Problema Cabo da fonte saiu das entradas, como por de volta

eduardo007

Power Member
Boas pessoal, a mudar a fonte para outro pc parece que umas cabos tavam meios soltos e meti-me num problema. Consigo voltar a por os cabos ou tenho de comprar 1?
https://ibb.co/jzMC7CJ
https://ibb.co/LkVtn5H
jzMC7CJ

LkVtn5H
 
Conseguir consegues tens de mete-los naqueles pinos metalicos e de alguma maneira "prensalos" ou soldados para os fixar.
Nunca fiz nada disso a fonte esta na garantia? Eu mandava essa imagem ao thermaltake e pedialhes que me fizessem garantia do cabo.

Cps
 
Já não tenho garantia de loja mas a thermaltake da 10 anos a esta fonte. Eu peguei num cabo de uma fonte velha(ocz) e puxo que nem um louco e nada. Esta saiu super fácil, foi do lado deles.
 
Tiras o pino metálico com cuidado (deve ter umas patilhas/saliências para não sair do conector ATX, as patilhas deverão ser frágeis), soldas os fios no pino metálico e voltas a meter o pino no lugar. Fácil (sem pensar em garantia).
 
Tiras o pino metálico com cuidado (deve ter umas patilhas/saliências para não sair do conector ATX, as patilhas deverão ser frágeis), soldas os fios no pino metálico e voltas a meter o pino no lugar. Fácil (sem pensar em garantia).
Não estou a conseguir retirar o pino metalico, vou ver 1 video. Este por acaso tem 2 cabos ao contrario dos outros, será que tem uma ordem ou tanto faz?
 
Sao 2 cabos juntos que vao para la, tava ver se um precisa de estar numa posiçao especifica mas nada. Com agrafos consegui tirar um cabo inteiro para teste mas tirar a peça nao consigo.

PS. Consegui, agora abrir isto sem abrir e fechar de novo, alguma dica?
 
Última edição:
Os dois cabos estavam cravados no interior do mesmo pino, não? Se estavam, a "ordem" é irrelevante, essa questão nem se coloca. O que interessa é que os fios dos cabos façam contacto com o pino metálico, e eventualmente entre si (esta última parte não é estritamente necessária).

Neste anúncio do eBay dá para ver como são os pinos e as duas patilhas salientes que os seguram na ficha ATX da fonte. Metendo as patilhas para dentro, é possível retirar o pino empurrando do lado oposto àquele onde os cabos são cravados.
 
Os dois cabos estavam cravados no interior do mesmo pino, não? Se estavam, a "ordem" é irrelevante, essa questão nem se coloca. O que interessa é que os fios dos cabos façam contacto com o pino metálico, e eventualmente entre si (esta última parte não é estritamente necessária).

Neste anúncio do eBay dá para ver como são os pinos e as duas patilhas salientes que os seguram na ficha ATX da fonte. Metendo as patilhas para dentro, é possível retirar o pino empurrando do lado oposto àquele onde os cabos são cravados.


Eu consegui retirar a peça e tirei outro pin que tinha 2 cabos para ver como é, agora o problema é que não estou a ver como vou prender isto bem e estou com medo de partir os suportes a abrir-los. Alguma maneira de prender isto bem sem comprar material?
 
A maneira ideal seria ter um pino novo e uma ferramenta própria para cravar esses pinos.

No pior caso, se partir, podes soldar. Soldado até é melhor, a ligação fica mais sólida (do ponto de vista de contacto eléctrico/resistência de contacto).

Como isso se pode "prender bem" com ferramentas comuns, não sei. Acho que com um alicate comum tipicamente fica mal feito, pelo menos da minha experiência/memória (com fichas/pinos de ventoinhas para ligar na motherboard... acabei por soldar e resolvi o problema).
 
