Board Nova c/ Windows XP Antigo = PROBLEMAS!

Edu115

Power Member
Bem... Hoje chegou-me a casa board e processador que comprei ( por acaso aqui na techzone ). A board é uma Asus K8N e o processador é um AMD64 3000+ e o meu sistema operativo é o Windows XP c/ o SP 2 embutido. Giro giro é que não posso de maneira nenhuma reinstalar o xp ou formatar a partição no meu disco antigo, ou seja, tenho que usar o disco neste sistema como está. Pu-lo a iniciar normalmente, e até pediu para instalar uns poucos controladores. Mas ficou-se pelos poucos! Não pediu para a entrada ethernet, nem para o som, nem para o usb 2.0. Népias. Instalei à mesma as drivers, sacadas da net, mas sem efeito nenhum! O gestor de dispostivos continua igualzinho, sem tirar nem pôr. Fiz uma actualização ao windows xp através do cd do mesmo, mas também não funcionou... O que fazer?

Ah, já agora, o processador faz um barulho estupidamente irritante. Um bzzz bzzz eterno que consegue levar qualquer santo à loucura. É normal?


Abraço!
 
Não te estás a explicar muito bem. Diz-me se percebi mal o que é bem possível, tens um computador e tem mais que um disco e queres instalar o XP de raiz num disco secundário que deve ser o tal disco antigo de que falas, não? Pelo que percebo falhaste neste objectivo e tentaste instalar por cima da tua instalação antiga sem formatar o disco previamente e agora tens problemas do arco da velha nos controladores. É isto?

Se for este o caso, o problema é simples de resolver. Para instalar o XP num disco secundário não formatado tens obrigatoriamente que o definir como disco de arranque na BIOS. Doutra forma o XP empanca na instalação e não pergunta se queremos formatar a partição RAW que acabou de criar e nos pediu para tal em NTFS e daí não sai...

Bem... Hoje chegou-me a casa board e processador que comprei ( por acaso aqui na techzone ). A board é uma Asus K8N e o processador é um AMD64 3000+ e o meu sistema operativo é o Windows XP c/ o SP 2 embutido. Giro giro é que não posso de maneira nenhuma reinstalar o xp ou formatar a partição no meu disco antigo, ou seja, tenho que usar o disco neste sistema como está.

Faz isto:

Define o disco em que pretendes instalar o Windows como disco de arranque na BIOS.

Metes o CD do XP, corres a instalação durante o boot do sistema. Escolhes o disco de destino que deverá ser aquele que definiste na BIOS. Eliminas qualquer partição existente nesse disco (os dados desse disco são eliminados), escolhes esse disco como destino e ele pergunta se queres criar uma partição, dizes que sim e depois por fim escolhes essa partição que aparecerá listada como RAW e ele pergunta se queres formatá-la em NTFS e dizes então que sim. A partir daqui corre tudo normalmente.

Por fim, se não quiseres que o disco antigo que definiste como disco de arranque o seja, depois de instalado o Windows, vais à BIOS e defines outro disco como disco principal.

Pu-lo a iniciar normalmente, e até pediu para instalar uns poucos controladores. Mas ficou-se pelos poucos! Não pediu para a entrada ethernet, nem para o som, nem para o usb 2.0. Népias. Instalei à mesma as drivers, sacadas da net, mas sem efeito nenhum! O gestor de dispostivos continua igualzinho, sem tirar nem pôr. Fiz uma actualização ao windows xp através do cd do mesmo, mas também não funcionou... O que fazer?

Quanto aos problemas no Windows depois de lhe teres reinstalado o Windows em cima, basicamente fizeste maravilha e isso não é nada aconselhável. Uma instalação de raiz é a solução para isto.

Ah, já agora, o processador faz um barulho estupidamente irritante. Um bzzz bzzz eterno que consegue levar qualquer santo à loucura. É normal?

Quanto ao barulho é apenas a ventoinha que está velha ou sujíssima de pó. Limpa-a ou troca-a...

Já agora, explica-te decentemente, não se consegue perceber bem quais os teus problemas...
 
Já agora, explica-te decentemente, não se consegue perceber bem quais os teus problemas...

É normal, é o sono.

Comecemos pelo princípio. Tinha um pc com uma board Asus A7V880 e um AMD XP-M 2600+. Esse PC tinha um disco Seagate de 80gb que está praticamente cheio e com muita coisa que não posso perder. A board berrou, então tive necessidade de comprar outra. Como arranjei um bom negócio, comprei a board Asus K8N e o processador AMD64 3000+, e, noutro negócio, comprei recentemente outra board para o Athlon XP-M que me sobra.

Mas vamos ao que interessa.

