board ASUS P4P800 SE PAT activado pode causar instabilidades?

ElvioNeto

Power Member
ha cerca de 3 meses gastei uns 70 e tal contos neste pc mudei board + 4 rams 512mb pc3200 400mhz oem + grafica + monitor etc

tudo por causa de reboots que tinha que forao piorando ate nao conseguir entrar quase no xp

agora depois de ter tudo novo e mais ou menos 3 meses de descanso desse problema

parece que ta a voltar ja me aconteceu 3 reboots muito estranhos 2 num dia e ontem 1 de novo

em aplicaçoes vulgares como programa de produçao de audio ou a navegar na net


a unica coisa que me ocorre foi ter activado o PAT na bios e la ta escrito que pode causar instabilidade no sistema

e como as rams sao sem marca...


ontem desliguei o PAT e fiz um update ha bios para a ultima versao

mas como os reboots sao ocasionais posso ter de esperar um mes ou mais pra ter a certeza que era disso


se alguem souber umas dicas do que podera ser... gastei uma pipa neste sistema e tou a ver que ja tou na mesma de novo...


meu sistema:

p4 3200mhz (socket 478)

board asus p4p800 se

4x 512mb 400mhz OEM

radeon 9600 xt

audigy 2 zs

1 disco 160gb IDE western digital

1 disco 160gb SATA seagate barracuda



obrigado.
 
geralmente quando são reboots ocasionais ou derivam da memoria ou de algum driver janado... todavia se desligares a funcionalidade de automaticamente fazer reboot poderás ler o erro do BSOD e assim poderás saber mais ou menos o que é o quê...

todavia aconselhava vivamente a fazeres um teste com o memtest a cada uma das memorias para verificar se n será nenhuma delas que te causa problemas.

O PAT é uma funcionalidade emprestada do ***** acima, isto é, as boards com o ***** 875 tem o PAT activo por default visto que esse era uma das grandes vantagens desse ***** em relação aquele que tens na tua board que é o 865PE, que n tem o PAT mas na altura a Asus e outros conseguiram através de alguns truques activar o mesmo a nivel da BIOS!

definição do PAT:
The Intel Performance Acceleration Technology (PAT) delivers additional system-level performance by optimizing memory access between CPU and system memory, and allows increased performance at standard operating specifications.
 
ja corri o memtest durante 50 minutos e nada tudo ok

para activar o PAT nesta board é na bios onde diz MEMORY ACELERATION certo?

mas diz la diz que pode causar instabilidade e nesse caso para desativar

ja me fez reboot 3x se voltar a acontecer agora com o PAT desactivado vou levar isto ha loja as peças estao todas na garantia
 
ElvioNeto disse:
em todas :(

tenho de tirar as outras?

sempre ouvi dizer que o memtest nao é fiel em certas marcas nunca detecta nada

Convém testares uma a uma, lol não me parece. até porque o programa só faz um procedimento muito simples.
 
entao quer dizer que ta fora de questao ser do PAT activado?

epa é que as memorias sao novas a board tambem

e como vi o aviso na bios sobre possiveis instabilidades... ainda por cima memorias oem
 
eu também andava com reboots, mas eu eram muito frequentes! Experimentei outra mobo, outra gráfica, outras memórias, tudo na mesma! Até que descobri que o problema era o disco!

Aqui está o meu erro, vê se era o mesmo:

 
Prodigy disse:
Convém testares uma a uma, lol não me parece. até porque o programa só faz um procedimento muito simples.

é claro que tens de testar uma a uma para verificares os erros!!!

e o programa n faz um mas sim vários procedimentos, a unica coisa que se intrepõe contra o memtest é o facto de o amd64 ter um controlador de memoria incorporado o que poderá geral erros e não as memorias... mas isso n quer dizer que n devas usar para despistar problemas!

o facto das memorias serem novas n quer dizer que:

n estejam danificadas

n tenham sido aceites como danificadas de outra pessoa e revendidas a ti (infelizmente é uma pratica corrente em mts de lojas)

n tenhas um problema de incompatibilidade entre as memorias e a board (verifica quais as memorias aprovadas pela asus para essa board)

n seja uma questão de ser outro dispositivo a causar problemas! (eu já reparei um pc que saia da bancada de trabalho funcionava como deve de ser e quando chegava a casa do cliente n funcionava... descobri à posteriori que um dos pinos do rato estava torto e fazia contacto com outro pino aquando o cliente ligava a maquina!!)

portanto como existe um sem numero de variantes e que tal levares à loja aonde compraste o material para eles darem uma vista de olhos?!??!
 
Tens 4*512, ok mas sao todas iguais a timming correm e qual o SPD de cada uma individualmente?

Nunca tive problemas nessa board com o PAT? Parece-me probs do Windows (Drivers) ou memoria!

Corre PI32 já agora para ver se ele nao atrofia
 
Back
Topo