Bitboys Becomes Part of ATI Technologies

GoldenBoy

Power Member
Bitboys, a company known for its promises to develop an ultimate graphics processor for desktops and later switching to mobile graphics chips, has been acquired by a leading supplier of graphics processors – ATI Technologies.

ATI acquired privately held Bitboys Oy, a 15-year veteran of the graphics industry for up to $44 million. The final value is subject to certain performance-related conditions. According to ATI, Bitboys brings valuable engineering experience, technology and customer relationships that enhance ATI’s existing mobile phone multimedia offerings. Based in Finland, the Bitboys team will be fully integrated in to ATI’s handheld business unit, and form the nucleus for a key design centre for ATI in Europe.

ATI is well-known in the mobile phone industry for providing graphics and multimedia solutions; this acquisition enhances ATI's product portfolio with a number of technologies, including OpenGL ES 2.0 3D graphics and OpenVG 1.0 2D vector graphics technologies optimized for high-volume mainstream mobile phones. These graphics cores will be supported by ATI’s common software stack which covers its complete range of multimedia co-processors. This unified software environment allows developers to easily create content for a range of devices and offers mobile phone manufacturers faster time to market.

Bitboys is research and development lab, who has been licensing its technologies to third parties since 2002.

-> http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20060502054632.html

a ATI esta a dar forte no segmento Mobile.......
 
Vá lá, o Vapourware agora também vende...:D
Essa empresa esteve 15 anos a prometer coisas que nunca concretizou, pelo menos agora acabam-se as tretas.
 
É das companhias que eu mais tenho pena que não tenha vingado. As arquitecturas deles sempre se mostraram bastante ameaçadoras para a concorrência.
Falharam não por incompetência técnica mas por falta de pessoal, recursos e, principalmente, por uma tremenda falta de sorte.

A infineon entrou em crise financeira e teve que fechar a produção de EDRAM que ia ser usada no Axe uns meses antes da produção do mesmo..
No entanto, a infineon deixou fazer uma pequena quantidade de placas gráficas para mostrar a potenciais investidores..
O grande problema foi que isto aconteceu no fim de 2001, ou seja, mesmo na altura do 11 de Setembro.. o que levou a uma quebra financeira a nível mundial e durante uns anos aqueles que poderiam querer investir estavam sem dinheiro para o fazer..

Foram situações de perda+perda+perda que impediram os Bitboys de alcançar sucesso no mercado gráfico e não a falta ambição da pequena equipa.

Pode ser que ao entrar para a ATi possam mostrar ao mundo aquilo que poderiam ter feito no passado.. mas é uma pena que o façam sob o nome da ATi e não sob o nome BitBoys..
E é uma pena que a ATi os "despache" para o segmento mobile.. no entanto, já sabemos que é aí que está o futuro, não?

É menos uma possível concorrência para os 2 grandes, infelizmente..
 
Última edição:
eu penso que o know-how desses gajos deveria de ser aproveitado para o segmento de graficas para PC e n para os portables ... todavia n era a arquitectura que os gajos "inventaram" que é actualmente usada pelo Xenos?!
 
Não diria a arquitectura mas o conceito de gpu com "grandes" quantidades de memória embutida sim apareceu pela primeira vez na arquitectura deles.
No entanto o flipper da gamecube desenhado pela ArtX já usa embedded DRAM.
 
skandal disse:
Se fosse a nVidia a comprar..... era a compra do seculo.... mas ok.....

mais um link para saber mais um bocado da história desta empresa:
http://www.firingsquad.com/hardware/bitboys/default.asp


A diferença é que a Nvidia tem comprado empresas que já nada têm a provar, quer em termos de hardware, quer em termos de software.
A Bitboys sempre se ficou pelas promessas, promessas e mais promessas, à lá Infinium Labs "Phantom".
E tem 15 anos, é 2 anos mais antiga do que a própria nVidia, que também começou num escritório modesto em 1993.

A empresa falhou porque foi mal gerida desde o início (e a decisão de escolher a Infineon para fabricar as placas em vez da TSMC, UMC ou SMIC em Taiwan e na China foi um erro de palmatória), e nunca esteve atenta às tendências de mercado.
A nVidia viu que as quadráticas não eram o futuro na NV1 e depressa mudaram de direcção.


Vê a data do artigo que referes e depois olha para o que eles fizeram desde há 4 anos para cá, participaram na criação da norma OpenVG para gráficos vectoriais juntamente com todo o resto da indústria e pouco mais...
 
Morpheus disse:
eu penso que o know-how desses gajos deveria de ser aproveitado para o segmento de graficas para PC e n para os portables ... todavia n era a arquitectura que os gajos "inventaram" que é actualmente usada pelo Xenos?!

Eu penso que vocês estão a esquecer algo... Olhem para o Conroe e vejam de onde vem grande parte da tecnologia... segmento mobile. Hoje em dia de que falam e lutam a AMD e Intel?!... «lower power, better performance»... O mesmo caminho e com o mesmo objectivo seguem a ATI e Nvidia num futuro proximo... Digo eu!
 
