Problema Bluescreen "Memory Management"

Marttinni

Power Member
Boa noite, tenho andado a ter uns problemas de bluescreens e depois de alguns despistes penso ter mais ou menos a fonte do problema detetado e queria recolher algumas opiniões.
O meu computador tem 4 pentes de RAM iguais (G.Skill Aegis 8gb 3000mhz, um total de 32gb) numa board Asus TUF B550m-Plus. Dois pentes são mais antigos pois acrescentei os outros dois entretanto.
Do nada, sem ter feito qualquer alteração de hardware ou software (nem mesmo atualizações de nada) comecei a ter Bluescreens com a mensagem "Memory Management" especificamente a utilizar a aplicação FiveM (plataforma multiplayer para o GTA 5).
Isto durou uns 3 dias, entretanto saiu uma atualização do windows 10 e o problema desapareceu. Passado umas semanas voltou.
Cheguei ao ponto de formatar o disco dado que já não o fazia há uns 2 anos, com coisas instaladas e reinstaladas. Dava-me erro a criar a pen boot com o windows media tool, tive de o fazer noutro PC. Depois dava-me erro a instalar o windows, ao ponto de ter mudado a tomada USB onde liguei a PEN e ter tirado 2 pentes de RAM fora (os mais recentes, pesquisei pelo código de erro e mencionavam as RAM), e aí já deu.

Fiquei então a utilizar apenas os dois pentes mais antigos (nos slots A1 e B1) com um disco formatado e instalação toda nova, testei o FiveM e não tive problema. Voltei a colocar os outros dois pentes (ficando a utilizar os 4), liguei o GTA e desliguei, passado um pouco o PC deu bluescreen e reiniciou.
Então tirei tudo e meti apenas as RAM mais recentes nos slots A1 e B1, testei novamente e não tive problema.
Ainda não voltei a testar os 32gb em simultâneo com os pentes permutados mas aposto que vai dar problema o que me indica um defeito nos slots A2 e/ou B2 da board.

Eu não sou muito entendido em termos de diagnóstico, haverá mais algo que possa fazer ou mais vale levar a board à loja sendo que ainda tem garantia?

Obrigado
 
Com apenas 2 pentes acho que devias usar as spots A2,B2.
Já experimentaste os pentes novos no A2,B2? Confirma as velocidades dos 2 kits ( novas e antigas) como já sugerido.
 
Os slots estão bons. Essas boards são optimizadas para 2 dimms. Quando colocas os 4 tens que configurar bem as coisas para que fique estável, e mesmo assim normalmente ficas limitado a 3600mhz max pela board.

Btw, comprar ram aparentemente igual não quer dizer que seja igual a não ser que saibas o que estás a comprar.
Esse primeiro kit pode ser hynix e o novo kit usar memória completamente diferente. Até basta a PCB ser diferente para causar problema. Os kits novos usam todos PCB A2, os antigos provavelmente são A0 com mais distância entre os chips e os contactos.
A maneira mais rápida de veres se os 4 dims estão relativamente estáveis é forçares memory training umas quantas vezes, e entre cada vez veres se os RTLs(round trip latency) estão alinhados, se variarem não está bom. Presta também atenção ao tempo que board demora fazer memory training, não sei a tua board tem post codes ou leds que indiquem isso, mas se a board tentar fazer training mais que uma vez é sinal de instabilidade.


Quando resolveres o problema reinstala o Windows, memória instável corrompe o Windows em muito pouco tempo.
 
Última edição:
@askan7 peço desculpa mas não tenho assim tanto conhecimento para te dar uma resposta com sentido :-D

Não sei o que é o Hynix nem como distinguir umas das outras. Elas são todas 3000mhz, simplesmente meti o DCHP automatico na BIOS.
 
Back
Topo