Board nova marada, ajuda [Resolvido]

Taz

To fold or to FOLD?
Olá um amigo meu acabou de comprar um pc novo que consiste do seguinte:

Board - Asus A8N-E
GFX - XFX nVidia 6600GT
Caixa - Oem da loja dos 300 com fonte de 300W
DVDRW - Nem sei qual
Ram - 1x 512MB DDR400 OEM 2.5-3-3-6 (?)
Disco - Samsung 120GB IDE
CPU - A64 3000+

É um pc modesto etc e tal, não havia € para mais.

O problema é o seguinte:
O tipo decidiu baixar a latencia da memoria para 2-3-3-..., salvou as alterações e fez reboot. Assim que a board fez o POST começou a apitar, ele nem pensou 2x, desligou o pc da corrente e tirou a pilha da board fora, na esperança de ter limpo a BIOS.

Agora o que acontece é que a board faz sempre reset para os settings default sempre que o pc é desligado da corrente. Ou seja quando o pc é ligado à corrente aparece a mensagem a dizer que a Bios foi post no Default. Só acontece quando o cabo de alimentação é tirado da corrente.

Foi feito o update da Bios para a mais resente, pensando que a coisa ia ao lugar, mas não mudou nada.
Não consigo dar mais detalhes visto que não estava lá para ver, foi-me contado assim pelo telefone. Eu não tenho possibilidade de me deslocar até a casa do gajo para ver se podia fazer alguma coisa, duvido que fosse capaz de descobrir o que se passa.

Alguém tem alguma ideia de como resolver esta situação?

Agradecido.
 
Última edição:
Sim, é como dizes e isso foi feito, mas não teve resultado nenhum. Daí eu pedir ajuda, não sei o que se possa passar.
 
o Clear Cmos como eu faço so mudar o jumper , ligar , desligar
por jumper normal e voila ta bom.

Tenta fazer o mesmo.
 
Realmente parece ser uma pilha descarregada que já não guarda os settings.

[Offtopic]Parece-me que uma fonte de 300W OEM é fraquita para aguentar com um PC com essas specs...Para quem já gastou algum com todo o material bem podia comprar uma fonte minimamente decente com 35 ou 40€. Não vá ele depois ter uma surpresa desagradável por poupar uns trocos...
 
Ele deve ter encaixado mal a pilha e ela não está a fornecer energia para a bios guardar as defenições, verifica isso.
Se as linhas da fonte estiverem estáveis não vejo necessidade para mudares. O unico senão que vejo na configuração é só ter um dimm de memória, porque é que não comprou dois de 256Mb cada? Assim fica sem dual channel, penso que o próximo upgrade deva ser outro dimm de 512Mb para assim ter o dual channel activo.

Fiquem bem ;)
 
Olá, desde já obrigado pelos toques.

O "men" vai-me trazer o pc, em principio, hoje e vou ver o que passa com aquilo. O gajo não capta corno de coisa nenhuma, nem fazendo um desenho se o tipo consegue-se desenrascar. Para ficarem com uma ideia de como são as coisas com ele:
Um dia abriu o pc, um p3 600, tirou um dimm e voltou a meter ao contrario, lixou uma slot e o dimm. Doutra vez largou um pontapé na caixa e aquilo ficou com um look todo moderno; conseguiu lixar a drive cdrw metendo um firmware sabe-se lá de onde, a drive nunca mais piou. Por fim lixou um disco e a board morreu. São só tragédias...

Hoje já foi dizendo que talvez tenha lixado o encaixe da pilha ao troca-la por outra. Não tenho grandes esperanças de resolver seja o que fôr, mas tenho de ver por mim mesmo que bosta ele foi fazer num pc com menos de 1 mês.

[knap] disse:
Ele deve ter encaixado mal a pilha e ela não está a fornecer energia para a bios guardar as defenições, verifica isso.
No caso de o encaixe ainda estar decente vou tentar meter a pilha como deve ser, afinal é o mais facil.

[knap] disse:
Se as linhas da fonte estiverem estáveis não vejo necessidade para mudares.
Vou ver o que cpu-z diz, mas nem vou tocar nisso, é tempo perdido.

[knap] disse:
O unico senão que vejo na configuração é só ter um dimm de memória, porque é que não comprou dois de 256Mb cada? Assim fica sem dual channel, penso que o próximo upgrade deva ser outro dimm de 512Mb para assim ter o dual channel activo.

Fiquem bem ;)
A ideia do tipo desde o principio era meter 2x 512MB, mas agora que a board não quer colaborar e como não sei o que irá sair dali talvez seja deitar dinheiro ao vento.
Espero, pelo menos, não pôr aquilo pior do que o que já está. Mas quere-me parecer que o tipo vai apanhar um puxão de orelhas do papá...

De qualquer maneira, obrigado pela ajuda. :)
 
isso parece pilha na sucata ....

baixar latencias a memorias desconhecidas por vezes é bom para as mandar para a sucata ....
 
De facto.. tb me parece pilha na sucata ou mal colocada... Agora como alguém já disse e foi uma das coisas que eu logo reparei tb... 300 W para uma PSU nessa máquina é muito à tagente...

my 2 cents...
 
Problema resolvido

O tipo acabou de levar o pc para casa a funcionar como deve ser. O gajo tinha o jumper na posição de limpar a BIOS, daí a BIOS estar sempre a voltar ao default. :rolleyes: Além disso endireitei os contactos da pilha na board, embora estivesse a fazer contacto decente com a pilha, o men tinha entortado aquilo. :rolleyes:
Problema resolvido, obrigado a quem deu umas dicas. :001:
 
Back
Topo