Cabos IDE qual o Master e qual o Slave?Tou sempre a trocar!

TheBigTwo

Power Member
Boas, eu sei q é uma pergunta básica mas, eu estou sempre a trocar o master e o slave nos cabos IDE, alguém me pode esclarecer de vez! :lol:

O mais próximo do conectado á Board é o Slave ou o Master?

Obrigado!
 
Aqui o que define se é master ou slave sao os jumpers no disco.
Caso esteja em cable select o master será o da ponta(cinzento por vezes), o slave o 2o sendo o que liga á board normalmente azul e sempre o que se encontra mais afastado
 
Penso que seja o da ponta o master, mas se definires nos jumpers de cada disco podes ignorar essa questão.
Abraço

Pois, acho q estás errado pq estão os 2 bem configurados com os jumpers, mas ...

Aqui o que define se é master ou slave sao os jumpers no disco.
Caso esteja em cable select o master será o da ponta(cinzento por vezes), o slave o 2o sendo o que liga á board normalmente azul e sempre o que se encontra mais afastado

... a verdade é q os cabos estão trocados (segundo o post do Romani) e a MOBO so detecta 1 disco o Slave!

Obrigado a todos pela colaboração! :msmiley1:
 
ontem respondi no telemóvel por isso foi me mais dificil de ajudar :D

mas aqui vai uma melhor

rounded_IDE_black_24.jpg


Preto - Master
Cinza - Slave
Azul - Motherboard

Mas há outros casos
Repara no intervalo..
ide-cable-select-easy.gif


ide-cable-select-hard.gif


MAis info
  • Master: The device that is attached to the "master connector" sees the CSEL signal as grounded, because its connector has pin #28 attached to the cable, and the host's connector has that signal grounded. Seeing the "zero value" (grounded), the device sets itself to operate as master (device 0).
  • Slave: The drive that is attached to the "slave connector" does not see the CSEL signal as grounded, because its connector is not attached to the CSEL signal on the cable. Seeing this "no connection", the device configures itself as a slave (device 1).
 
ontem respondi no telemóvel por isso foi me mais dificil de ajudar :D

mas aqui vai uma melhor

rounded_IDE_black_24.jpg


tal como eu disse, o da ponta é o master(o azul é sempre na board, por vezes até na board é azul para o pessoal nao confundir)
ide-cable-select-easy.gif


ide-cable-select-hard.gif


esta parte acho eu que nao se aplica aos cabos de 80 condutores, esses que tão na figura são os que normalmente se ligam ás drives de cd/dvd (40 condutores) e nesses sim por vezes varia
Abraço
 
Back
Topo