por uns mais tradicionais capacetes de mergulho. Existiam também umas versões de elite cujos modelos eram criados com força e tamanhos ampliados.

    Os Big Daddies, porque lhes modificavam as laringes, comunicavam por murmúrios semelhantes aos chamamentos de baleia. Para melhor compreensão e para a protecção de civis, luzes foram colocadas nos capacetes para mostrar o estado do Big Daddy. Verde significava um estado completamente passivo, para situações normais como reparações e manutenção. Amarelo queria dizer que o Big Daddy estava alerta e a proteger a Little Sister ou activamente a procurar por uma. Vermelho significava que o Big Daddy estava a ser ameaçado ou em estado de combate.

    Desde o momento que deixou de ter acesso ao orfanato Little Sisters do Fontaine, a Ryan Industries optou por raptar meninas para serem convertidas em Little Sisters. Uma dessas meninas era Masha Litz, filha de Sam e Mariska Lutz. O casal ficou na taberna Fighting McDonaghs em Neptune's Bounty e procuraram incessantemente pela filha desaparecida. Um dia, os Lutzes viram a sua quase irreconhecível filha a recolher o que parecia ser sangue de um cadáver perto da Fontaine Fisheries e depois ir embora acompanhada por um Big Daddy. Mais tarde o casal cometeu suicídio. Morreram nos braços um do outro por ingestão de comprimidos

    As meninas raptadas eram colocadas em exercícios mentais condicionados no complexo educacional Little Wonders para se ligarem afectivamente aos Big Daddies. Suchong começou a trabalhar num Plasmid de protecção que iria ligar o Big Daddy à Little Sister. Um dia, frustrado com uma sucessão de fracassos nos testes, Suchong estava a gravar mo seu diário de áudio no laboratório em Artemis quando foi bruscamente interrompido por uma Little Sister. Ele bofeteou-a e no mesmo momento recebeu uma broca de um Bouncer pelo peito adentro. Isso mostrou que o Plasmid tinha afinal efeito, e assim, Ryan pode continuar a produção de Big Daddies sem a colaboração de Suchong.

    Ryan instalou uma rede de túneis por toda a Rapture para que as Little Sisters pudessem movimentar-se livremente e tornou crime interagir com elas. As Little Sisters referiam-se afectivamente aos Big Daddies como "Mr. Bubbles". Elas eram mentalmente levadas a reconhecer os mortos como anjos. Após terem visto um anjo, elas utilizavam umas agulhas hipodérmicas para extraírem o Adam, consumiam-no e utilizavam o seu corpo para transformá-lo numa forma de Adam reutilizável. Ryan também instalou as primeiras máquinas de venda Gatherer's Gardens para lucrar com a procura de Plasmids pela população, utilizando a imagem das Little Sisters como activos de marketing.

    Umas semanas depois do ataque da passagem do ano, Diane McClintock acordou após ter sido operada por um dos mais famosos cirurgiões plásticos de Rapture, o Dr. Steinman. Rapture mudou significantemente durante a sua recuperação, e ficou chocada ao saber que as pessoas estavam a ser detidas e executadas na Apollo Square. Ela confrontou Ryan com a morte de pessoas inocentes ao que ele retorquiu que não existem pessoas inocentes, apenas aqueles que estão com ele ou contra ele. A partir daquele ponto, Ryan demonstrou pouco interesse em McClintock e ela culpou-o das cicatrizes que tinham resultado do ataque dos "terroristas". Eventualmente, McClintock decidiu procurar Atlas e os seus homens para lhe dizer como eles arruinaram a sua vida.

    Quando ela chegou a Apollo Square, McClintock testemunhou um dos guardas de Ryan a incinerar uma mulher quando esta tentava fugir. Diane subornou um dos guardas para que a deixasse entrar no complexo Hestia Chambers e ficou sensibilizada pela miseráveis condições de vida que as pessoas lá tinham. Essas pessoas começaram gradualmente a ganhar confiança e levaram-na a ver Atlas, apesar de ter sido namorada de Ryan no passado. Em pouco tempo, McClintock fazia parte do grupo de Atlas, participando em buscas por mantimentos e ataques contra os Splicers de Ryan. Um dia, enquanto gravava um diário áudio em como o seu grupo tinha derrotado um dos Big Daddies de Ryan e tinham recolhido o Adam de uma Little Sister, entrou no escritório de Atlas enquanto este estava a gravar um discurso secreto. Atlas ao ser surpreendido e sabendo que se alguém conhecesse o conteúdo das suas palavras significava a guerra perdida, matou-a de imediato.
     
  13. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ==============
    PARAÍSO PERDIDO
    ==============


    "A minha cidade foi traída pelos fracos..."