Zarolho disse:
Eu penso que vocês estão a esquecer algo... Olhem para o Conroe e vejam de onde vem grande parte da tecnologia... segmento mobile. Hoje em dia de que falam e lutam a AMD e Intel?!... «lower power, better performance»... O mesmo caminho e com o mesmo objectivo seguem a ATI e Nvidia num futuro proximo... Digo eu!

Mas, grande parte da tecnologia mobile dos Conroe vem do anterior Pentium III, que por sua vez deriva do Pentium II, que é um descendente directo do Pentium Pro.

Logo, não é assim tão optimizado para baixo consumo de energia (aliás, sempre se soube que o Conroe para desktop não tem certas restrições ao nível do TDP máximo e do clock-gating agressivo nos transístores, senão o preço tornar-se-ía incomportável para o mercado desktop/empresarial, etc).


Se fosse mesmo optimizado ter-se-ía criado uma nova arquitectura de raíz, tal como a Netburst foi criada para o marketing da clockspeed.

Já nem se lembram que os Pentium III, sobretudo os Katmai e Coppermine, eram especialmente "gulosos" com o consumo de energia...
 
Zarolho disse:
Eu penso que vocês estão a esquecer algo... Olhem para o Conroe e vejam de onde vem grande parte da tecnologia... segmento mobile. Hoje em dia de que falam e lutam a AMD e Intel?!... «lower power, better performance»... O mesmo caminho e com o mesmo objectivo seguem a ATI e Nvidia num futuro proximo... Digo eu!

Mas acho que nos CPU's isso foi mais acentuado devido ao seu aquecimento, primeiro nos Athlon XP e depois nos PresHot :P, as gráficas para já ainda se vão aguentando.... apesar da X1900 ser quentinha e gastar bastante.


@blastarr: mas se então se deveu a erros de gestão, aproveitam-se os engenheiros.... que é o que interessa :P, eu não li muito bem o site que referi mas parece-me como disse o ToTTenTranz que eles são inovadores, agora se o produto nunca chegou a sair pq fizeram más decisões de gestão.... who cares.....
 
blastarr disse:
A empresa falhou porque foi mal gerida desde o início (e a decisão de escolher a Infineon para fabricar as placas em vez da TSMC, UMC ou SMIC em Taiwan e na China foi um erro de palmatória), e nunca esteve atenta às tendências de mercado.



Claro, claro.. Que estúpidos que foram.. não previram o atentado terrorista do 11 de Setembro, que já toda a gente sabia que acontecer.. aliás, nem sei como é que havia tanta gente dentro das twin towers.. tipo.. que gente burra.. Que exemplo de má gestão!

A escolha da Infineon provavelmente fez-se por questões de limitações de preço, ou se calhar porque simplesmente eram os únicos com vontade em arriscar a tomar conta do investimento de fazer os chips. A Bitboys era uma companhia sem recursos financeiros anteriores portanto não podiam simplesmente mandar fazer os chips como fazem os outros, tinham que criar um consórcio com fábricas e sendo um design arriscado para um mercado ainda mais arriscado é natural que nem a TSMC nem a UMC estivessem dispostas a correr esses riscos.

O que lhes valeu foi a "medida desesperada" da ATi ao comprá-los, não é? :berlusca:




blastarr disse:
A nVidia viu que as quadráticas não eram o futuro na NV1 e depressa mudaram de direcção.
Correcção: A nVidia mudou de direcção depois de já toda a gente saber que as quadráticas não eram o futuro. E precisaram de fazer um chip e ter um falhanço em cima para "mudar de direcção".
Não é uma crítica à nVidia, foi um processo de trial and error pelo qual todas as empresas passam. Simplesmente não foi um exemplo de boa gestão e previdência como tu fazes entender.
 
ToTTenTranz disse:
Claro, claro.. Que estúpidos que foram.. não previram o atentado terrorista do 11 de Setembro, que já toda a gente sabia que acontecer.. aliás, nem sei como é que havia tanta gente dentro das twin towers.. tipo.. que gente burra.. Que exemplo de má gestão!

A escolha da Infineon provavelmente fez-se por questões de limitações de preço, ou se calhar porque simplesmente eram os únicos com vontade em arriscar a tomar conta do investimento de fazer os chips. A Bitboys era uma companhia sem recursos financeiros anteriores portanto não podiam simplesmente mandar fazer os chips como fazem os outros, tinham que criar um consórcio com fábricas e sendo um design arriscado para um mercado ainda mais arriscado é natural que nem a TSMC nem a UMC estivessem dispostas a correr esses riscos.

O que lhes valeu foi a "medida desesperada" da ATi ao comprá-los, não é? :berlusca:

Sim, e a AGEIA ou a XGI também não arriscaram nada, não foi ?
No próprio artigo referem que passavam mais tempo a angariar venture capital ou a escrever demos de software inconsequentes, do que a desenvolver tecnologia, típico de empresas de vapourware...

