Problemas Técnicos Cabo de rede e velocidade máxima de Internet

cabsir

Power Member
Viva,

Tenho um portátil que só tem placa de rede WiFi e, por isso, comprei um adaptador TP-Link USB-C to RJ45 Gigabit para poder fazer a ligação por cabo.

Liguei o cabo ao portátil e apesar de ter 200 megas contratados, só atinjo 100 megas.

Atualizei o controlador do adaptador que estava desatualizado e reconfigurei-o para velocidade "1,0 Gbps modo full-duplex", mas continua a assumir apenas velocidades 100 Mbps.

Depois, fiz um despiste com outro cabo e mantendo todas as configurações anteriores, já assume a velocidade 1 Gbps e atinge velocidade até superior aos 200 megas contratados.

Ainda não consegui perceber que tipo de cabo de rede é porque não encontro nenhuma referência no próprio cabo.

Mas poderá ser um problema no cabo de rede? Não sei quão antigo é, sei que é das primeiras instalações que fizeram em minha casa (talvez um Cat3?). Mas pode dar-se o caso do cabo não ter potência suficiente e ter que substituí-lo por um Cat5e ou Cat6?
 
Viva,

Tenho um portátil que só tem placa de rede WiFi e, por isso, comprei um adaptador TP-Link USB-C to RJ45 Gigabit para poder fazer a ligação por cabo.

Liguei o cabo ao portátil e apesar de ter 200 megas contratados, só atinjo 100 megas.

Atualizei o controlador do adaptador que estava desatualizado e reconfigurei-o para velocidade "1,0 Gbps modo full-duplex", mas continua a assumir apenas velocidades 100 Mbps.

Depois, fiz um despiste com outro cabo e mantendo todas as configurações anteriores, já assume a velocidade 1 Gbps e atinge velocidade até superior aos 200 megas contratados.

Ainda não consegui perceber que tipo de cabo de rede é porque não encontro nenhuma referência no próprio cabo.

Mas poderá ser um problema no cabo de rede? Não sei quão antigo é, sei que é das primeiras instalações que fizeram em minha casa (talvez um Cat3?). Mas pode dar-se o caso do cabo não ter potência suficiente e ter que substituí-lo por um Cat5e ou Cat6?

Poderão ser as fichas RJ45 danificadas. Basta estar um pino danificado que é o suficiente.
Na ficha RJ45 quantos cabos é que estão cravados? 4 ou 8?

Com cabo de rede CAT5E consegues ter velocidades na ordem de 1Gbps.

Podes substituir o cabo por um CAT6 ou CAT6A.

Cumps
 
Na ficha RJ45 quantos cabos é que estão cravados? 4 ou 8?

8.

Talvez um pormenor importante: tive que substituir uma ficha RJ45. Parti do princípio que se tenho sinal, é porque tinha cravado a ficha de forma correta. Aquilo é tão complicado, alinhar os fios e cravar. Mas poderá ser isso?
 
Última edição:
Talvez um pormenor importante: tive que substituir uma ficha RJ45. Parti do princípio que se tenho sinal, é porque tinha cravado a ficha de forma correta. Aquilo é tão complicado, alinhar os fios e cravar. Mas poderá ser isso?

Não é por estar a funcionar, que está a funcionar da forma correta.

Pelo que descreves e pela dificuldade que sentiste em cravar a ficha, sim, diria que é esse o problema.

Para quem crava poucos cabos ou até mesmo esporadicamente, tem a sua técnica.

O que te sugiro, é comprares um alicate de cravar com tecnologia passante bem como as fichas RJ45 com a mesma tecnologia (passante).


Cumps
 
Não é por estar a funcionar, que está a funcionar da forma correta.

Pelo que descreves e pela dificuldade que sentiste em cravar a ficha, sim, diria que é esse o problema.

Para quem crava poucos cabos ou até mesmo esporadicamente, tem a sua técnica.

O que te sugiro, é comprares um alicate de cravar com tecnologia passante bem como as fichas RJ45 com a mesma tecnologia (passante).


Cumps

Achei mesmo que se dava net era porque a ficha tinha sido bem cravada e já vi tanto vídeo!

Foi o gato que roeu aquilo. Então, numa de aprendiz comprei o alicate e as fichas.

Os cabos são tão finos que dificulta a alinhar. Depois, já vi dois esquemas diferentes de alinhar os cabos: T568A e T568B. Não sei qual é suposto usar.
 
Achei mesmo que se dava net era porque a ficha tinha sido bem cravada e já vi tanto vídeo!

Pode funcionar, mas não na sua totalidades. Para os 100 Mbps são necessários 2 pares ou 4 cabos. Para os 1000 Mbps (1 Gbps) precisaas de 4 pares ou 8 cabos.

100 Mbps - 2 pares ou 4 cabos
1000 Mbps (1 Gbps) - 4 pares ou 8 cabos

Mais info: https://en.wikipedia.org/wiki/Ethernet_over_twisted_pair

Os cabos são tão finos que dificulta a alinhar. Depois, já vi dois esquemas diferentes de alinhar os cabos: T568A e T568B. Não sei qual é suposto usar.

Depois de cravares montes de fichas, a coisa torna-se fácil, rápida e eficaz ;)

Ou usas uma ou outra. T568A em ambas as pontas do cabo ou, T568B também em ambas as pontas.
Toda a gente na industria optou pela T568B, não sendo standard mas é amplamente utilizada, desde Data Centers a instalações em habitações.

Cumps
 
Acho que vou desistir, @At Work.

Já gastei 10€ entre alicate e fichas. E um alicate passante ainda é caro. Era mais por curiosidade, mas aquilo nunca passa dos 100 megas.

Quase não me sobram fichas.
 
Acho que vou desistir, @At Work.

Já gastei 10€ entre alicate e fichas. E um alicate passante ainda é caro. Era mais por curiosidade, mas aquilo nunca passa dos 100 megas.

Quase não me sobram fichas.

Inicialmente tinhas mencionado que o cabo de rede poderia ser CAT3, se efetivamente for, não vais conseguir obter grandes velocidades além do comprimento do cabo.
https://www.electronics-notes.com/a...ieee-802-3/cables-types-pinout-cat-5-5e-6.php

10€ alicate mais fichas... A qualidade paga-se ;)

Os 8 cabos têm de ficar bem cravados. Um outro aspeto são as fichas RJ45 que devem ser apropriadas para o tipo de cabo. Cabo CAT5E, fichas RJ45 para CAT5E, CAT6, fichas para cabo CAT6, and so on.

Cumps
 
Back
Topo