    - Andrew Ryan

    Enquanto a guerra civil continuava, a procura de Adam suplantou a oferta. Nenhuma das partes do conflito tinham Adam suficiente para reparar os problemas que a substância causava aos seus combatentes. Como resultado, os seguidores de Ryan começaram a sofrer danos físicos e mentais e, consequentemente, a depravação e insanidade alastrou rapidamente por toda a Rapture. Os Splicers, para esconder as desfigurações, começaram a usar as máscaras de coelho do restaurante Kashmir que foi abandonado a seguir ao ataque. O exército de Atlas sofreu ainda mais que o de Ryan, tendo perdido o controlo da Fontaine Futuristics e, por isso, a grande quantidade de Adam que as Little Sisters providenciavam. Peach Wilkins e os seus homens fecharam-se nas arcas frigoríficas da Fontaine Fisheries para se protegerem de ambos Ryan e Fontaine, que acreditava ainda estar vivo.

    Os trabalhadores da manutenção eram insistentemente alvos dos Splicers de Atlas e, por isso, deixaram de ser em número suficiente para permitir o normal funcionamento da cidade. Rapture caiu em desgraça, com muitas zonas inundadas por causa que brechas. McDonagh suplicou a Ryan para que entregasse a Fontaine Futuristics a Atlas como uma oferenda de paz, mas Ryan ignorou o pedido e continuou a fornecer aos seus exércitos Plasmids cada vez mais poderosos. Foi um braço de ferro violentíssimo, mas Atlas estava objectivamente a perder.

    Enquanto isso, várias pessoas tentaram assassinar Ryan. McDonagh jurou matá-lo para evitar que Rapture seguisse o caminho traçado por Ryan. Não teve sucesso na sua tentativa. Foi queimado vivo e empalado na que ficou conhecida como a sala mórbida dos trofeus dos "duvidosos" de Ryan.

    Anya Andersdotter, uma estilista de sapatos que - tal como Mariska Lutz - também viu a sua filha levada pela Ryan Industries, decidiu também assassinar Ryan por sua iniciativa. Tendo perdido a filha e toda a fé em Ryan e em Rapture, não tinha mais nada a perder.

    Entretanto, Kyburz, um dos mais conceituados engenheiros de Hephaestus, também engendrou um plano para abater Ryan. Fez algumas investigações e descobriu que Ryan tinha-se barricado no seu escritório e era guardado por um grupo de Splicers. Kyburz decidiu que a única forma de contornar isso era quebrar o circuito do portão que guardava Ryan com uma bomba de impulsos magnéticos.

    Andersdotter começou a sua missão seduzindo e dormindo com um mecânico durante três semanas até que este revelou que era necessário uma sobrecarga no Harmonic Core #3 para chegar até Ryan. Ela foi até ao Lower Heat Loss Monitoring para investigar isto acabou por dormir com outro mecânico de nome Pablo Navarro, que finalmente lhe indicou a loja de ferramentas de Kyburz. Neste ponto, Kyburz tinha-se rendido à sua paranóia e tinha a sua bomba quase pronta. Pensando que ela tinha sido enviada por Ryan para espiá-lo, Kyburz denunciou-a como sendo uma simpatizante de Atlas. Os Splicers de Ryan levaram Andersdotter e enforcaram-na na sala de trofeus. Kyburz também foi morto antes de concluir o dispositivo.

    Nenhum dos pretendentes a assassino de Ryan teve sucesso até esse ponto, todos parados pelos sistemas de segurança ou denunciados entre eles. As coisas pareciam perdidas para a causa de Atlas. E assim ele dá inicio ao derradeiro plano para conquistar Rapture.
     
  14. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    ==================
    BEM-VINDO A RAPTURE
    ==================


    "Eles disseram-me, 'Filho, tu és especial. Tu nasceste para grandes
    feitos'. E sabem que mais? Eles tinham razão."

    - Jack

    E assim começa esta grande aventura. Espero que com isto tenham ficado com uma perspectiva do que realmente aconteceu antes da chegada do nosso herói.

    Serás tu capaz de salvar Rapture?

    Deixem comentários e sugestões.
     
  15. Pure Anarchy

    Pure Anarchy Moderador
    Staff Member

    Foste tu que traduziste tudo? Excelente trabalho, se precisares de ajuda com o resto é só avisares.
     
  16. Doctor_Worm

    Doctor_Worm Power Member

    Obrigado, mas já está tudo e não conto traduzir mais nada durante algum tempo. :p
     
  17. R2N

    R2N Power Member

    Excelente trabalho! ;)
     
  18. BurningFast

    BurningFast Power Member

    para alguem como eu que terminou o jogo há uns dias, isto não podia ter surgido em melhor altura! :x2:
     
  19. Jogador

    Jogador Power Member

  20. JaK

    JaK Power Member

    Muito bom trabalho.

    Achei aqui respostas a algumas dúvidas que tinha :D
     

Partilhar esta Página