O meu pai levou a um senhor que trabalha com "informática" mas ele não tinha as peças para este trabalho então soldou e está um serviço "sloppy", fora da peça ficou descarnado(sem o isolamento) mas desde que ninguém toque nessa zona enquanto a fonte estiver ligada não deve haver problemas(já pensei rodear aquela parte com super cola quente). Aquilo é uma das ligações de 12v, o que posso esperar se não estiver direito? O computador não liga, estragar algum componente ou pode ligar mas ser instável? No que toca a estabilidade, "energia limpa" este cabo pode ser prejudicial com uso contínuo?


 
Última edição:
A parte sem isolamento pode ser coberta com fita cola isolante ou manga termoretrátil. A manga deve ser aplicada antes de colocar o pino de volta no conector ATX.

Pelo aspecto, não ficou nada de especial, mas não deverá ser um problema. A motherboard pode fornecer até 75W a uma placa gráfica PCI-E (~6A), o resto dos componentes deve consumir talvez 20-30W (incluindo RAM), pois o CPU é alimentado directamente pelo conector EPS, portanto estamos a falar de 100W/12V~8A no conector ATX, que tem dois pinos +12V se for usada uma ligação de (20+4=)24 pinos, dando cerca de 4A por pino +12V. E, ainda, nesse pino soldado a corrente vai ser dividida por dois cabos, portanto pode esperar-se até 2A/cabo, o que é perfeitamente aceitável.
 
Eu queria por uma manga mas já veio com pin dentro e aquilo está com muita pessao, nao me sinto confortavel. Posso usar cola quente para isolar aquela parte?
 
Boas,

Se tiveres uma loja de informática perto tenta pedir uma fonte avariada que vá para o lixo.
Desfazes o conector plástico até ficares com os terminais expostos, procuras um igual e soltas o/os cabo/os para recravares na tua PSU.

Cumps.
 
Mete lhe uma fita cola isoladora de pano é "maleavel", nos nos automóveis usamos dessas para os 12v =)
O ideal era que isso tivesse levado manga retratil antes agr ja ta.
Cps
 
Bem, com cuidado consegui tirar. Amacei aquilo para ficar um bocado mais direito e adicionei uma manga. Obviamente ficava melhor se fosse cos as devidas peças mas está bem preso e agora já tem isolamento. Obrigado por todas respostas.

o
 
@WindWalker já instalei a fonte e está a correr tudo bem, só falta agora deixar isto umas horas em bench. O que notei foi que na bios a board disse que nos 5V eu tinha 5.04V, nos 3.3v tinha 3.312V mas nos 12V só tinha 11.856V....só os 12V é que estão um bocado afastados, eu sei que há sempre o error de leitura e devemos dar tolerância de uns 5% mas fico sempre naquela, é normal numa fonte deste calibre? É que o cabo que soldei foi dos 12v.
 
Essas medições por software não são a coisa mais fiavel, penso ser como estás a medir.

Eu diria se tens confiança na PSU e o cabo esta bem emendado não deves ter problemas. Esse cabo de 24 Pin tb não passa grande carga de energia , se fosse uma cabo pci-e 6+2 nestas VGA's recentes é que era mais problematico.
 
Essas medições por software não são a coisa mais fiavel, penso ser como estás a medir.

Eu diria se tens confiança na PSU e o cabo esta bem emendado não deves ter problemas. Esse cabo de 24 Pin tb não passa grande carga de energia , se fosse uma cabo pci-e 6+2 nestas VGA's recentes é que era mais problematico.

Eu pensei usar o multimetro mas há sempre algum erro tmbm, um dia que desmonte a fonte e tenha paxorra vou medir. Infelizmente não usei esta board com esta fonte antes deste problema para medir os 12v mas a verdade é que os 3.3v e 5v estão no ponto, de qualquer maneira a solda foi bem feita( em termos de contacto) e se o pc não der problema deve estar tudo bem. Se eu correr um benchmark ele sobe para 11.9-11.93V e sinceramenge está bem dentro da % de erro.
 
Back
Topo