Ao trocar a board e o processador antigos por estes comprados ( usados ), e mantendo o meu disco sem o formatar NEM reinstalando o windows xp sp2 que está instalado, o sistema operativo não detectou grande parte dos controladores da motherboard. Tentei mesmo assim instalar as drivers, mas nada feito, porque simplesmente nem aparecem no gestor de dispositivos como instaladas ou mal instaladas ou nada do género.

Como pelos vistos costuma ser necessário reinstalar o sistema operativo quando se muda de motherboard, mas visto eu não o poder fazer porque iria simplesmente perder instalações de programas de facturação e tal e coiso que nem a senha me lembro, fui à procura de uma outra solução e no site da Microsoft dizia para fazer uma instalação de reparação ( a tal actualização que falei ) a partir do cd do windows, de modo ao SO "detectar" convenientemente todos os controladores da board. Mas o que é certo é que não resultou e voltei ao mesmo, isto é, a ter controladores da board que simplesmente não consigo instalar.
 
Suponho que possuas apenas um só disco com apenas uma partição. Ora, isto complica a situação. Quando se modifica o sistema é impossível, ainda mais no Windows, manter a mesma instalação de outro sistema de características diferentes.

Caso tenhas espaço livre suficente, instala o Windows normalmente no teu disco (de preferência numa pasta alternativa (c:/windows2 por ex embora possas meter na pasta c;/windows não é grande ideia), ignorando a instalação que lá existe (ou seja, instala normalmente por cima ele vai avisar que não é grande ideia mas ignora) mas sem formatar a partição. Antes de fazer isto pega nas coisas que queres guardar e mete-as numa pasta na root (c:/backup por ex).

O resultado disto é uma instalação novinha em folha. Mas é uma solução pouco limpa, vais ter que reinstalar os programas que lá tinhas porque apesar de estarem onde os deixaste (Program Files por ex) o registo é novo em folha e o sistema operativo não sabe que eles lá estão o que impede o funcionamento de programas mais complexos.

As tuas tralhas ficarão intocadas na tal pasta c:/backup. Ao fazer o boot ele vai apresentar uma lista de sistemas operativos. O Windows vai aparecer repetido porque vais ter duas instalações de windows mas só uma vai funcionar, a mais recente, a mais antiga vai dar erro porque obviamente já não existe, o ntloader acha que sim no entanto...

Isto é uma solução de emergência e já usei muitas vezes mas é uma má solução. O mais seguro e aconselhável é criar uns backups gravando as cenas em dvd por ex e formatar o disco instalando o windows de raiz.
 
Isso não serve... Eu tenho programas instalados que, ao reinstalar o Windows, vou ter que instalar novamente. E não os posso instalar, porque muitos deles ( programas de facturação principalmente ) não possuo os nºs de série. Aí é que está o grande problema...
 
Isso não serve... Eu tenho programas instalados que, ao reinstalar o Windows, vou ter que instalar novamente. E não os posso instalar, porque muitos deles ( programas de facturação principalmente ) não possuo os nºs de série. Aí é que está o grande problema...

Não ligues ao Evangelion-01, ele já não deve usar um PC há algum tempo, agora anda entretido com plásticos brancos e alumínios (não tem relação com marquises)...:p


Podes manter todos os dados e preparar o disco para suportar os novos componentes se fizeres um repair da instalação do Windows XP.
Precisas do CD do Windows XP (bootable) e arrancar o computador pela drive de CD ou DVD-ROM (com o cd lá dentro, claro).

Deixas arrancar, ele deve detectar que tens uma instalação do Windows XP.
Aí escolhes Repair/Reparar e ele deverá iniciar um procedimento muito semelhante ao de uma instalação completa, mas que não apaga ficheiros nenhuns, antes apenas reconfigura o sistema para a nova config de hardware.

É provável que peça drivers de placa gráfica, da motherboard, placa de rede, etc, mas é possível fazer skip nesses passos, desde que instales tudo depois do XP (tal como se faz numa instalação de raíz).


Quando terminar o procedimento, verificarás que o XP não apagou ficheiros não relacionados com o Windows, nem atalhos/aplicações já instaladas na anterior config. de hardware, etc.
 
Não ligues ao Evangelion-01, ele já não deve usar um PC há algum tempo, agora anda entretido com plásticos brancos e alumínios (não tem relação com marquises)...:p


Podes manter todos os dados e preparar o disco para suportar os novos componentes se fizeres um repair da instalação do Windows XP.
Precisas do CD do Windows XP (bootable) e arrancar o computador pela drive de CD ou DVD-ROM (com o cd lá dentro, claro).

Deixas arrancar, ele deve detectar que tens uma instalação do Windows XP.
Aí escolhes Repair/Reparar e ele deverá iniciar um procedimento muito semelhante ao de uma instalação completa, mas que não apaga ficheiros nenhuns, antes apenas reconfigura o sistema para a nova config de hardware.

É provável que peça drivers de placa gráfica, da motherboard, placa de rede, etc, mas é possível fazer skip nesses passos, desde que instales tudo depois do XP (tal como se faz numa instalação de raíz).


