Bomba Watercooling.

santiago.pt

Power Member
Boas pessoal do watercooling,

Dúvida: Eu tenho uma Bomba Laing DDC 12v, tem 420 litros/hora, 3.7m coluna de agua.
O cpu QX9650 a 4GHZ está com 26º.

Caso eu comprasse uma bomba Bomba Laing DDC 12v Plus, que tem 600l/hora, 4.7m coluna de água... suponho que o fluxo aumentaria bastante... e em termos de temperaturas...?? tb iriam baixar?
acham que poderia chegar ao 23º por exemplo??

Abraço
 
Última edição pelo moderador:
ao certo nao me lembro quantos graus ganhei ao passar de uma para outra, pq quando a montei adicionei 3 blocos, e já tinha 2(cpu e vga)
5ºC ganhas sempre, mas se quiseres ver alteraçoes mais drasticas(sendo o circuito pouco restritivo), vai para a mcp655, tens é de passar para tubo 1/2

vai-te ficar +/- ao mesmo preço, ou até ligeiramente mais barato
 
Bem.. tinha falta de informação, vou então colocar a informaçõa e voçês dizem o que poderá estar a "atrapalhar" o sistema. Se um radiador novo seria melhor, ou uma bomba mais forte seria melhor...

Bomba Laing DDC 12v. 420l/h. 3.7m coluna de agua
Tubo Tygon R-3603 1/2"
Radiador Black Ice GTS-Lite 240
Liquido FESER VSC
Bloco CPU Enzotech Sapphire SCW-1 REV A
Bloco NB Enzotech Sapphire SNBW REV A
Bloco SB Enzotech Sapphire SLF-1
Bloco Mosfets Enzotech MOS-C1

Temperaturas actuais:
CPU....26-30º
NB......38-45º
SB......40-45º

Acho que estão um bocado altas para o tipo de sistema que tenho.. principalmente no NB.. até parece que tenho sistema a ar instalado. O que é que voces acham?
Devia instalar um radiador melhor ou uma bomba com mais força? Ou os 2 ? lol
Existe o mesmo radiador, em versão GTX ou em versão GTS X-Flow... mas não sei até que ponto compensa gastar € neles.. devo ganhar 2º não!? Digo eu não sei...
Numa bomba com mais força, presumo que tenha mt mais flow e possa melhor a dissipação e baixar uns bons graus.. tb digo eu.. não sei..

AJUDEM-ME PLZ
 
Epá...acho que tens umas temperaturas fantásticas......ainda mais com 4G.

Sempre houve polémica, entre defensores de alto/baixo fluxo... isso foi bastante discutido, na altura no forum da *****, salvo erro, pelo user Jacob, que demonstrou, ser um mito os altos fluxos como solução para baixar as temperaturas...

Eu já usei uma Eihm 1048, só que tive problemas e foi com os porcos.

Mudei para a actual Eihm 1046, com metade do fluxo, e já lá vão uns anitos 0 problemas, e sem diferenças de temperatura, em relação a bomba anterior.

Na minha experiência, e falo por mim, mais importante do que o fluxo, e ter uma boa dissipação liquido/ar.
Tenho 2 radiadores, só para o CPU, e usando apenas um, com este mesmo fluxo, noto a diferença.

Claro que existem mais variáveis, como as fans, temp. WB, ambiente, etc, etc....

Abraço,
 
Última edição:
Então segundo a tua opinião...

Uma bomba com mais força, apesar de aumentar o fluxo, poderá não baixar a temperatura, apenas aumenta a circulação da água... ou seja na prática, a elevada circulação da água não diminui a temperatura, mas sim mantém as temperaturas com mais facilidade.

O que é mais certo baixar as temperaturas é o airflow dentro da caixa, e o os radiadores instalados.
1 radiador de 120 dará piores temperaturas do que um radiador de 240. Então parece-me que é esse o rumo que tenho de tomar.

Estão de acordo comigo?

Já agora... O mito de os radiadores black ice gtx são mais ruidosos.. confirma-se!?
Até que ponto é diferente um radiador "black ice gtx" e o "black ice gtx-lite" ???

Na minha opinião os "black ice gtx" são mais volumosos, mais largos, logo com mais cobre e area de dissipação... logo teoricamente conseguem melhores temperaturas que os "gtx-lite" por serem mais finos. É apenas uma teoria.

Confirmam!?
 
Back
Topo