1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Bitboys Becomes Part of ATI Technologies

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por GoldenBoy, 2 de Maio de 2006. (Respostas: 35; Visualizações: 1889)

  1. GoldenBoy

    GoldenBoy Power Member

    -> http://www.xbitlabs.com/news/cpu/display/20060502054632.html

    a ATI esta a dar forte no segmento Mobile.......
     
  2. blastarr

    blastarr Power Member

    Vá lá, o Vapourware agora também vende...:D
    Essa empresa esteve 15 anos a prometer coisas que nunca concretizou, pelo menos agora acabam-se as tretas.
     
  3. skandal

    skandal Power Member

    Se fosse a nVidia a comprar..... era a compra do seculo.... mas ok.....

    mais um link para saber mais um bocado da história desta empresa:
    http://www.firingsquad.com/hardware/bitboys/default.asp
     
  4. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    É das companhias que eu mais tenho pena que não tenha vingado. As arquitecturas deles sempre se mostraram bastante ameaçadoras para a concorrência.
    Falharam não por incompetência técnica mas por falta de pessoal, recursos e, principalmente, por uma tremenda falta de sorte.

    A infineon entrou em crise financeira e teve que fechar a produção de EDRAM que ia ser usada no Axe uns meses antes da produção do mesmo..
    No entanto, a infineon deixou fazer uma pequena quantidade de placas gráficas para mostrar a potenciais investidores..
    O grande problema foi que isto aconteceu no fim de 2001, ou seja, mesmo na altura do 11 de Setembro.. o que levou a uma quebra financeira a nível mundial e durante uns anos aqueles que poderiam querer investir estavam sem dinheiro para o fazer..

    Foram situações de perda+perda+perda que impediram os Bitboys de alcançar sucesso no mercado gráfico e não a falta ambição da pequena equipa.

    Pode ser que ao entrar para a ATi possam mostrar ao mundo aquilo que poderiam ter feito no passado.. mas é uma pena que o façam sob o nome da ATi e não sob o nome BitBoys..
    E é uma pena que a ATi os "despache" para o segmento mobile.. no entanto, já sabemos que é aí que está o futuro, não?

    É menos uma possível concorrência para os 2 grandes, infelizmente..
     
    Última edição: 2 de Maio de 2006
  5. Morpheus

    Morpheus Banido

    eu penso que o know-how desses gajos deveria de ser aproveitado para o segmento de graficas para PC e n para os portables ... todavia n era a arquitectura que os gajos "inventaram" que é actualmente usada pelo Xenos?!
     
  6. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Não diria a arquitectura mas o conceito de gpu com "grandes" quantidades de memória embutida sim apareceu pela primeira vez na arquitectura deles.
    No entanto o flipper da gamecube desenhado pela ArtX já usa embedded DRAM.
     
  7. blastarr

    blastarr Power Member


    A diferença é que a Nvidia tem comprado empresas que já nada têm a provar, quer em termos de hardware, quer em termos de software.
    A Bitboys sempre se ficou pelas promessas, promessas e mais promessas, à lá Infinium Labs "Phantom".
    E tem 15 anos, é 2 anos mais antiga do que a própria nVidia, que também começou num escritório modesto em 1993.

    A empresa falhou porque foi mal gerida desde o início (e a decisão de escolher a Infineon para fabricar as placas em vez da TSMC, UMC ou SMIC em Taiwan e na China foi um erro de palmatória), e nunca esteve atenta às tendências de mercado.
    A nVidia viu que as quadráticas não eram o futuro na NV1 e depressa mudaram de direcção.


    Vê a data do artigo que referes e depois olha para o que eles fizeram desde há 4 anos para cá, participaram na criação da norma OpenVG para gráficos vectoriais juntamente com todo o resto da indústria e pouco mais...
     
  8. Zarolho

    Zarolho Power Member

    Eu penso que vocês estão a esquecer algo... Olhem para o Conroe e vejam de onde vem grande parte da tecnologia... segmento mobile. Hoje em dia de que falam e lutam a AMD e Intel?!... «lower power, better performance»... O mesmo caminho e com o mesmo objectivo seguem a ATI e Nvidia num futuro proximo... Digo eu!
     
  9. blastarr

    blastarr Power Member

    Mas, grande parte da tecnologia mobile dos Conroe vem do anterior Pentium III, que por sua vez deriva do Pentium II, que é um descendente directo do Pentium Pro.

    Logo, não é assim tão optimizado para baixo consumo de energia (aliás, sempre se soube que o Conroe para desktop não tem certas restrições ao nível do TDP máximo e do clock-gating agressivo nos transístores, senão o preço tornar-se-ía incomportável para o mercado desktop/empresarial, etc).


    Se fosse mesmo optimizado ter-se-ía criado uma nova arquitectura de raíz, tal como a Netburst foi criada para o marketing da clockspeed.

    Já nem se lembram que os Pentium III, sobretudo os Katmai e Coppermine, eram especialmente "gulosos" com o consumo de energia...
     
  10. skandal

    skandal Power Member

    Mas acho que nos CPU's isso foi mais acentuado devido ao seu aquecimento, primeiro nos Athlon XP e depois nos PresHot :P, as gráficas para já ainda se vão aguentando.... apesar da X1900 ser quentinha e gastar bastante.