Quando terminar o procedimento, verificarás que o XP não apagou ficheiros não relacionados com o Windows, nem atalhos/aplicações já instaladas na anterior config. de hardware, etc.
Ele já tentou isso e naturalmente (estamos no XP, não é...) não funcionou... Conheço várias experiências falhadas de Repair Installations e a melhor solução é uma nova instalação "ao lado" à cavador... :P

Mas já agora diz lá, sem muito a ver, que achas da grunhice do Windows Installer não querer ser instalado num disco secundário? :P
 
Ele já tentou isso e naturalmente (estamos no XP, não é...) não funcionou... Conheço várias experiências falhadas de Repair Installations e a melhor solução é uma nova instalação "ao lado" à cavador...

Se ele fizer um "fixmbr" na Recovery Console o procedimento torna-se muito mais fiável.

É pena ele não ter o Windows Vista, já não era preciso passar por isto tudo (até é possível fazer patching de imagens de backup do sistema no novo formato WIM).

Já agora, para te responder, o disco secundário tem de ter uma das partições marcada como Activa, usando o Fdisk é possível ver o estado de cada disco, (mesmo que não seja nessa partição que se vai instalar a nova cópia do Windows).

P.S.: como é que está essa Time Machine ? Aínda hoje a usei no Vista RC1, mas como era do Windows Server 2003 mantém o mesmo nome (Volume Shadow Copy).
 
Última edição:
Se ele fizer um "fixmbr" na Recovery Console o procedimento torna-se muito mais fiável.

É pena ele não ter o Windows Vista, já não era preciso passar por isto tudo (até é possível fazer patching de imagens de backup do sistema no novo formato WIM).

Já agora, para te responder, o disco secundário tem de ter uma das partições marcada como Activa, usando o Fdisk é possível ver o estado de cada disco, (mesmo que não seja nessa partição que se vai instalar a nova cópia do Windows).

P.S.: como é que está essa Time Machine ? Aínda hoje a usei no Vista RC1, mas como era do Windows Server 2003 mantém o mesmo nome (Volume Shadow Copy).
Já agora, os alumínios e plásticos são uma maravilha... :D E o cheiro? As cenas da Apple quando sãoo novas têm um cheiro perfumado... Não é aquele cheiro a lojas de chineses que têm os PC's é algo mais tipo fragrância suave e agradável (os gajos daquela webcomic muito conhecida que agora não me lembro também notaram isto...) :D

Podiam é dizer isso na instalação... Da primeira tive horas sem perceber porque raio a instalação não avançava e ele não dizia nada... Não estava bloqueado... Simplesmente diz que o sistema de ficheiros (RAW por ele estabelecido aquando do pedido da criação da partição) não é suportado... E ter que usar o FDISK é no mínimo ridículo... A recovery console tem isso lá ou nem por isso? Eu costumo usar uma disquete de arranque do tempo do DOS 6.2... :P

Quanto à Time Machine faria falta se houvesse problemas... :D Espero que te divirtas a usarVSC no Vista a recuperar dados perdidos... Anda já com problemas, é? :rolleyes:
 
Só foi ao sítio ao flashar a BIOS... Uma trabalheira dos diabos, diga-se de passagem! Esta BIOS é traiçoeira, mas lá tive que RTFM :P

O zumbido é que não para. E já começa a deixar-me com tendências suicidas. "Jihad" de repente soa-me mesmo a paraíso. Aí vou eu 70 virgens!
 
Só foi ao sítio ao flashar a BIOS... Uma trabalheira dos diabos, diga-se de passagem! Esta BIOS é traiçoeira, mas lá tive que RTFM :P

O zumbido é que não para. E já começa a deixar-me com tendências suicidas. "Jihad" de repente soa-me mesmo a paraíso. Aí vou eu 70 virgens!
Pá, os semicondutores não fazem barulho... Fisicamente e com as correntes usadas assim à primeira vista diria que é impossível a não ser que estejam a estalar com as temperaturas... o que não é o caso...

Por isso tem que ser um componente físico qualquer. O mais certo é ser um problema numa ventoinha como já te disse. Em último caso uma maravilha qualquer num componente da PSU...
 
Ou algum cabo na fonte ou algures dentro da caixa que esteja a fazer contacto com uma fan ou isso, ou mesmo a fan do cpu que ja nao esteja a carborar a 100% verifica as rotaçoes dela e ve se estao no normal entre 2500-3000 rpm dependendo se o cpu esta em carga ou nao
 
O zumbido é do USB! E só dá quando liga o modem speedtouch. E mesmo agora, com ele ligado passado uns dias, deixou de dar. Ainda bem!

Agora a cena de não poder usar gráfica e rede com a minha instalação antiga é que é assim para o nojento...
 
Back
Topo