Boot lento com ASUS P4P800

X

xeno

Guest
Boas,

Tenho uma ASUS P4P800 + 512 x 2 TwinMos PC3200 + Seagate 120GB SATA e cada vez que ligo/reinicio o pc, o primeiro ecrã demora uns 20 segundos até desaparecer... o que me parece levar mais tempo é o "Checking NVRAM...". Tenho a última BIOS 1018, já fiz reset à bios umas quantas vezes, mas nunca com o jumper, fi-lo sempre na bios.
Algum palpite?
 
xeno disse:
Boas,

Tenho uma ASUS P4P800 + 512 x 2 TwinMos PC3200 + Seagate 120GB SATA e cada vez que ligo/reinicio o pc, o primeiro ecrã demora uns 20 segundos até desaparecer... o que me parece levar mais tempo é o "Checking NVRAM...". Tenho a última BIOS 1018, já fiz reset à bios umas quantas vezes, mas nunca com o jumper, fi-lo sempre na bios.
Algum palpite?

Só um palpite: tens as configuração das tuas memórias em automático (timmings, fsb, etc...)?

Se calhar a tua board demora a encontrar os "timmings" correctos das tuas twinmos...

Mas depois do "Checking NVRAM..." diz OK logo a seguir?
 
xeno disse:
Boas,

Tenho uma ASUS P4P800 + 512 x 2 TwinMos PC3200 + Seagate 120GB SATA e cada vez que ligo/reinicio o pc, o primeiro ecrã demora uns 20 segundos até desaparecer... o que me parece levar mais tempo é o "Checking NVRAM...". Tenho a última BIOS 1018, já fiz reset à bios umas quantas vezes, mas nunca com o jumper, fi-lo sempre na bios.
Algum palpite?

Boas...

Como podes ver, tenho um sistema exactamente igual ao teu... nunca tive problemas que notásse a esse nivel... se a coisa persistir, desmonta e monta td de novo, é o melhor! Espera pelos conselhos do pessoal...

Ah e parabéns pelo sistema... :001:
 
Sim, está tudo auto. Se me derem umas luzes acerca de como configurar as memórias, agradecia! Ah, e sim, logo a seguir ao "Checking NVRAM" aquilo diz OK!

Obrigado pelas respostas.
 
Vamos lá ver:

Nas opçoes da bios, tem lá o tab "Advanced".

No "Configure System Frequency/Voltage":

-AI Overclock Tuner = Manual;
-CPU External Frequency (MHZ) = 200;
-DRAM Frequency (MHZ) = 400;
-AGP/PCI Frequency = 66.66/33.33;

Agora no "Advanced Chipset Settings":

-Configure DRAM Timmig by SPD = Disabled
-DRAM CAS# Latency = 2.5
-DRAM RAS# Precharge = 3
-DRAM RAS# to CAS# Delay = 3
-DRAM Precharge Delay = 8
-DRAM Burst Lenght = 8

E vê se funciona! :)

(Ao pessoal q tem Intel confirmem-me os settings pois estou um bocado fora no mundo da Intel l :p )
 
Estive a contar quanto tempo demora a partir do momento em que aparece o ecrã da bios até aparecer o desktop - 46 segundos. Não será um pouco demais...? O cpu é um 2.6. Já pus esses timings e parece estar igual.

Obrigado.
 
Eu demoro 150 segundos, por isso, podes estar descansado...

Vê o tempo que tens para detecção de dispositivos IDE e de armazenamento USB na BIOS...
 
Isso mesmo problema da 1018, essa demora apareceu nesta ultimo update, ja meti a beta 1019.02 e problema mantem-se, continuo com a 1017, ai falam desse pormenor

link

Tenho uma p4p800 deluxe e um kit dual ddr igual teu, senao queres ter espera coloca o 1017 que vais notar essa diferença
 
kazuza disse:
Vê o tempo que tens para detecção de dispositivos IDE e de armazenamento USB na BIOS...

Está tudo no minimo.

tolinhas: e quanto tempo levas desde o ecrã da bios até entrares no desktop, normalmente?
 
xeno disse:
Está tudo no minimo.

tolinhas: e quanto tempo levas desde o ecrã da bios até entrares no desktop, normalmente?

esse atraso inicial que estou falar é no ecran logo ASUS , no 1017 o logo desaparece em 1/2s, na 1018 demora uns 15/20s

quanto ao entrar no desktop windows isso não se pode comparar, tem muito ver com a instalaçao que tens, aplicaçoes a correr, drivers, se é uma instalaçao com meses, ou fresquinha, etc, etc
 
Já flashei de novo para a 1017 e está resolvido.

Já agora, tolinhas, podes dizer-me quais os teus timings, MAM e Performance Mode? Tens os inf instalados?

Muito obrigado!
 
Última edição pelo moderador:
xeno disse:
Já flashei de novo para a 1017 e está resolvido.

Já agora, tolinhas, podes dizer-me quais os teus timings, MAM e Performance Mode? Tens os inf instalados?

Muito obrigado!

Tenho tudo em auto/default

Parece que saiu beta 1019.005 que ja resolve essa demora no boot

Available from Asus.de. Seems to take care of the slow boot problem. Actually it seems a touch quicker than 1017.

Also, my Sandra scores have increased a touch. Formerly had the BigToe hack on, but now I think I'm gonna stay with this one for a while as the scores were almost identical.

Logo já testo isso e vejo diferenças :001:
 
Back
Topo