• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Board para 3900x

Drackey

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
200 euros, num espaço de 1 Mês

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
upgrade

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) Fullhd
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Premiere, Lightroom, autocad, Sketchup, V-ray)
c) Office / Navegação web / Filmes
d) Virtualização (Bluestacks 2 a 3 instancias)
e) Outra? Qual?


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Quando for preciso 2-3 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

CPU ryzen 7 1700 - 3900x upgrade feito
Motherboard Asus Prime X370 Pro ( a board só me reconhece memórias na slot A1 e A2, pelo que testei é defeito da board não está a fazer dual channel)
Memory 2x8gb -16 gb´s corsair 3200mhz
Graphics Card - AMD Vega 56 8gb
HDD/SSD -ssd 500gbs, seagate wolf 8tb
Sound Card - Asus Essence STX
PSU- Corsair RM750W
Cooling MSI 240L Watercooling
Operating System Windows 10

6) Vais fazer Overclock?
Não devo fazer.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


c. Motherboard (chipset, formato)
Não sei se compensa comprar série x570, tendo a x470 mais compatibilidade e melhor preço. ATX



8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
não
9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
se tiver Bluetooth era um bom extra mas não é obrigatório.

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
não

11) Contexto, comentários adicionais.

Tendo a minha board problemas pontuais , antes de mudar de cpu andou algum tempo a funcionar só com 8gb, só tirando e voltando a meter o stick reconheceu o dual channel. Desde que mudei o cpu não tenho dual channel. Agora a minha questão é se vale apena ir para a plataforma x570.
Tenho preferência pela marca Asrock. já estou escaldado com a asus.

Obrigado
 
Não te vou sugerir propriamente uma board mas vou te dar um alerta acerca desta afirmação que fizeste.

"Tenho preferência pela marca Asrock. já estou escaldado com a asus."

Conheces o canal hardware unboxed no YouTube? São dois tipos australianos que são do mais isento que podes encontrar. Tem lá uma vídeos engraçados recentes acerca das boards da ASRock, sugiro que dês uma vista de olhos...
 
Obrigado vou espreitar. É que os últimos 2 modelos que tive asus tive problemas (A anterior em garantia menos mal). E quando vejo asrocks serie x300 com possibilidade de ter processadores AMD serie 5000 vejo que tem mais retrocompatibilidade. Vou ver o canal que agora fiquei com medo :-)
 
O chipset da AMD é igual para todas as marcas, depende é da qualidade da board. Cada marca tem boas e más boards, mesmo usando o mesmo chipset...
Sabes que há mais Marias no mundo certo? Tem MSI, das que tem melhores vrms nas boards amd e gigabyte também tem qualidade. Tens é dentro de cada marca escolher algo com qualidade, se vais para o mais barato, estás sujeito a comprar lixo.
Asrock, neste momento, pelo menos em boards Intel é do pior que tem aparecido, mesmo em boards que deviam ter alguma qualidade.

Só para teres um exemplo, eu tive até há pouco tempo uma board MSI para AMD e agora em Intel tenho uma ASUS tuf gaming que excelente...
 
Se calhar, para esse 3900x, como não vais fazer overclock, se não quiseres gastar muito e não precisares das features das x570, tens boards b550 com ótima qualidade a um preço razoável. Também podias procurar uma boa b450 mas julgo a b550 mais para o futuro.
Tens as MSI Tomahawk como boa referência qualidade preço.
 
Uma coisa que noto muitas vezes é o software que vem das boards ser fraco, nunca comprei gama alta, por norma fico numa gama média, antigamente quem não fizesse grandes overclocks e não precisasse placa de audio de jeito não precisava de ir para nada de topo. Estive a ver o canal que falaste e vejo grandes variações de temperatura de um modelo para o outro, hoje vou ver se faço uma medição na minha board a ver as temps que apresenta.
OC não faço que para ter algo estável demora muito tempo e acabo por não ter paciência para testes longos.
Uma coisa que noto na minha board tem usb 3.1 e USB-c com os ultimos drivers e não vejo melhorias em carregamento no telefone por vezes inconsistências onde mostra 1h e passa para 4h depois (como se perdesse power na ligação) comparando com carregador de 1a e 2.4a .
 
Está á 1h a fazer o blender benchmark e atinge máximo 72 graus máximos , média diria 65 graus. Tenho uma pistola lazer de medição de temperatura.
 
Um canal que gosto de seguir, e que vai de encontro ao que pretendes.. ;)
A tomahawk é a "referência" entre preço qualidade. Mas tens abaixo uma boa ajuda para as tuas dúvidas, incluindo o 3900x de teste

Ou seja, no final, como se costuma dizer, é preferivel uma boa board B550 que uma má X570 ;) e dado o patamar de 200€ estar (para mim) nesse ponto..

Basicamente até 200€ tens a MSI B550 edge wifi ou a Tomahawk , Gigabyte b550 aorus pro ou então a Asus B550 gaming F ( coloquei aqui no fim porque dizes ter má experiencia).


Comparativo B550 X570:

Comparativo de B550:
 
Última edição:
Um canal que gosto de seguir, e que vai de encontro ao que pretendes.. ;)
A tomahawk é a "referência" entre preço qualidade. Mas tens abaixo uma boa ajuda para as tuas dúvidas, incluindo o 3900x de teste

Ou seja, no final, como se costuma dizer, é preferivel uma boa board B550 que uma má X570 ;) e dado o patamar de 200€ estar (para mim) nesse ponto..

Basicamente até 200€ tens a MSI B550 edge wifi ou a Tomahawk , Gigabyte b550 aorus pro ou então a Asus B550 gaming F ( coloquei aqui no fim porque dizes ter má experiencia).


Comparativo B550 X570:

Comparativo de B550:

Obrigado, já tinha visto seguindo a recomendação do @leocris. Vou pesquisar as diferenças das mesmas e ficar de olho nas promos que possa aparecer, talvez prime day com alguma surpresa. :-)
 
Nao conheco essa asus.. mas ia pela msi por ja ter provas e testes feitos e tem qualidade, para alem de ser competente o suficiente. E ver as diferencas entre ambas e se alguma tem algo que consideres importante
 
Não te vou sugerir propriamente uma board mas vou te dar um alerta acerca desta afirmação que fizeste.

"Tenho preferência pela marca Asrock. já estou escaldado com a asus."

Conheces o canal hardware unboxed no YouTube? São dois tipos australianos que são do mais isento que podes encontrar. Tem lá uma vídeos engraçados recentes acerca das boards da ASRock, sugiro que dês uma vista de olhos...

A Asrock tem das melhores placas AM4 no mercado. Taichi foi sempre considerada das melhores placas para AMD.
Com a intel nos modelos super baratos n se portou bem, mas tal como a Asus, que ainda ficou pior..
 
Escolhi a MSI, não precisava do wifi, mas bluetooth vai dar jeito. Como estava mais barata que a tomahawk fui para edge. Agora é esperar que venha :-)
 
A edge é melhor que a tomahawk. fizeste boa escolha, era a minha escolha tambem (como mencionei acima).
A taichi é boa, mas é muito cara para o que oferece, perde no racio preco/performance. O Steve diz isso mesmo.
 
Back
Topo