    @blastarr: mas se então se deveu a erros de gestão, aproveitam-se os engenheiros.... que é o que interessa :P, eu não li muito bem o site que referi mas parece-me como disse o ToTTenTranz que eles são inovadores, agora se o produto nunca chegou a sair pq fizeram más decisões de gestão.... who cares.....
     
  11. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member



    Claro, claro.. Que estúpidos que foram.. não previram o atentado terrorista do 11 de Setembro, que já toda a gente sabia que acontecer.. aliás, nem sei como é que havia tanta gente dentro das twin towers.. tipo.. que gente burra.. Que exemplo de má gestão!

    A escolha da Infineon provavelmente fez-se por questões de limitações de preço, ou se calhar porque simplesmente eram os únicos com vontade em arriscar a tomar conta do investimento de fazer os chips. A Bitboys era uma companhia sem recursos financeiros anteriores portanto não podiam simplesmente mandar fazer os chips como fazem os outros, tinham que criar um consórcio com fábricas e sendo um design arriscado para um mercado ainda mais arriscado é natural que nem a TSMC nem a UMC estivessem dispostas a correr esses riscos.

    O que lhes valeu foi a "medida desesperada" da ATi ao comprá-los, não é? :berlusca:




    Correcção: A nVidia mudou de direcção depois de já toda a gente saber que as quadráticas não eram o futuro. E precisaram de fazer um chip e ter um falhanço em cima para "mudar de direcção".
    Não é uma crítica à nVidia, foi um processo de trial and error pelo qual todas as empresas passam. Simplesmente não foi um exemplo de boa gestão e previdência como tu fazes entender.
     
  12. blastarr

    blastarr Power Member

    Sim, e a AGEIA ou a XGI também não arriscaram nada, não foi ?
    No próprio artigo referem que passavam mais tempo a angariar venture capital ou a escrever demos de software inconsequentes, do que a desenvolver tecnologia, típico de empresas de vapourware...

    A nVidia tinha recursos financeiros quando começou ?
    Tinha clientes já prontos a investir ?
    A ATI não se espalhou com a Rage Maxx e o suporte ao Windows NT/2000 ?
    Continuaram a desenvolver ?

    BTW, 11 de setembro ?
    Que desculpa esfarrapada...


    Sim, mas recuperar de erros e aprender com eles é uma coisa, cair nos mesmos erros sucessivamente ao longo de 15 anos é que não...:rolleyes:
     
  13. Zarolho

    Zarolho Power Member

    Blastarr, somente refiro que a tecnologia que brevemente a Intel irá oferecer provem em parte de outras tecnicas já presentes no mercado, algumas das quais já alguns anos entre nós. O mesmo serve para a AMD, porque actualmente como todos sabemos estamos a iniciar uma nova era contrária há actual, «lower power, better performance» é o lema que os fabricantes defendem para os seus futuros produtos. Acredito que o mesmo vamos ver a médio-prazo dos fabricantes de GPUs como a Nvidia e a ATI.
     
  14. Passarinhuu

    Passarinhuu Folding Member

    Concordo que o 11 de Setembro nao tera tido grande impacto nas empresas de TI... Qual é a relação? Os aviões malharam nas torres pq a placa gráfica deu o pifo? :002:
     
  15. Zarolho

    Zarolho Power Member

    Quentinha é favor....Eu tenho uma Asus X1900XTX, que eu considero a melhor placa gráfica que tive até hoje, melhor não só pela performance mas também que elevado nivel de qualidade gráfica que a placa produz. Mas fiquei um pouco preocupado e apreensivo com a quantidade de energia que é necessária e o elevado nivel de calor dai resultante de modo atingir o seu magnifico e elevado desempenho.

    De imediato conclui que deveremos estar actualmente atingir um nivel da relação performance/consumo demasiado elevado que surgem já desiquilibrios a tender para o exagerado aumento de consumo que os fabricantes terão no futuro imediato de inverter.

    Eu sinceramente, não acredito e nem vejo forma de os fabricantes como a Nvidia e ATI atingirem patamares mais elevados de performance com actual tecnologia e os seus já muito exagerados e elevados consumos.
     
  16. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Um atentado terrorista que matou 3 mil pessoas e provocou um crash financeiro a nível mundial, com prejuízos a rondar as dezenas de biliões de dólares e mais tarde originou guerras e desconfiança pelo mundo fora é para ti uma "desculpa esfarrapada"..


    A estupidez a que chegam os teus comentários só para falar mal de uma companhia, só porque foi comprada pela ATi.. enfim.. nem discuto mais isto.
     
  17. Rudzer

    Rudzer Power Member

    que grande aquisição, sim senhor, devem ter muito para dar lol
     
  18. timber

    timber Zwame Advisor

    Por acaso sempre achei estes gajos uns tangas. Fui seguindo as noticías deles e nunca vi sair nada. Muitas outras empresas desta área também começaram de baixo e safaram-se. outras safaram-se e já deram o berro. Estes gajos nunca produziram grande coisa.
    Mas talvez tenham algum potencial e agora com o pilim produzam algo
     
  19. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Correcção:

    "Nada" é diferente de "Grande Coisa", e a verdade é que eles não produziram "Nada" ;)
    Apenas se mantiveram em pé ao licensiar patentes lol.
     
  20. timber

    timber Zwame Advisor

    Até estava a ser simpático. Não gosto de ser muto drástico.
     

Partilhar esta Página