Cache de um processador

Tr1ck5t3r

Power Member
Gostava de saber de que modo é que a cache de um processador influência o computador...

por exemplo... vale muito a pena comprar um E4500 em vez de um E2200 só porqe tem mais cache? visto não terem outras diferenças (se tiverem peço desculpa mas não sabia :D)

cumprimentos
 
Gostava de saber de que modo é que a cache de um processador influência o computador...

por exemplo... vale muito a pena comprar um E4500 em vez de um E2200 só porqe tem mais cache? visto não terem outras diferenças (se tiverem peço desculpa mas não sabia :D)

cumprimentos
São tecnologias diferentes, um é dual core, outro core 2 duo.
Core 2 duo é mais recente.

A cache influencia principalmente em multitasking, ou seja na execução de vários processos em simultâneo, quanto mais melhor.
Compensa a diferença de preço, compra o E4500. (76€ vs 110€ penso eu)


Cumps
 
um é dual core e o outro core 2 duo?

ambos pertencem à arquitectura core2, e ambos são core 2 duo, ou seja dual cores de arquitectura core2..
só que um é low end, um substituto aos antigos celeron (vá um celeron dual core) o outro é um CPU mais mainstream..


sobre a cache, lê isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cache

a cache é a ultima memoria onde os dados ficam antes de serem processados.. quanto maior a cache, mais rapidamente os dados chegarão ao CPU para serem processados :)
 
um é dual core e o outro core 2 duo?

ambos pertencem à arquitectura core2, e ambos são core 2 duo, ou seja dual cores de arquitectura core2..
só que um é low end, um substituto aos antigos celeron (vá um celeron dual core) o outro é um CPU mais mainstream..


sobre a cache, lê isto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cache

a cache é a ultima memoria onde os dados ficam antes de serem processados.. quanto maior a cache, mais rapidamente os dados chegarão ao CPU para serem processados :)

Ups, parece que me enganei :/

Tens a certeza que não sao tecnologias diferentes? a uns chamam-se dual core, e outros core 2 duo...

Cumps
 
"Dual core: Processador com dois cores.

Core 2 Duo : arquitetura actualmente mais moderna da intel para um dual core. Ou seja, o core 2 duo é um dual core e leva este nome por causa da sua arquitectura."

Vi aqui

Posso estar errado não digo o contrario...

Cumps
 
todos os core 2 duos são dual core.. :p
o que percebi é que confundiste o Core 2 Duo com um PentiumD que eram dual core :D

mas os E1xxx são core 2

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=199401
básicamente são E2xxx, ou E4xxx com menos cache, aka Allendales capados :)

anyway mais cache melhor.. e se puderes vai para o E4500 sem dúvida...
a cache nota se bem em tarefas pesadas e jogos por exemplo :)
 
obrigado pelo exclarecimento, agradecia so qe me desses a tua opinião sobre valer a pena Romani48

cumprimentos

tens aqui uma esplicação mais facil de entender :p


HidEal disse:
]Imagina o CPU como um operário a construir um edifício. Antes de ir para o 5º ou 6º andar, onde tem de fazer o seu trabalho ele leva consigo:
icon_arrow.gif
No cinto, ele põe as ferramentas que são mais prováveis de utilizar no seu trabalho,
icon_arrow.gif
Na mochila, ele põe as ferramentas que acha que eventualmente pode vir a utilizar no seu trabalho,
icon_arrow.gif
Na carrinha, cá em baixo, deixa as ferramentas que acha que não precisa no seu trabalho.

Com esta lógica, temos que o cinto corresponde à Cache L1 (de acesso rápido e com material para realizar a instrução o mais rapidamente possível), a mochila à Cache L2 (de acesso menos rápido, e com material menos relevante para realizar a instrução), e a carrinha provavelmente à memória RAM (acesso mais lento, e com instruções menos importantes). Depois ainda temos praí um ***** que corresponde ao disco rígido e por aí fora
icon_razz.gif


Para o operário saber o que deve levar... Aí entram os mecanismos de prefetch e outras instruções. De qualquer maneira, espero que esta minha lógica (muito) simplista ajude a explicar qualquer coisa
 
Back
Topo