Problema BSOD randoms

Já agora os 1.45v esqueci-me de mencionar, só colocas como voltagem da ram assim que começares o ajuste manual e subires a frequência da ram
 
Devias ter colocado a voltagem de inicio a 1.45v se não vai te dar erros. Podias não ter black screen a 1900mhz se estivesses com 1.45v

Primeiro defines qual é o FCLK máximo do teu cpu com o XMP ligado e a ram com tudo em auto, e só depois é que vais para o OC manual da ram.
fiz isto, fiquei com black screen. Acho que 1.45v ou 1900fclk nao vai dar
 
Ok se não dá, não dá. Por vezes uma versão diferente do firmware funciona, acho que estás a sofrer do bug dos 1900 como descrito neste post
Não há problema, podes colocar 1933, 1967 ou 2000 e ignorar o bug sem dar downgrade à BIOS

Se não der 1933 então sim podes diminuir para 1867, 1900 para já ignora
 
Não faço ideia, mas sim é estranho. É possivel que já tenham corrigido isso no novo AGESA

Há coisas estranhas em quase todas as plataformas/bios. Na minha z690 tuf havia umas bios que não gostavam nada de dual rank.
Tinha problemas com memory training entre 3733 e 3900. 3600 e 4000mhz sem problemas. Fazia post, mas demorava muito no training e era inconsistente com os RTLs
 
Queria agradecer a todos pela enorme ajuda que me deram ao longo destes dias! Devido ao meu trabalho não me dar tempo para testar com calma as rams e por não ter a vossa experiência a fazer OC, vou apenas ligar o XMP para já e estudar mais sobre o OC das rams para em breve conseguir colocar tudo direitinho como vocês me explicaram e tentaram que fizesse. Desculpem não continuar a tentar e por todo o tempo que perderam a tentar que conseguisse, mas de momento não posso mesmo "perder tempo" a aprender e fazer os tweaks necessários para que tudo funcione com a performance máxima. Obrigado mais uma vez pela excelente ajuda e graças a vocês finalmente tenho o pc direito após 2 anos. Em especial ao @nullus @askan7 @Websync pela paciência que tiveram a ajudar.
 
@Playmo Tens tempo... O importante é que tens uma boa base e que nem foi caro.
No warzone 3800mhz optimizado vs 3200mhz xmp deve ser cerca de 15-20% mais frames.

Já agora conseguiste resolver isso com a loja? Devolveram-te o dinheiro da RAM ou descontaram a diferença na nova compra?

Ficou estável com xmp pelo menos certo?
 
@Playmo Tens tempo... O importante é que tens uma boa base e que nem foi caro.
No warzone 3800mhz optimizado vs 3200mhz xmp deve ser cerca de 15-20% mais frames.

Já agora conseguiste resolver isso com a loja? Devolveram-te o dinheiro da RAM ou descontaram a diferença na nova compra?

Ficou estável com xmp pelo menos certo?
Nada caro, foi um excelente investimento. Não ter bsod ou crashes já é uma benção ahahah!
Fiz memtest5 e correu tudo bem, 0 erros.
Em relação à loja, mandaram para a garantia e disseram que 2/3 semanas devia receber kit novo ou então o dinheiro, depende do que a marca disser. Se passarem 30 dias, posso escolher se fico com credito na loja ou recebo o valor do kit na totalidade.
Espero que esteja tudo resolvido, obrigado mais uma vez!
 
Os primários estão bons para a voltagem. Secundários estão horríveis.
Rrds 4, rrdl 6, tfaw 16
Twr 16, trtp 8
Wtr 4, 8 ou 4 12.
Trfc também pode descer para 300ns

Terciários também podem ser melhores.
Não precisas de mexer no tcke.
Obrigado, vou melhorar, só ainda não tive tempo/paciência, quando vou para o computador já tenho o tempo contado. Mas sim tenho de melhorar os timings.
 
Back
Topo