A nVidia tinha recursos financeiros quando começou ?
Tinha clientes já prontos a investir ?
A ATI não se espalhou com a Rage Maxx e o suporte ao Windows NT/2000 ?
Continuaram a desenvolver ?

BTW, 11 de setembro ?
Que desculpa esfarrapada...


ToTTenTranz disse:
Correcção: A nVidia mudou de direcção depois de já toda a gente saber que as quadráticas não eram o futuro. E precisaram de fazer um chip e ter um falhanço em cima para "mudar de direcção".
Não é uma crítica à nVidia, foi um processo de trial and error pelo qual todas as empresas passam. Simplesmente não foi um exemplo de boa gestão e previdência como tu fazes entender.

Sim, mas recuperar de erros e aprender com eles é uma coisa, cair nos mesmos erros sucessivamente ao longo de 15 anos é que não...:rolleyes:
 
blastarr disse:
Mas, grande parte da tecnologia mobile dos Conroe vem do anterior Pentium III, que por sua vez deriva do Pentium II, que é um descendente directo do Pentium Pro.

Logo, não é assim tão optimizado para baixo consumo de energia (aliás, sempre se soube que o Conroe para desktop não tem certas restrições ao nível do TDP máximo e do clock-gating agressivo nos transístores, senão o preço tornar-se-ía incomportável para o mercado desktop/empresarial, etc).


Se fosse mesmo optimizado ter-se-ía criado uma nova arquitectura de raíz, tal como a Netburst foi criada para o marketing da clockspeed.

Já nem se lembram que os Pentium III, sobretudo os Katmai e Coppermine, eram especialmente "gulosos" com o consumo de energia...

Blastarr, somente refiro que a tecnologia que brevemente a Intel irá oferecer provem em parte de outras tecnicas já presentes no mercado, algumas das quais já alguns anos entre nós. O mesmo serve para a AMD, porque actualmente como todos sabemos estamos a iniciar uma nova era contrária há actual, «lower power, better performance» é o lema que os fabricantes defendem para os seus futuros produtos. Acredito que o mesmo vamos ver a médio-prazo dos fabricantes de GPUs como a Nvidia e a ATI.
 
Concordo que o 11 de Setembro nao tera tido grande impacto nas empresas de TI... Qual é a relação? Os aviões malharam nas torres pq a placa gráfica deu o pifo? :002:
 
skandal disse:
Mas acho que nos CPU's isso foi mais acentuado devido ao seu aquecimento, primeiro nos Athlon XP e depois nos PresHot :P, as gráficas para já ainda se vão aguentando.... apesar da X1900 ser quentinha e gastar bastante.
Quentinha é favor....Eu tenho uma Asus X1900XTX, que eu considero a melhor placa gráfica que tive até hoje, melhor não só pela performance mas também que elevado nivel de qualidade gráfica que a placa produz. Mas fiquei um pouco preocupado e apreensivo com a quantidade de energia que é necessária e o elevado nivel de calor dai resultante de modo atingir o seu magnifico e elevado desempenho.

De imediato conclui que deveremos estar actualmente atingir um nivel da relação performance/consumo demasiado elevado que surgem já desiquilibrios a tender para o exagerado aumento de consumo que os fabricantes terão no futuro imediato de inverter.

Eu sinceramente, não acredito e nem vejo forma de os fabricantes como a Nvidia e ATI atingirem patamares mais elevados de performance com actual tecnologia e os seus já muito exagerados e elevados consumos.
 
Um atentado terrorista que matou 3 mil pessoas e provocou um crash financeiro a nível mundial, com prejuízos a rondar as dezenas de biliões de dólares e mais tarde originou guerras e desconfiança pelo mundo fora é para ti uma "desculpa esfarrapada"..


A estupidez a que chegam os teus comentários só para falar mal de uma companhia, só porque foi comprada pela ATi.. enfim.. nem discuto mais isto.
 
Por acaso sempre achei estes gajos uns tangas. Fui seguindo as noticías deles e nunca vi sair nada. Muitas outras empresas desta área também começaram de baixo e safaram-se. outras safaram-se e já deram o berro. Estes gajos nunca produziram grande coisa.
Mas talvez tenham algum potencial e agora com o pilim produzam algo
 
timber disse:
Por acaso sempre achei estes gajos uns tangas. Fui seguindo as noticías deles e nunca vi sair nada. Muitas outras empresas desta área também começaram de baixo e safaram-se. outras safaram-se e já deram o berro. Estes gajos nunca produziram grande coisa.
Mas talvez tenham algum potencial e agora com o pilim produzam algo
Correcção:

"Nada" é diferente de "Grande Coisa", e a verdade é que eles não produziram "Nada" ;)
Apenas se mantiveram em pé ao licensiar patentes lol.
 
Back
Topo